Brinco-de-Princesa, uma realeza de planta! Significados, como plantar e cuidar


A planta Brinco-de-Princesa pertence ao gênero Fuchsia e à família das Onagraceae. Também conhecida popularmente por agrado, fúcsia e lágrima, essa planta encanta por sua beleza peculiar. Vamos saber tudo sobre ela, significados, como plantar e cuidar.

O nome Brinco-de-Princesa se dá por conta de suas flores pendentes, em formato de sino duplo, com muitas pétalas e se apresentando em várias cores como vermelha, branca, roxo e rosa. É tão linda que seu nome só poderia mesmo ter a ver com realeza.

Diversas espécies desse gênero são cultivadas como plantas ornamentais, sendo encontradas enfeitando jardins e projetos paisagísticos.

Conheça mais sobre essa linda e agradável planta.

Distribuição natural

A grande maioria das espécies desse gênero estão distribuídas naturalmente na América do Sul, e em menor escala no México, na Nova Zelândia e Tahiti.

Descrição e Características

fuchsia

As folhas de Fuchsia se apresentam em grupos de 3-5, são lanceoladas, geralmente com margens serradas ou inteiras, em algumas espécies, podem ter de 1 a 25 cm de comprimento.

A flores, em geral pendentes, são muito lindas e vistosas, com diversas nuances de cores, geralmente cálices do branco à magenta intenso, e pedúnculos alongados para baixo.

O cálice da flor é cilíndrico com uma corola com várias pétalas que, dependendo da espécie, podem ser longas e estreitas ou curtas e largas.

Essa planta, dependendo da espécie, pode florescer na Primavera, no Verão ou no Outono, e até mesmo o ano todo.

Na maioria das espécies de Fuchsia, as sépalas são vermelhas e as pétalas de coloração púrpura. Essa combinação de cores das suas flores chamam à atenção e atraem os colibris.

O fruto é uma baga pequena de 5 a 25 mm, de formato cilíndrico, com coloração do vermelho-verdoso escuro ao vermelho intenso, quando madura, sendo comestível.

As sementes são pequenas e numerosas.

Plantio e Cultivo

fuchsia hybrida

Saiba as condições básicas necessária para ter essa linda planta em seu jardim.

Clima: O Brinco-de-Princesa tolera o inverno e locais frios.

Propagação: Geralmente, essa planta é propagada por estaca.

Solo: O solo ideal é uma terra drenável e fértil.

Adubo: No período de florescimento, é bom adubá-la de duas em duas semanas.

Regas: O solo deve ser mantido sempre úmido, sem encharcá-lo.

Luz e Temperatura: A maioria desse gênero de planta aprecia da boa iluminação à meia-sombra.

Temperatura: A temperatura ideal para essa planta, oscila entre 10 e 22º C.

Poda: As podas devem ser anuais, eliminando os ramos secos, doentes ou mal-formados, para renovação da planta.

Como cuidar da Brinco-de-Princesa

Aprenda sobre os cuidados que se deve ter com a planta Brinco-de-Princesa, através dos dois vídeos a seguir.

Neste vídeo, Nô Figueiredo explica mais sobre as características, tipos dessa planta e cuidados necessários no cultivo do Brinco-de-princesa.

Observação: Com relação ao húmus de minhoca, indicado no vídeo, é importante salientar que uma forma cruelty-free de fazer isso é plantar em solo habitado naturalmente por minhocas, sem precisar comprar em lojas de jardinagem.

Esse processo de comercialização do húmus de minhocas gera sofrimento, exploração e até morte das minhocas, devido às condições que elas são submetidas como: empacotamento, transporte, armazenamento, falta de oxigenação, excesso de calor, confinamento em sacos plásticos hermeticamente fechados e empilhados nas prateleiras onde o húmus é vendido.

Nessas condições, diversas minhocas morrem esmagadas e asfixiadas, por isso, se não tiver um solo habitado naturalmente por minhocas, faça sua composteira caseira; produza seu próprio adubo vegetal, reaproveitando cascas de frutas e legumes, talos de verduras de alimentos e borra de café; utilize como fertilizante a água do cozimento dos vegetais e sucos das cascas dos mesmos.

Esse outro vídeo apresenta a paisagista Lúcia Borges, do canal Vida no Jardim, dando mais detalhes de como cultivar essa planta e tê-la bela, saudável e bem florida, além de mostrar as espécies escandentes desse gênero de planta (trepadeiras).

Significados da flor Brinco-de-Princesa

A flor do Brinco-de-Princesa tem vários significados associados com a simbologia da flores e terapia floral. Confiram:

Na linguagem das flores o Brinco-de-Princesa por seu encanto, beleza e cores intensas significa:

“Superioridade, Graça, Elegância, Nobreza e Elevação”.

A flor dessa planta foi escolhida como símbolo do Rio Grande do Sul por se adaptar aos ambientes mais frios que caracterizam o inverno gaúcho, por possuir admirável beleza, além de ser muito apreciada pelos beija-flores, ser de fácil de cultivo e muito ornamental.

Para o povo gaúcho, a Brinco-de-Princesa, assim com esse povo, resiste às mudanças sem perder sua formosura e galhardia.

A espécie conhecida como Brinco-de-Princesa-da-Mata (Fuchsia Regia), comumente encontrada nas altitudes de Minas Gerais, é utilizada como uma das essências dos Florais de Minas, sendo empregada terapeuticamente em curas emocionais para desenvolver a serenidade e despertar a alegria, a positividade e a coragem para lidar com os desafios da vida.

Encantadoras

Ao ver a graciosidade das flores da Brinco-de-Princesa, naturalmente desperta a vontade de tê-las em nosso jardim, pois além de belas, estas flores são encantadoras!

Uma realeza de planta, não é mesmo?

Talvez te interesse ler também:

ÁSTER, A FLOR DA SIMPLICIDADE E OUTROS SIGNIFICADOS. COMO PLANTAR

CRAVO ATRAI BOAS ENERGIAS E VITÓRIAS. VEJA USOS MEDICINAIS E COMO CULTIVAR

DINHEIRO-EM-PENCA: A PLANTA DA PROSPERIDADE, DA FORTUNA E DA FARTURA!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...