Como Plantar Kino a partir das sementes. 5 passos!


O kino é uma fruta também conhecida como kiwano, melão ou pepino chifrudo africano e, cujo nome científico é Cucumis metuliferus. Esta é uma cucurbitácea nativa do deserto do Kalahari, na África Austral e que pode ser produzida aqui no Brasil. Tem interesse alimentício e medicinal.

Também é uma fruta de aspecto interessante podendo ter uso ornamental em muros ou pérgolas (caramanchões) pois, seus frutos amarelos e cheios de espinhos grossos são bastante chamativos.

AS RESTRIÇÕES DE CULTIVO DO KINO

O kino, ou melão chifrudo africano, pode ser cultivado em climas cujas temperaturas variem entre os 20 °C e os 35 °C.

Temperaturas abaixo dos 12 °C atrasam a germinação das sementes e, acima dos 35 °C impossibilita o cultivo desta planta.

É uma planta de clima árido, desértico, quente – no Brasil será adequado nas regiões de cerrado e caatinga que mais se assemelham às condições ambientais da região original desta planta.

O cultivo do kino, melão chifrudo africano, é feito pela germinação de sementes.

COMO PLANTAR KINO PASSO-A-PASSO

  1. Recolha, limpe e seque as sementes da fruta que você escolheu para plantar (ou compre sementes já preparadas pela internet)
  2. Cada sementes deverá ser enterrada em uma bandeja de germinação, vaso ou diretamente no chão, a meio centímetro de profundidade e coberta com terra peneirada
  3. A terra boa para o melão chifrudo africano é bastante arenosa, bem drenada e adubada com húmus de minhoca ou composto bem curtido e calcário (deixe descansar 30 dias antes de fazer a semeadura, para equilibrar o pH)
  4. Para germinar as sementes mantenha o ambiente úmido e quente (entre os 20º e 35ºC). Você poderá regular a temperatura da germinação com uma cobertura plástica (fazendo uma estufa) nos meses de inverno. Não semeie nos meses mais quentes de verão, quando a temperatura facilmente ultrapassa os 35ºC.
  5. As sementes germinarão em até 6 semanas (80% das sementes germinam, geralmente)

CUIDADOS COM A PLANTA KINO

Esta é uma planta de sol pleno e pouca chuva portanto, se a sua região for chuvosa, proteja-a com uma cobertura. O kino não suporta o encharcamento do solo.

O kino é uma trepadeira que deverá ser conduzida para um suporte ou muro e, principalmente, ficará bonita com suas frutas exóticas penduradas como lanternas amarelo vivo.

Mas, tenha atenção, esta é uma planta africana, de região desértica, que não há necessidade alguma de ser introduzida no nosso país. O Brasil já é rico em plantas frutíferas, medicinais e alimentícias, e não precisa de melão chifrudo ou kino se espalhando pelos biomas nativos.

Agora, não posso negar de que o melão chifrudo faz um vistaço na fruteira da sala. Isso faz!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...