Veja aqui como plantar uvaia facilmente


Quer ter um pé de uvaia no quintal? Bem, não há dificuldades. Vamos ver aqui as condições climáticas, de solo e sol, como separar as sementes, fazer as mudas e colher sua uvaia em casa.

A uvaia é adaptada aos climas temperados – se dá no sudeste e sul do Brasil, no Paraguai e na Argentina.

TEMPERATURA

A uvaia vai bem nas regiões em que a temperatura varia entre os 18 e os 26 graus mas, aguenta temperaturas mais baixas, no inverno, e até geadas.

SOLO

Uvaias vão bem em todo tipo de solo, do argiloso ao arenoso, sem se importar com o pH da terra em que está mas, para dar boa colheita, é interessante que seja plantada em

  • solo rico em matéria orgânica
  • profundo
  • levemente ácido
  • bem drenado

SOL E SOMBRA

Um pé de uvaia criado a pleno sol dará frutas mais doces e, se estiver na meia sombra, a fruta será mais ácida.

ÁGUA E REGAS

É bom você garantir uma rega regular durante o primeiro ano de crescimento da sua uvaia. Depois desse prazo a sua planta poderá ser deixada ao sabor das chuvas locais.

Mas, se a sua região for seca durante a primavera e verão, tempo de floração e frutificação, dê uma ajuda com a água para poder ter frutos mais cheios e saborosos.

COMO COLHER AS SEMENTES PARA PLANTAR

O ideal é você colher as sementes das frutas maduras quando estas começam a cair do pé – pode colher do chão se as frutas não estiverem estragadas.

As sementes de uvaia devem ser plantadas imediatamente após a colheita.

As sementes germinam entre 40 a 60 dias após o plantio (semeie várias pois a taxa de germinação é de 40%).

Plante as sementes em uma caixa de germinação, com solo orgânico (metade areia) e mantenha o ambiente úmido e protegido enquanto germinam (é bom usar uma caixa com tampa transparente).

Retire da sementeira as mudinhas fracas. Quando estiverem com 20 cm de altura, transfira as mudas escolhidas para uma lata, ou vaso, de 20 litros, uma por lata e as mantenha na meia sombra.

Transfira as mudas viáveis para a terra, a sol pleno, quando estas estiverem com, pelo menos, 2 metros de altura.

UVAIA PLANTADA POR MUDAS JÁ FORMADAS

Você também poderá comprar uma muda já formada, adaptada ao seu clima.

Plante-a a pleno sol, em cova de 50 X 50 cm, em solo profundo (sem cascalho ou entulho).

Prepare uma terra boa para cada cova: misture serragem, terra orgânica (húmus de minhoca, composto), areia média. Coloque a muda com o torrão, preencha a cova com a terra preparada, regue até que toda fique umedecida.

Mantenha o sistema de regas até a muda pegar e se adaptar (pelo menos durante o primeiro ano).

QUANDO PLANTAR UVAIA

O melhor é você plantar seu pé de uvaia na primavera quando há bastante oferta de sol e chuvas.

O primeiro ano, como já dissemos acima, será todo de cuidados para não faltar água e, sua uvaia deve começar a florir a partir do 4º ano se estiver em ambiente propício. Algumas plantas podem florir antes, outras um pouco depois.

A uvaia floresce, anualmente, durante a primavera e começa a dar frutos no verão.

Os frutos não amadurecem todos ao mesmo tempo. Você poderá esperar que eles estejam madurinhos – aí começam a cair da árvore – que é quando estão mais doces e aromáticos.

O melhor jeito de não perder frutos (quando caem ao chão, amassam, se machucam e oxidam rapidamente) é estender uma manta pendurada debaixo da copa. Assim os frutos maduros cairão na manta de onde você os poderá recolher e usar para o suco, geleia ou sorvete que tenha planejado fazer.

Todos os dias, durante o verão, novos frutos ficarão maduros. E esse será o tempo de comer uvaia, aproveite!

Fonte foto




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. ROSIMAR SOFIA TAVARES DUARTE
    Publicado em 11/01/2021 às 7:38 am [+]

    Por favor, tenho um pé de uvaia, este foi o 4o ano q floriu mais não vingou nenhuma fruta. Vcs podem me ajudar.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...