Moringa: todas as propriedades medicinais, os usos culinários e como plantar


A moringa é uma planta medicinal, considerada um superalimento devido à alta quantidade de nutrientes. Suas sementes são utilizadas para purificar a água, o que faz da moringa uma planta milagrosa, bastante explorada em muitas partes do mundo. Por isso, vamos saber mais sobre suas propriedades, usos e também como plantar.

Moringa, a acácia-branca como é conhecida no Brasil, cujo o científico é Moringa oleifera, é considerada um dos alimentos do futuro segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Nativa do norte da Índia, a moringa cresce em quase todos os tipos de solo, mesmo em condições de alta aridez, o que torna esta planta um recurso alternativo para pessoas que vivem em áreas secas, sujeitas à fome devido à escassez de alimentos.

Existem 13 espécies de moringa no mundo, sendo as mais comuns a Moringa stenopetala e a Moringa oleifera. E o que faz dessa planta é tão preciosa?

Propriedades nutricionais da moringa

A particularidade das folhas e sementes da moringa reside no seu alto valor nutricional, pois esta planta contém:

  • Sete vezes mais vitamina C do que laranjas;
  • Quatro vezes mais vitamina A que cenoura;
  • Quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca;
  • Três vezes mais ferro que espinafre;
  • Duas vezes mais proteína de um iogurte;
  • Três vezes a quantidade de potássio em comparação com as bananas.

moringa infografico

O pó seco, que é obtido a partir das folhas de Moringa é muito rico em proteínas (peso 27%), vitamina A, de cálcio (2 g por 100 g de pó de folhas secas), potássio e vitamina C (17 mg por 100 gramas), além de conter todos os aminoácidos essenciais.

Por este motivo, a moringa é considerada um superalimento, apreciada também como suplemento (geralmente consumida em forma de pó).

Os benefícios desta planta também podem ser obtidos através da ingestão de extratos, especialmente pela medicina popular, nas áreas típicas onde a moringa é mais facilmente encontrada.

Propriedades medicinais

Em termos medicinais, as vantagens oferecidas por esta planta são:

  • Melhor circulação;
  • Metabolismo reequilibrado;
  • Princípios anti-inflamatórios;
  • Impedir o envelhecimento celular;
  • Normalizar a pressão arterial;
  • Digestão mais rápida;
  • Sistema imunológico energizado;
  • Regulação dos níveis hormonais;
  • Prevenir diabetes;
  • Facilitar o sono;
  • Poder afrodisíaco.

Como usar a moringa

O sabor da moringa é agradável e suas partes podem ser comidas cruas (em particular as folhas e flores) ou cozidas de várias maneiras (por exemplo, em ensopados).

As flores são ricas em carboidratos e o sabor é bom.

As folhas podem ser usadas para produzir sucos e ter um sabor levemente picante, ideal para a realização de diferentes receitas.

As folhas também podem usadas para fazer chá.

As frutas na forma de vagens verdes podem ser cozidas e têm um sabor parecido com o dos feijões e quando estão maduras, geralmente são cozidas com um pouco de sal.

Até mesmo as raízes da árvore são comestíveis e lembram pequenas cenouras. Como nada nessa planta é jogado fora, alguns acreditam que a Moringa é uma planta que promete acabar com a fome do mundo.

O pó, vendido em lojas online ou de fitoterápicos, pode ser usado para fazer sucos, extratos e infusões, podendo também ser adicionado como condimento aos alimentos.

Há também moringa na forma de cápsulas para serem tomadas como suplemento, conforme orientação médica.

moringa sementes bagas

Outros usos

Das sementes da árvore extrai-se um óleo rico em ácidos graxos insaturados que pode ser usado de diversas maneiras, seja para preparar saladas ou até mesmo para servir como combustível para lâmpadas.

Além disso, a moringa também é cultivada como um recurso importante para produzir biodiesel de qualidade com bons rendimentos por hectare.

Poucas pessoas sabem que as vagens e sementes da planta também são úteis para a purificação da água. Elas contêm de fato um polieletrólito catiônico que provou ser efetivo no tratamento de água (especialmente para a eliminação de turbidez) substituindo outras substâncias e com a vantagem de ser completamente biodegradável.

Segundo testes de laboratório realizados por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, a moringa pode eliminar até 99% dos resíduos presentes na água. O segredo está na semente que contém óleo e algumas proteínas especiais e que, uma vez espremida, se transforma em um pó que pode atrair bactérias, fungos, lodo e argila.

Na agricultura, as folhas da moringa são úteis como fertilizantes e fungicidas e servem como forragem para os animais.

A madeira do arbusto pode ser usada como lenha ou para a produção de papel de alta qualidade.

Como plantar moringa

Como vimos, a moringa é uma planta de mil potencialidades e muito versátil, por isso é possível plantá-la diretamente no vaso ou no próprio jardim.

Antes de plantá-la, é importante saber que a moringa pode crescer apenas em áreas onde a temperatura não cai abaixo de 10°. Se for plantada em vaso, na estação fria, ela deve ser movida para um local abrigado, tendo o cuidado de manter as raízes protegidas.

A moringa pode se adaptar a todos os tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Porém, sabe-se que elas resistem muito bem à seca, mas não tanto à umidade.

Para plantá-la a partir das sementes, recomenda-se primeiro mergulhá-las em água durante uma noite e depois plantá-las a 1 cm de profundidade em um vaso de pelo menos 12 cm de diâmetro. Em 20 dias, a moringa começa a aparecer, mas é importante lembrar que ela precisará de Sol e também deve ser protegida do vento.

Este vídeo ensina a germinar as sementes de Moringa oleifera. Dá uma olhada:

Veja aqui outras dicas de cultivo com o Canal Plantar em Casa:

Diante de tantos benefícios, inclusive na questão da alimentação e da purificação da água, acreditamos ser muito vantajoso ter pelo menos um pé de moringa em casa. Por isso, plante o seu também!

Contraindicações

Como dissemos em um artigo nosso chá de moringa, “aproveite os benefícios da moringa para sua saúde, mas não sem antes conversar com um médico para saber sobre seus efeitos colaterais, pois o uso excessivo da moringa pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas.

Recentemente, a ANVISA proibiu produtos à base de Moringa oleifera por falta de comprovação de segurança e eficiência da planta em produtos industrializados, que inclusive prometem cura do câncer e outras doenças graves.

Pessoas que sofrem de insuficiência renal, não devem fazer uso do chá porque podem ter dificuldade com a absorção do cálcio contido na planta.

Todo e qualquer suplemento ou remédio natural deve ser usado somente mediante prescrição médica. Mesmo que naturais, plantas, ervas, óleos podem fazer mal, causar reações adversas ou interação medicamentosa“.

Talvez te interesse ler também:

CANNABIS: 10 USOS NOS MAIS DIFERENTES SETORES

COENTRO: DIGESTIVO, DESINTOXICANTE E OUTROS BENEFÍCIOS. COMO USÁ-LO

BELDROEGA, UMA PLANTINHA DE NADA QUE VALE DE TUDO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...