Palmeira-areca: como cuidar


As palmeiras são árvores vistosas características de regiões tropicais. Uma delas é a palmeira-areca, também conhecida como areca ou areca-bambu, cujo nome científico é Dypsis lutescens.

Essa planta pertencente à família botânica das Arecaceae e é originária de Madagascar, na África.

A palmeira-areca é uma árvore ornamental, que fica linda tanto no jardim como em ambientes internos.

Saiba mais sobre essa palmeira, suas características, como cultivá-la e como mantê-la sempre vistosa e bonita.

Características

A palmeira-areca chega a alcançar alturas que vão de 3 até 9 metros.

Esta árvore apresenta muitos estipes (caule não ramificado) e é bem entouceirada.

Suas folhas são grandes, verdes, encurvadas, formadas por 20 a 50 pares de folíolos (a divisão da folha maior em várias folhas menores).

As inflorescências desta palmeira são ramificadas, com muitas pequenas flores perfumadas, de cor branca, na tonalidade creme.

Os frutos desta planta são verde-amarelados, e quando maduros, ficam arroxeados.

A areca-bambu apresenta mais rápido crescimento em comparação com outras palmeiras.

Ela pode se desenvolver de duas maneiras: com muitos caules (porte arbustivo) atingindo até 3 metros, ou com poucos caules (porte arbóreo), alcançando até 9 metros.

O porte arbustivo é característico da formação natural dessa palmeira, já o porte arbóreo é conseguido através do manejo e condução no crescimento dessa planta, com a poda dos estipes (parte do caule que sustenta as folhas).

Utilidades

Além do uso ornamental, no paisagismo de áreas particulares ou públicas, esta palmeira pode ser utilizada em cercas vivas, em pátios e em decoração de interiores.

Propagação e Plantio

Existem duas formas de se obter mudas para o plantio da palmeira-areca, uma é através de de sua multiplicação espontânea através das sementes que caem dela, e que germinam em 2 até 6 meses.

Pode-se também colher as sementes, colocá-las em substrato leve feito com casca de arroz carbonizada e terra comum, colocando a semente com a ponta para cima, tendo o cuidado de conservar a umidade do substrato. Nesse caso a germinação poderá ocorrer por volta de 10 semanas.

Outra forma de propagação é por divisão das touceiras enraizadas que vão gerando várias brotações ao redor da planta-mãe, se multiplicando e se espalhando pelo jardim.

Pode-se utilizar os brotos que vão surgindo da divisão das touceiras para o plantio da palmeira-areca. Para isso faz-se uso de uma faca ou espátula e uma pazinha para retirar as pequenas mudas e plantá-las em substrato, como já descrito no caso das sementes.

Cuidados necessários

A palmeira-areca, para se desenvolver bem, precisa de meia sombra ou luz difusa. Por isso, plantas em vasos que ficam em ambientes internos, necessitam periodicamente serem colocadas em áreas externas para receberem luz solar indireta. Isso * necessário para que elas possam manter o vigor.

O solo ideal precisa ser fértil, leve, drenável, adubado e úmido.

Ambientes com ar-condicionado prejudicam o desenvolvimento desta planta, pois ela aprecia clima úmido.

Orientações e dicas da paisagista Lucia Borges

Neste vídeo, a paisagista Lucia Borges do canal Vida no Jardim fala sobre as características da palmeira-areca e dá dicas de cuidados e cultivo. Confira!

Palmeira-areca tem acentuada propriedade de purificar e umidificar o ar

A palmeira-areca apresenta forte propriedade de purificar o ar, removendo os gases tóxicos do ambiente e da atmosfera.

Para se ter uma ideia, uma palmeira-areca, de mais ou menos 1,80 m de altura, dentro de casa, irá transpirar 1 litro de água à cada 24 horas, contribuindo para o ar ficar mais úmido.

Além de trazer beleza, essa palmeira traz pureza e saúde e consequentemente mais vida para nosso ambiente!

Que tal uma palmeira-areca em casa?

Veja ainda outras dicas de cultivo, neste vídeo com a paisagista Nô Figueiredo:

Talvez te interesse ler também:

SÁLVIA: SAIBA COMO CULTIVAR A PLANTA MAIS AMADA DAS MULHERES

BRINCO-DE-PRINCESA, UMA REALEZA DE PLANTA! SIGNIFICADOS, COMO PLANTAR E CUIDAR

ÁSTER, A FLOR DA SIMPLICIDADE E OUTROS SIGNIFICADOS. COMO PLANTAR




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...