Kino, a fruta com muitos benefícios. Descubra aqui todos!


Do deserto Kalahari vem um melão (ou pepino), o Kiwano ou Kino – na verdade um pepino de chifre africano que, dizem, ajuda nas dietas de emagrecimento.

O nome Kiwano é uma marca registrada da Prinut Inc., empresa que importa o melão chifrudo africano de cultivos na Nova Zelândia e, kino, é o nome com que está aparecendo aqui no Brasil.

Na verdade, esta é uma fruta bem desconhecida para nós, não cultivada aqui e pouco vendida mas, está aparecendo no “marketing do emagrecimento”, como saciante, benéfica, saudável, etc e tal, e nós vamos falar dela.

Lá vai!

QUE FRUTA É ESSA?

O kino, maduro, tem casca amarela e sabor estranho – dizem os que já o provaram que lembra algo entre pepino, kiwi e banana e se acentua no sabor banana quando é colhido maduro.

Esta é uma planta nativa do deserto do Kalahari, na África Austral (Angola, Botswana, Namíbia e África do Sul).

A fruta lembra um pequeno melão oval, com casca rugosa e espinhuda, polpa gelatinosa, amarelo esverdeada e sementes esbranquiçadas (lembram as do pepino).

Por dentro, quando aberto, lembra um maracujá ou romã.

Sua polpa é consumida crua, fresca. Seu consumo é preferencialmente como sobremesa mas, nada impede de que seja usada para compor pratos cozidos ou assados.

O melão africano colhido em estado selvagem é muito amargo pois contêm cucurbitacinas – tem toxicidade para os mamíferos, causa vômitos, cólicas e diarreias – mas, as variedades cultivadas não são tóxicas nem amargas.

Esta é uma fruta que estraga na geladeira mas, se a temperatura ambiente está entre os 20º e os 24º C, ela permanece boa, na fruteira, durante meses.

ONDE SE PRODUZ O KINO

O melão chifrudo africano é cultivado na sua região de origem, África, nos Estados Unidos, em Israel, Nova Zelândia na Itália, em Portugal e na Alemanha.

O kino pode ser cultivado em climas cujas temperaturas variem entre os 20 °C e os 35 °C. Temperaturas abaixo dos 12 °C atrasam a germinação das sementes é, acima dos 35 °C impossibilita o cultivo desta planta.

Leia mais: COMO PLANTAR KINO A PARTIR DAS SEMENTES. 5 PASSOS!

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO KINO

Dizem as informações disponíveis que o kino é uma fruta rica em vitaminas A e C, fibras, potássio, ferro, cálcio e que é pouco calórico também (aproximadamente 25 em uma porção de 100 gramas).

É considerada uma fruta que tem os seguintes benefícios para a saúde:

  • fortalece o sistema imunológico
  • auxilia o processo de emagrecimento
  • equilibra a flora intestinal
  • é refrescante
  • digestivo
  • tem ação isotônica (baixos teores de sódio e altos teores de potássio)
  • proporciona uma maior sensação de saciedade (efeito das fibras que contêm)
  • possui efeito laxante

AS DICAS DE USO

  1. Só consuma o kino bem maduro (aperte a casca para verificar se está mole)
  2. O kino maduro deverá ser de cor amarelo alaranjada, casca que cede ao toque
  3. Antes de comer seu kino, lave bem a casca para livrar seu miolo de qualquer contaminação.
  4. Corte a fruta pela metade (na horizontal, para comê-la com uma colher ou, na vertical, para retirar a polpa, limpar as sementes e misturá-la com a salada de frutas).
  5. As sementes do kino são comestíveis, não há problema em engoli-las, mas também podem ser tiradas da polpa, com a ajuda de uma peneira, ou com os dedos.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...