Flamboyant: tudo sobre essa linda árvore. Como plantar e outras infos


O flamboyant é uma árvore de copa abundante e irregular que costuma exibir suas exuberantes flores de forma vigorosa na época do verão. Não tem como passar por essa árvore sem admirá-la, pois, além de bela é radiante com suas flores vermelhas levantando qualquer astral! Esta árvore é considerada uma das mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. É muito frondosa, possui tronco forte e um pouco retorcido e sua copa é muito ampla, cuja largura pode ser maior do que a própria altura da árvore.

Para saber mais e conhecer essa exótica árvore sigam o índice deste conteúdo:

{index}

Informações e características do Flamboyant

As flores do flamboyant possuem cor acentuada, de um vermelho vivo, que dão em ramos numerosos, os galhos muito longos e de crescimento irregular.

O nome dessa árvore é estrangeiro, tem origem do francês, Flamboyant e significa – flamejante devido à rigorosa coloração vermelha de suas flores.

A árvore é oriunda da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico. No Brasil pode ser encontrada em qualquer parte.

As primeiras mudas dessa árvore foram trazidas para o Brasil, no início do século XIX, na época do reinado de D. João VI.

Aqui, no Brasil as mudas se adaptaram bem ao clima e solo brasileiro.

É bem comum encontrar o flamboyant na região Sudeste.

Essa árvore é muito utilizada em projetos paisagísticos, arborizações em vias públicas como: praças, orquidários, jardins botânicos e calçadas. É indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem o seu crescimento, principalmente, por causa de suas enormes e grossas raízes, por isso em calçadas ou áreas acimentadas muito estreitas não é recomendável seu plantio, pois suas raízes podem rompê-las e sair para fora ou afetar construções próximas.

Embora a cor vermelha flamejante das flores do flamboyant deu origem ao seu nome, existem outras variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão-amarelado. A variedade do flamboyant que possui flores amarelas é chamada de “Flavida”.

A copa do flamboyant lembra um grande guarda-sol, pois seus galhos são espalhados e caídos, tendem a se encurvarem para baixo, havendo necessidade de poda em alguns períodos.

Se esta árvore estiver em uma via próxima de tráfego de veículos, seus galhos podem dificultar a passagem de carros com o capô alto ou caminhonetes.

O ideal é plantá-la em parques, praças públicas, jardins e campos abertos.

Plantio da árvore Flamboyant

Para se cultivar o flamboyant através de mudas é recomendável fazer o plantio delas com no máximo um ano de idade. Um bom cultivo e desenvolvimento do flamboyant requer plantá-lo sob pleno sol, em solo fértil e realizar irrigações periódicas no primeiro ano.

Quem for plantá-la em seu quintal, sítio ou fazenda serão necessários certos cuidados, tais como:

  • Esta árvore pode ser cultivada tanto em terreno seco quanto úmido, mas o melhor é que a terra seja bem porosa e com boa drenagem.
  • Para favorecer bom crescimento é bom colocar adubo no fundo da cova onde a muda será plantada.
  • O flamboyant é originário de lugares quentes, necessita de muito sol para crescer, mas também suporta frio rigoroso.
  • Esta árvore é tolerante à salinidade do solo, por isso se adapta bem em regiões litorâneas.
  • Antes de plantá-la é bom saber que ela desfolha no Inverno e que suas flores caem no outono e lugares como calçadas ou quintais.
  • Quem está sempre querendo manter a limpeza do chão, seja do jardim ou calçada é melhor não optar pelo flamboyant, pois irá ter trabalho de recolher as folhas, vagens secas ou flores de acordo com a época. Este é um trabalho que vale muito a pena por poder desfrutar da presença dessa linda árvore no ambiente, mas se a pessoa não dispõe de muito tempo para limpezas periódicas é melhor não plantar o flamboyant.
  • Os frutos são vagens enormes e achatadas de até 60 centímetros de comprimento com sementes graúdas.
  • A primeira florada do flamboyant ocorre entre três e quatro anos após o plantio.
  • Para cultivar o flamboyant através das sementes, antes de plantá-las é necessário “acordá-las”, por apresentarem leve dormência, para isso é indicado emergi-las em água quente, por cinco a dez minutos, duas semanas depois de plantadas, estarão germinando.
  • O crescimento do flamboyant é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a fase adulta.

Classificação e dados botânicos

  • Família: Fabaceae
  • Sub-família Caesalpinioideae, a mesma do pau-brasil
  • Nome científico: Delonix regia
  • Nomes Populares: Flamboyant, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa eárvore flamejante
  • Categoria: Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
  • Tempo de Vida:Mais de 70 anos,dependendo das condições climáticas e do tipo do solo

Distribuição

Mesmo não sendo nativa do Brasil, é possível encontrá-la tanto no interior, como no litoral e sua ocorrência é maior na região Sudeste.

Descrição da árvore

O tronco do flamboyant é um pouco tortuoso, espesso na base, ereto e ramificado apenas na parte superior. Esta árvore pode atingir até 15 metros de altura e 90 centímetros de diâmetro. A casca externa desta árvore apresenta sulcos, tem coloração castanho-acinzentada. As folhas não ficam verdes o ano todo, geralmente caem no período seco (outono/inverno).

As flores apresentam cinco pétalas de coloração vermelho-escarlate ou alaranjada, formam grandes cachos. O período de floração acontece nos meses de outubro a dezembro (Primavera/Verão). Os frutos são grandes vagens, de formato alongado, que variam de 40 a 60 centímetros de comprimento por cinco a sete centímetros de largura.

