Garrafa Plástica não Deve ser Reutilizada: é tão Suja quanto um WC


Se você é daqueles que costuma levar contigo a mesma garrafa de plástico, enchendo-a conforme a necessidade, a partir de agora você provavelmente irá parar de fazer isso.

Uma pesquisa inglesa revelou que reutilizar as garrafas não é uma boa ideia, pois elas seriam mais sujas que um banheiro.

Sabemos o quanto é importante beber especialmente em dias quentes de verão, razão pela qual muitas vezes em nossos bolsas levamos uma garrafa d’água para evitar de comprá-la sempre, preenchendo-as quando encontramos fontes de água potável.

O que pode parecer a um bom hábito se revela uma ideia terrível que poderia até ser perigosa para a saúde. O aviso vem do Reino Unido, onde foi realizada uma análise sobre o uso de garrafas de plástico várias vezes por atletas ou esportistas.

O resultado foi surpreendente: em um tipo específico de garrafa, os testes revelaram a presença de mais 900 mil bactérias por centímetro quadrado, um número maior daquele que geralmente é encontrado em um vaso sanitário.

As bactérias, entre outras coisas, sequer eram do tipo “do bem” e poderiam representar riscos de infecções para as pessoas que usam várias vezes a mesma garrafa expondo assim a boca em contato com esses microrganismos.

Como se lê no site britânico que realizou a pesquisa, mais de 60% dos germes que foram encontrados, poderiam causar doenças.

É também sabido que o plástico exposto às altas temperaturas libera certas substâncias químicas que, a longo prazo, contaminam a água com uma série de possíveis consequências para a saúde.

Mas o teste avaliou vários tipos de garrafas, das mais “prós” às menos, ou seja, com canudinho, sem canudinho, com tampa que roda, com tampa que puxa pra cima, enfim…

Garrafa Plástica não Deve ser Reutilizada: é tão Suja quanto um WC

Mas mesmo as mais normais das garrafas, ou seja, aquelas feitas de PET (polietileno tereftalato), entre outras coisas, não são projetadas para serem usadas mais de uma vez e, portanto, deveriam ser jogadas fora depois de beber toda a água “original” nela contidas.

Mas tem, é verdade, a questão do lixo plástico que é um problema e, para reduzir o seu consumo a primeira coisa que nos vêm em mente é reutilizar a garrafinha plástica. A melhor solução neste caso seria reutilizar uma garrafa de vidro, lavando-a sempre, claro.

Fonte: A look under the cap: water bottle germs revealed

Talvez te interesse também:

COMO E QUANDO LIMPAR GARRAFAS D’ÁGUA (E POR QUE SÓ PASSAR UMA ÁGUA NÃO É O SUFICIENTE)

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

OOHO! A GARRAFA D’ÁGUA COMESTÍVEL JÁ É REALIDADE

FAÇA VOCÊ MESMO PESINHOS PARA GINÁSTICA COM GARRAFAS PET




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...