Distribuidor troca por livros, os presentes indesejados de Natal


Natal… à parte a questão do consumismo que a gente combateu, ou tentou combater, nos meses precedentes, dando ideias de presentes faça você mesmo e outras dicas sobre consumo consciente, há sempre quem sisme que PRECISA dar presente. Além de cada consumo representar mais lixo, mais emissão de GEEs por exemplo, tem o lado prático: quem disse que o teu presente será valorizado? que a pessoa vai gostar do que você comprou para ela? Sejamos claro: o Natal é também a época dos presentes indesejados, porque muitas vezes o presente é visto mais como uma obrigação do que como um prazer: bijuterias nada a ver com nosso estilo, roupas dois tamanhos maiores e objetos de decoração inúteis que vão acabar no porão ou mesmo no lixo.

E se houvesse a possibilidade de trocar esses presentes por livros? Foi o que idealizou um projeto na Alemanha, onde os presentes indesejados podem ser trocados por livros através de um distribuidor.

A iniciativa é de uma editora alemã, a Bastei Lübbe, da qual um seu distribuidor em Hugendubel, ofereceu uma maneira de se livrar dos presentes indesejados de Natal, trocando-os por livros selecionados pela editora.

A iniciativa parte em 28 de dezembro e vai até o dia 30 em três shopping centres: Mônaco, Ingolstadt e Nuremberg, onde serão instalados os distribuidores apropriados para inserir o presente indesejado e receber em troca de um livro, um presente sempre apreciado.

Os usuários simplesmente inserem o presente, pressionam um botão e recebem um dos volumes disponíveis.

foto

“Os livros são simplesmente os melhores presentes do mundo e a máquina de swap é uma solução maravilhosa”, disse Witte Ricarda-Masuhr, gerente de marketing da Bastei Lübbe.

Legal! E o que farão com os presentes inseridos no distribuidor? Todos os presentes serão doados à instituições de caridade locais e entregues àqueles que mais precisam. Um gesto de solidariedade que permitirá à alguém de receber algo de que realmente precise.

É uma ótima iniciativa que poderia ser replicada em todo o mundo, não é? Fica a dica!

Talvez te interesse ler também:

NATAL LAST MINUTE: 10 PRESENTES NO POTE DE VIDRO FAÇA VOCÊ MESMO

RECEITA ESPECIAL DE NATAL: RABANADA ADOÇADA COM UVAS-PASSAS E BAUNILHA

RECEITA ESPECIAL DE NATAL: ABOBRINHA COM HORTELÃ AO FORNO

Fonte fotos: boersenblatt




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...