O que significa chocolate sustentável? Como reconhecer?


A época mais deliciosa do ano chegou! A Páscoa e seus chocolates. Quem gosta, passa um sufoco… ovo de colher, barra de chocolate, bombom… Cada um mais diferenciado que o outro. São milhares de opções. E é aí que bate a dúvida, qual escolher? Por moda, questão ambiental ou consumo consciente, muita gente busca por chocolate sustentável. Mas afinal, o que isso significa?

Ética do chocolate

Como qualquer coisa na vida, uma vez que você descobre e aprende sobre como algo é feito e quem está na base da cadeia de suprimentos, é difícil não ligar para o que acontece.

À medida com que nos tornamos mais conscientes de algumas das questões éticas relacionadas ao chocolate (as notícias estão aí para comprovar), tomamos consciência de quais tipos de chocolate comprar e quais não consumir.

De onde vem o chocolate e como ele é feito?

O chocolate é produzido a partir das sementes de um fruto que dá no cacaueiro, mais conhecidas como cacau.

O cacaueiro (Theobroma cacao) é nativo das florestas tropicais da América Central e do Sul, e suas variedades crescem ao longo do equador em climas tropicais com alta umidade e chuvas. No Brasil, temos cacau em abundância em várias regiões (não é à toa que na Bahia existe a Costa do Cacau).

As sementes ou “grãos” encontrados dentro do fruto do cacaueiro são chamadas de cacau, principal ingrediente do chocolate. Todo chocolate começa como cacau, e até se transformar no chocolate disponível nos mercados, é um processo longo e complexo.

Existem muitas variedades diferentes de cacaueiro, todas produzindo grãos com sabores distintos e cultivadas em diferentes áreas do mundo. Por exemplo, a localização geográfica e a qualidade do solo, têm um grande impacto nos sabores naturais dos grãos.

A mais comum é a variedade Forasteiro, o tipo de cacau mais resistente a doenças e, portanto, o mais facilmente cultivado. É estimado que cerca de 70% do chocolate mundial seja feito de grãos provenientes da África Ocidental.

Os grãos Criollo e Trinitario tendem a ser mais raros e geralmente são cultivados no Caribe. A variedade mais rara de cacau, o Nacional, é predominantemente cultivada no Equador e em outras partes da América do Sul e no Peru.

Etapas no processo de transformação de um grão de cacau cru em chocolate

  1. após a colheita, os grãos são fermentados por vários dias, processo que deixa os grãos com um sabor mais doce;
  2. em seguida, os grãos são secos, antes de serem torrados para realçar seus ricos aromas de chocolate;
  3. depois disso, os grãos passam por uma máquina de peneirar para remover a fina casca externa (que alguns fabricantes de chocolate preservam e usam para fazer nibs de cacau crocantes);
  4. logo após serem peneirados, são moídos em uma pasta chamada licor de chocolate;
  5. daí, a manteiga de cacau (a parte gordurosa do cacau) pode, finalmente, ser separada do cacau em um processo chamado de prensagem ou conchagem, moída, envelhecida, temperada e moldada em sua forma final.

Claro que, o processo varia de fabricante para fabricante.

Cacau: escravidão e desmatamento

O que nos deixa preocupados é como acontece esse processo de fabricação. Pois, como sabemos, existem fabricantes ilegais que usam trabalho escravo para a produção em massa de chocolates (imagine na época da Páscoa).

A história do chocolate está repleta de abusos de poder devastadores que ecoam através dos séculos, transcendendo até mesmo a ascensão e queda de civilizações.

Mas nada justifica a falta de humanidade que continua a acontecer.

De acordo com a Iniciativa do Cacau, cerca de 30.000 crianças e adultos foram submetidos a trabalho forçado em algum lugar da cadeia de abastecimento de cacau durante o período de cinco anos entre 2013 a 2017.

Hoje, o cacaueiro africano médio ganha apenas cerca de US$ 0,50 a US$ 0,84 por dia.

Além do trabalho escravo, o desmatamento tornou-se comum em áreas de alta pobreza. Como recebem tão pouco por suas colheitas, em muitos casos os produtores estão derrubando outras áreas de floresta e floresta tropical para cultivar mais cacaueiros.

Infelizmente, isso prejudica a biodiversidade das regiões onde o cacau é cultivado.

O que é chocolate sustentável e onde encontrar

Sabendo como os chocolates são feitos, ninguém em sã consciência gostaria de adoçar sua vida com trabalho escravo e devastação da natureza.

As marcas de chocolate devem ter uma cadeia de suprimentos transparente, garantir salários justos para seus produtores de cacau e tomar medidas para minimizar seu impacto ambiental.

Mas como saber se o chocolate é sustentável e onde encontrar para comprar?

O chocolate sustentável ou artesanal possui melhor qualidade e contém menos (se houver) aditivos.

Se você vir nas embalagens esses termos, já é um bom começo:

  • Bean-to-bar – descreve o chocolate que foi feito dos grãos até a barra pelo fabricante de chocolate que vende o produto acabado (mas não garante necessariamente que salários justos tenham sido pagos);
  • Comércio justo – significa salários justos e práticas de trabalho éticas foram usadas no abastecimento dos grãos. Procure a certificação oficial Fairtrade (obter a certificação Fairtrade pode ser caro, então não é necessariamente a realidade de todo agricultor ou produtor);
  • Comércio direto – descreve, por alto, o método de obtenção de grãos diretamente dos produtores, fornecendo informações detalhadas sobre as condições de trabalho, a ausência de trabalho infantil e a localização de seus cacaueiros;
  • Chocolate de origem única – significa chocolate feito com grãos de uma única origem, em vez de misturar grãos de várias fontes diferentes;
  • Chocolate raisetrade – é uma certificação que garante que o chocolate seja produzido da árvore à barra em seu país de origem.
  • Chocolate vegano ou cruelty free – significa que não foi produzido com crueldade animal, mas não garante salários justos ou proteção de florestas.

Fique de olho, atente-se ao greenwashing!

Existem muitas marcas excelentes e criam chocolates deliciosos. Escolher chocolates de marcas sustentáveis não é apenas melhor para as pessoas e para o planeta, mas também é mais saudável.

Infelizmente, para ser correto mesmo é preciso investigar a marca. Uma dica: geralmente as grandes e velhas marcas não se dão a esse “luxo”, pois elas simplesmente não precisam.

Como o Brasil é um grande produtor de cacau, não vai ser difícil comprar de pequenas marcas comprometidas com a sustentabilidade.

Fonte: sustainably-chic.com

Talvez te interesse ler também:

Todos os benefícios do chocolate para você comer sem culpa

Chocolate vegano: o que é e quais marcas existem no Brasil?

Consumo consciente de chocolate em época de Páscoa

Cacau: 5 receitas com o fruto ouro para inovar e surpreender




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...