Girassol: Significado Espiritual, Lenda e Dicas para Cultivo


O girassol é uma planta emblemática, protagonista de muitas lendas e cheia de significados. Seu nome (Helianthus annuus) deriva do grego ‘helios’ que significa Sol e ‘anthos’ cujo significado é flor (flor do sol anual). Conheça o significado espiritual do girassol e outras simbologias relacionadas à esta flor.

A “lenda” do heliotropismo

O girassol é uma planta anual pertencente à família das Asteraceae. Existem quarenta e nove espécies do gênero Helianthus, planta originária da América do Norte.

Sua flor extraordinária não é uma, e sim múltiplas. O que estamos acostumados a ver de cor amarelo brilhante nos campos não é a flor, mas um conjunto de flores dispostas de acordo com um preciso esquema em espiral, 34 num sentido e 55 no outro, que se chama inflorescência.

A primeira “lenda” tem relação com a sua característica distintiva, conhecida por todo mundo, que é a de se virar em direção ao sol.

Contudo, o assim chamado heliotropismo do girassol, ou seja, a crença de que a inflorescência se gira em direção ao sol à medida que o astro atravessa o céu, não existe dessa maneira. O comportamento está sim presente, mas apenas na planta jovem, antes de florescer. A planta madura tem sua direção fixa ao longo do dia.

O heliotropismo do girassol, tal qual popularmente acredita-se ocorrer, foi contestado em 1557 pelo botânico inglês John Gerard que apesar de seu empenho em comprová-lo, nunca o observou.

A lenda do girassol

Por trás do nascimento de um girassol, há tantas lendas. Vamos contar a mais interessante delas que vem da mitologia grega e fala de um amor sofrido.

Clítia era uma jovem ninfa apaixonada por Helio, o deus do Sol. Todos os dias ela o observava enquanto ele dirigia sua carruagem de fogo pelo céu. Helio lisongeado por tanto amor, depois de ter seduzido a jovem, a abandonou e escolheu ficar com sua irmã. Clitia estava tão desesperada que chorou durante nove dias inteiros em um campo enquanto continuava a observar o deus do Sol viajando na sua carruagem.

A lenda diz que o corpo da ninfa lentamente tornou-se endurecido, transformando-se em uma haste fina mas resistente, com os pés aderentes ao chão enquanto o cabelo se tornava amarelo. Clitia tornou-se um girassol que continua a seguir o seu amor.

O que um girassol representa?

Na simbologia das flores e plantas (floriografia), o girassol representa a luz do sol, a vivacidade e a alegria, por isso, quem presenteia uma pessoa com esta flor, está expressando votos de alegria ou quer homenagear a pessoa escolhida representando-a tão cheia de vida.

O girassol representa felicidade, alegria, calor, bom-humor, luz, vitalidade, energia, vibração positiva e claro, o sol.

Também simboliza o fim dos períodos difíceis (vira-se para o sol, dá as costas para a sombra).

Sua cor também nos remete ao ouro que representa riqueza, abundância. vivacidade, força de vontade, trabalho, entusiasmo e disposição para alcançar objetivos.

O girassol pode representar o ciclo de vida do homem: nascer, crescer e murchar; e também a estação mais quente do ano: o verão.

O girassol tem os mais elevados significados espirituais, pois o Sol é o astro-rei que nos dá vida!

Significado espiritual do girassol

Espiritualmente, o girassol simboliza fé e adoração ao TODO.

Simboliza a verdadeira fé à existência, pois o Sol é maior e mais brilhante que todos os líderes espirituais ou religiões juntas.

Pode ser um símbolo do amor a Deus – todo poderoso criador do céu e da Terra – bem como um símbolo do amor de Deus, ou seja, do amor à autenticidade e individualidade de cada ser, que compartilha da mesma energia vital do TODO.

Leia também:

Outros significados

Amor e amizade

Acredita-se que sempre que um girassol aparecer em seu caminho, seja em planta como em desenhos, isso represente boa sorte no amor e nas amizades: paz!

Sucesso!

O girassol é muito conhecido como símbolo de sucesso (gira-sol= vira sucesso!). Presenteie alguém com girassóis como expressão de seu desejo mais íntimo pelo sucesso da pessoa.

Felicidade e boa sorte

A presença de girassóis no ambiente atraem boa sorte e emanam felicidade.

Fé e autoconfiança

Se o Sol nasce para todos, o girassol representa fé e autoconfiança: siga a luz e encontre o sucesso!

Beleza

Girassóis representam a beleza da vida quando representados em vastos campos, belos e infinitos.

Segurança

Uma mensagem de um girassol para você: confie na vida, esteja na segurança do divino criador.

Resistência e perseverança

A planta girassol enquanto pequena, antes de florescer, se gira em busca do sol para crescer resistente e forte. Assim, a pequena persiste em percorrer o astro-rei até que se transforme na linda inflorescência que conhecemos.

Abundância

O girassol é um planta abundante em si: de seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o nutritivo óleo de girassol

As próprias sementes são comestíveis e muito saudáveis para a alimentação humana.

A sua flor é comercializada como ornamental.

As sementes de girassol também podem ser utilizadas para produzir biodiesel.

Até suas folhas têm uma função: são usadas para inibir o crescimento de ervas daninhas.

Por ser abundante em sua existência, o girassol também representa abundância.

Esperança

A imagem do girassol é muitas vezes um ícone dos movimentos ecológicos e, em sua honra, há até o Dia Internacional da Jardinagem do Girassol, que é celebrado todos os anos no dia 1º de maio.

A data vem de um dia em 2007, quando os chamados “camponeses de Bruxelas” deram origem à idéia de plantar girassóis nos bairros mais pobres e negligenciados, colorindo a cidade de beleza e espalhando esperança de dias melhores.

sunflower day 2015

Arte e cultura

  • O girassol é a flor nacional da Ucrânia.
  • É símbolo do Esteticismo, um movimento artístico no século XIX.
  • Na arte, sua representação mais famosa são os girassóis de Van Gogh.

Significado da tatuagem de girassol

Quem tatua um girassol em seu corpo pode estar querendo representar-se, tal qual a planta, como um ser em busca do sol, da alegria, da vida.

O desenho pode atrair boa sorte, emanar esperança e representar toda a simbologia aqui apresentada.

Como cultivar girassol

Com toda essa simbologia maravilhosa do girassol, chegou a hora de plantar a flor em casa. Por incrível que pareça, dá pra planta girassol em vasos e acompanhar o fantástico ciclo de sua flor.

Nativa americana, a planta se dá bem em nosso clima. O único porém é seu curto ciclo de vida (anual, como seu próprio nome diz).

Girassol gosta de clima ameno e seco, de terra úmida mas não encharcada e de sol pleno.

Confira todas as dicas com a jardineira Carol Costa, no vídeo do canal Minhas Plantas.

Fontes:

  1. wikipedia
  2. soulsgreenhouse.com
  3. angelicalbalance.com
  4. minhas plantas

Talvez te interesse ler também:

Ramo de Oliveira: Significados e Simbologias

Shanti: significado da palavra, do símbolo e do mantra

Flor de Lótus: limpeza, pureza e outros significados

Astromélia: planta da amizade, empatia e outros significados

Tartaruga: símbolo da longevidade. Veja lendas e significados

A Lua e seus Muitos Significados




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...