Como PLANTAR JAMELÃO → Cuidados e Dicas Práticas


Uma das coisas boas de se ter um jardim, no chão ou na varanda, é você poder ter até árvores, e com elas, passarinhos, abelhas e borboletas – enfim, quando a gente cuida da terra a vida se espalha à nossa volta. Vamos aprender aqui a plantar jamelão, jambolão ou jambolão-do-campo e, poder colher nossa própria fruta no pé.

Jamelão é o nome de uma árvore nativa da Índia, Eugenia jambolana ou Syzygium jambolanum que se encontra em diversas regiões do Brasil mas, também é o nome de uma árvore nativa da floresta atlântica, o jambolão-do-mato, Eugenia macrosperma, cuja frutinha é um jambinho delicioso, que bate em sabor à do jamelão.

Como plantar jambolão (ou jamelão)

As duas plantas de mesmo nome popular são árvores de crescimento moderado e fácil germinação, resistentes a solos pobres em matéria orgânica e que aguentam a falta de chuva por períodos prolongados. Mas, a plantinha nova precisa brotar em local sombreado para mais tarde, ir subindo em altura, atingir o pleno sol.

Jambolão-do-mato

O jambolão-do-mato é nativo da floresta atlântica nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, ocorrendo próximo a rios e em encostas. Sua distribuição é restrita e rara, na natureza, mas é possível seu cultivo em jardins urbanos e vasos grandes (com pelo menos 20 litros de terra), desde que se tenha cuidado em não deixar faltar água.

Pode ser plantada em todo o Brasil.

Características da planta

* Frutifica desde o nível do mar até os mil metros de altitude.

* Prefere solos profundos, úmidos, de pH neutro, areno-argilosos de coloração avermelhada.

* Esta planta aguenta baixas temperaturas (até -2ºC),

* Carece de irrigação durante o primeiro ano de formação da muda e aguenta a falta de chuvas, ou regas, após o segundo ano.

* Começa sua frutificação entre o segundo e o terceiro ano de idade.

Poda

Em jardins ou em vaso é aconselhável a poda de topiária, formando a copa para que a árvore não cresça demasiado – também é importante podas frequentes de limpeza de galhos secos e, para maior conforto, corte os galhos que cresçam abaixo dos 2 metros de altura.

Mudas

* As mudas de jambolão-do-mato devem ser feitas com sementes frescas (estas perdem, rapidamente, seu poder germinativo), em sacos individuais preenchidos com terra orgânica e úmida.

* As sementes brotam entre os 30 e os 50 dias e, quando as mudas atingirem os 30 cm (8 meses após a germinação), poderão ser transferidas ao local definitivo – se este for ao pleno sol e a planta estiver em vaso. Lembre-se de não se esquecer das regas!

* Já as mudas de jambolão-do-campo se desenvolvem muito bem na sombra de outras árvores.

Cuidados com a planta

* Você precisará ter, no mínimo, um espaço de 25 m2 (espaçamento de 5 X 5 m) para cada árvore que plantar.

* O ideal é você preparar uma cova quadrada de 50 cm cúbicos e preenchê-la com meio quilo de calcário, um quilo de cinzas, 40% de matéria orgânica, bem misturados ao restante do volume em terra argilo-argilosa do local – deixe curtir por 2 meses antes de colocar a muda de jambolão.

Época de plantio

A melhor época de plantio do jambolão é na primavera.

Jambolão, a árvore grande

As indicações acima são as mesmas para as duas plantas de que falamos aqui. Porém, se você vai cultivar uma árvore de jamelão (Eugenia jambolanum), lembre-se de que esta planta pode crescer até os 15 metros de altura e, consequentemente, suas raízes ocuparão uma superfície subterrânea de igual proporção.

Escolha uma área onde o terreno tenha boa profundidade para que as raízes não tenham dificuldade em aprofundar seu caminho em busca de água e, uma outra condicionante, é de que seja um terreno friável, bem drenado, que não acumule água na superfície por tempos prolongados.

Cultive o seu jambolão sob o sol pleno, com solo bem fértil, profundo e bem drenável.

As abelhas agradecem uma árvore de jambolão

O jambolão, quando flora, é uma exuberância de flores brancas cheirosas. Durante meses você terá flores e frutos, tanto mais quanto mais idade tenha a sua árvore.

Especialmente indicado para você:

JAMELÃO → A FRUTA COM SURPREENDENTES PROPRIEDADES DE CURA!

FRAMBOESA: 5 PASSOS PARA CULTIVAR FACILMENTE EM CASA

SIM, DÁ PRA PLANTAR UVA EM VASO. VEJA COMO É SIMPLES!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...