Cravo: flor que atrai boas energias e vitórias. Usos medicinais e como cultivar


O cravo (flor) é uma planta herbácea da qual brotam flores de diversas cores com diversos significados. Elas podem ser cultivadas tanto em jardins como em vasos e são lindas para dar de presente. Apenas tomem cuidado para não confundi-la com o cravo-da-índia, pois esta é uma outra planta completamente diferente. Quer saber mais sobre a flor do cravo, seus significados e como plantar? Acompanhem este artigo!

Características gerais

O cravo é a flor que brota de uma planta chamada craveiro, Dianthus caryophyllus, a qual pertence à família Caryophyllaceae e possui mais de 300 espécies.

Essa planta pode alcançar até um metro de altura, suas flores possuem múltiplas pétalas, com bordas recortadas e diversas cores. Dentre elas as mais comuns são: branco, rosa, vermelho e amarelo.

Algumas espécies possuem tonalidades e misturas diferentes, mas a maioria possui o caule reto com algumas ramificações.

Devido ao seu aroma delicado, as flores são bastante utilizadas para a produção de perfumes, mas também servem como agente para combater formigas domésticas, pois o cravo repele esses insetos.

Curiosidades sobre o cravo (flor)

A origem do cravo é européia, onde era muito utilizado pela mitologia grega representando o deus grego Zeus. Em Roma recebeu o nome de flor de Júpiter, pois diz-se que ela tem características parecidas com este deus. Devido a essas associações, o cravo é tido como uma flor símbolo de boa sorte, pois tem o dom de atrair boas energias, vitórias e bênçãos.

Historicamente, o cravo é símbolo do movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, onde no dia 25 de abril de 1974, explodiu a chamada Revolução dos Cravos. Esse nome foi devido à população ter saído às ruas para comemorar o fim da ditadura, distribuindo cravos aos soldados como forma de agradecimento.

Significados das cores do cravo

Como falamos anteriormente, o cravo (flor) simboliza boa sorte e boas energias, mas existem outros significados atribuídos às diferentes cores. A saber:

  • Rosa: Significa carinho, boas recordações, felicidade e gratidão.
  • Vermelho: Representam amor verdadeiro e paixão.
  • Amarelo: Sozinha significa falta de reciprocidade e conformismo. Em um buquê representa alegria e sorte financeira.
  • Branco: Quando lisa representa inocência e pureza. Se for listrada significa amor não correspondido.
  • Roxa: Representa ausência de capricho e solidão.

Usos medicinais

Um estudo identificou que a planta Dianthus caryophyllus possui ação antibiótica, antifúngica, antioxidante, sedativa e tranquilizante, tendo ação no controle da pressão arterial em ratos e possível efeito antiurolítico. Porém, como os próprios pesquisadores afirmam, o estudo visou apenas avaliar os efeitos da planta e a resposta antioxidante à ela, ou seja, não se aplica em humanos.

No entanto, alguns pesquisadores recomendam o chá das flores vermelhas do cravo para aliviar sintomas como:

  • Distúrbios gastrointestinais
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Cansaço;
  • Vertigem;
  • Úlcera;
  • Feridas e
  • até contra picadas de abelhas ou vespas, onde é indicado esfregar a flor.

Além disso, também indica-se aplicar a água destilada das flores do cravo para aliviar inflamações nos olhos.

Mas atenção! Para todos esses sintomas citados, o ideal é procurar um médico. Não use soluções alternativas sem ter certeza de que seus efeitos não fazem mal a você, principalmente se estiver tomando medicamentos. Consulte um especialista!

Como cultivar cravo

Os cultivadores explicam que existem espécies de cravos que podem ser plantadas por sementes e outras necessitam de estacas, para melhorar a propagação. Recomenda-se que o plantio seja realizado de maio a julho, mas em regiões quentes, deve-se cultivar no outono. Veja as demais condições de plantio:

  • Ambiente: O craveiro gosta de luminosidade, portanto, ele deve ser plantado em locais onde irá incidir luz direta. Além disso, o ambiente deve ser ventilado.
  • Clima: Subtropical e temperado com temperatura entre 15 a 20ºC.
  • Solo: Deve ser bem drenado e com pH neutro, composto por terra de jardim e terra vegetal.
  • Propagação: As sementes devem ser cobertas com uma camada fina de terra, mantendo-a úmida até a germinação, que ocorre de 7 a 14 dias.
  • Espaçamento: De 40 por 40 centímetros entre as plantas e em linhas.
  • Transplante: Quando as plantas recém germinadas formarem uma boa quantidade de raízes e possuírem de duas a três folhas, elas podem ser transplantadas para o local definitivo.
  • Trato e regas: As regas devem ser regulares e a adubação deve ser feita apenas no período de floração ou quando achar necessário, evitando o uso de fertilizante à base de amônia.
  • Floração: Ocorre a partir de 30 a 40 dias do transplante ou contínuo, no caso das espécies perenes.

Caso queiram acompanhar o processo, separamos este vídeo que ensina em detalhes como plantar cravo a partir das sementes:

Viu como é fácil cultivar o cravo? Aproveite as maravilhas dessa flor para enfeitar o seu jardim e a sua casa também, além de perfumar o ambiente!

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. História do Mundo
  3. Cultura Mix
  4. UFV – EFEITOS DO EXTRATO AQUOSO DA FLOR DE Dianthus caryophyllus
  5. Uma revisão sobre os efeitos benéficos de fitoquímicos presentes em flores comestíveis
  6. Revista Globo Rural

Talvez te interesse ler também:

DÁLIA, A FLOR DO CRESCIMENTO, SÍMBOLO DA UNIÃO E OUTROS SIGNIFICADOS. COMO PLANTAR?

PEÔNIA, A MAJESTADE DO JARDIM, PLANTA DE TANTOS SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

PETÚNIA: SÍMBOLO DE TRANSFORMAÇÃO E SABEDORIA! VEJA COMO PLANTAR E CUIDAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...