As sementes são numerosas, de formato ovalado e dispostas de forma transversal no fruto. A frutificação ocorre entre os meses de março e julho (Outono/Inverno).

Uso da árvore Flamboyant

Esta árvore é utilizada na arborização e ornamentação de locais amplos, além de servir para dar sombra para o gado nos campos de pastagem e em casas de praia.

Suas vagens e sementes servem para confeccionar artesanato e bijuterias.

Locais marcados pela beleza do Flamboyant

O flamboyant marca presença em várias partes do mundo, embelezando praças e avenidas de:

  • Moçambique
  • Jamaica
  • Nigéria
  • Bornéu
  • África do Sul
  • Egito
  • Tanzânia
  • Uganda
  • Sri Lanka
  • Mianmá
  • Sul da Flórida e Califórnia
  • Bermudas
  • México

No Brasil, o flamboyant deixa sua marca inesquecível nos seguintes lugares:

  • na Ilha de Paquetá na Baia de Guanabara, cujas paisagens com o flamboyant foram colocadas em telas pelo pintor Pedro Bueno.
  • Cachoeiro do Itapemirim, lugar onde o cantor Roberto Carlos nasceu e homenageou com uma música onde cita as belas lembranças de sua infância, uma delas, a árvore do flamboyant.

A Beleza do Flamboyant em vídeo

Neste vídeo é apresentada a beleza desta árvore que além de tudo atrai pássaros, se tornando mais bela e magnífica.

Flamboyant, árvore prodigiosa!

Agora, quando vir um flamboyant não só veja, mas o contemple pois sua presença é marcante e de muita energia! O flamboyant geralmente é espaço de outras espécies vegetais, como orquídeas e plantas rasteiras que vivem em troncos, além de ser abrigo e morada de vários animais, principalmente pássaros.

Ah, e quem já se sentou debaixo de um flamboyant em um dia de calor sabe como sua sombra traz frescor e é revigorante!

Realmente o flamboyant é uma árvore prodigiosa!

Leia mais sobre árvore:

ABRAÇAR UMA ÁRVORE PARA SENTIR-SE BEM

AS 10 ÁRVORES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

MAIS ÁRVORES PARA O CONFORTO E A SAÚDE HUMANA

10 ÁRVORES PARA AS RUAS: LINDAS E COLORIDAS! FOTOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 12 comentários

  1. Edson
    Publicado em 06/01/2021 às 9:37 am [+]

    Por que meu flamboyant tem
    Mais de 6 anos não dá flores… o que fazer?


  2. Armando
    Publicado em 30/01/2021 às 9:38 pm [+]

    Falta de sol? Lembre que ele precisa de mínimo de 7 horas p dia!¡


  3. maria cedraz de alencar
    Publicado em 16/02/2021 às 2:02 pm [+]

    moro em salvador minha muda de 6 meses já floriu.


  4. Daniele Einloft
    Publicado em 13/01/2021 às 10:04 am [+]

    Olá. Morro no RS região serrana com um inverno mito rigoroso com frequentes geadas, tenho cinco flamboyant plantados com mais de oito anos mas não floriram ainda. O clima frio está interferindo na sua floração?


  5. Luís
    Publicado em 11/02/2021 às 1:28 am [+]

    Moro no litoral do RS, meus pais tem um pé na frente de casa. Ele sofre um pouco com o frio e demora mais para crescer. Esses número de anos que eles dizem corresponde a regiões tropicais, pode colocar o dobro do tempo para o sul do Brasil.
    O daqui levou uns 20 anos até ficar uma árvore “completa”.
    Por outro lado temos a vantagem de ver eles hibernarem no inverno que o resto do Brasil não vê.
    O nosso está atualmente com 30 anos e floresce na semana do Natal e ano Novo.


  6. maria da penha sousa de oliveira
    Publicado em 05/03/2021 às 6:51 pm [+]

    Aqui na minha terra, os flamboyant são lindos! Estou com uma dúvida, respondam por gentileza; qual a distância segura entre uma árvore flamboyant e uma casa?


  7. Daia Florios
    Publicado em 06/03/2021 às 10:48 am [+]

    Oi Maria, boa pergunta 🙂 Na verdade teu município deve ter uma legislação sobre os parâmentos a serem respeitados. Sugerimos este artigo para você <3
    https://www.greenme.com.br/informarse/64349-10-arvores-ideais-para-calcadas-lindas-e-coloridas-fotos/
    Um abraço


  8. Ariana
    Publicado em 13/04/2021 às 10:46 am [+]

    Olá ! Moro em um sítio , e gostaria de ter uma flamboyant em meu terreno , qual a distância ideal entre a árvore e a casa ?


  9. Daia Florios
    Publicado em 20/04/2021 às 8:34 am [+]

    Ariana, veja na secretaria do meio ambiente da tua cidade se há um manual com estas indicações. Como essa árvore é grande, é bom ver direitinho se pode até por causa da rede pública de fiação elétrica. Um abraço <3


  10. Claudia Vilela Barros Nogueira
    Publicado em 14/05/2022 às 11:01 am [+]

    O gado come muda de flamboyant?


  11. Diego
    Publicado em 29/11/2022 às 10:05 pm [+]

    Plantio flamboyant, porém ainda não houve florida. Como identificar qual a cor que será meus flamboyant?

    Quando adquirir as mudas, não me informaram


  12. Daia Florios
    Publicado em 07/12/2022 às 2:05 pm [+]

    Oi Diego, provavelmente as cores serão laranja ou vermelho que são as mais comuns no Brasil. Demora uns 8 anos para a árvore florescer. Em qualquer primavera-verão ela florirá.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...