Framboesa: 5 passos para cultivar facilmente em casa


Framboesa é fruto de framboeseira, um arbusto parecido com a amoreira, sua prima botânica – Rubus idaeus é seu nome científico, da família Rosaceae. A planta é perene e seus frutos dão nas pontas dos galhos – algumas práticas agriculturais facilitam o aumento do tamanho dos frutos e sua quantidade.

Vamos dar uma olhada no que você precisa saber para cultivar uma framboeseira no seu quintal.

A framboesa, ou framboeseira, se dá bem em todo tipo de solo pois não tem grandes exigências nutricionais. O que esta planta vai precisar é de luz, sol, água e espaço – framboesas, como suas primas as amoras também, crescem em uma grande variedade de climas, do frio intenso com neve ao calorão da nossa terra tropical.

Vejamos os 5 passos para cultivar framboesa facilmente em casa:

1. Escolha a variedade de framboesa que você quer ter em casa

variedade de framboesa

Fonte foto

Existem variedades de verão e de inverno – as variedades cujas frutinha são vermelhas e amarelas são bem doces e têm cultivo mais simples. As framboesas escuras, negras, são mais sensíveis a pragas diversas.

2. Compre as mudas

Compre mudas de framboesas já adaptadas ao nosso clima – a framboesa, originalmente, é planta de frio – e plante-as em vasos grandes, em local de sol pleno e área aberta. Se for plantar no chão, evite a proximidade de outras frutas vermelhas.

3. Escolha o local onde plantar

Framboesas gostam de solos frios, pouco férteis, em região de pouca chuva mas, crescem a sol pleno. Esta planta não suporta solo onde já se plantou batatas, amoras, morangos, pimentões, berinjela ou rosas – se for o seu caso, prefira plantar em vasos.

4. Cuidados especiais

Plante no final do inverno, começo da primavera. A sua mudinha de framboesa é muito sensível, cuidado para não machucá-la. Seu crescimento é lento e você deverá, sempre, retirar folhas mortas ou estragadas.

Os galhos da framboesa devem ser direcionados para um local alto, longe do chão. Os frutos aparecem na ponta dos galhos e, desta forma, ficam longe da umidade e mais ao sol e ao vento.

plantar framboesa 2

Fonte foto

5. Colheita

Os frutos da framboeseira são muito frágeis. Seu colheita precisa ser cuidadosa para que não amassem perdendo qualidade. Podem ser conservados na geladeira por até 7 dias. Também podem ser conservados inteiros, congelados, em polpa, secos, ou preparados como geleia ou doce.

A framboesa é um dos frutos vermelhos consagrados, junto com as amoras, morangos, bagas silvestres diversas e os mirtilos.

Especialmente indicado para você:

SUCO VERMELHO: UMA ÓTIMA MISTURA PARA A SAÚDE

MORANGO NA JANELA – JÁ PENSOU EM PLANTAR?

FRUTAS VERMELHAS CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DA MEMÓRIA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...