Como e quando plantar tomilho. Dicas práticas!


O tomilho é uma erva aromática originária da Europa, Ásia e África, na Bacia do Mediterrâneo. Aqui no Brasil são encontradas três variedades bem adaptadas: tomilho-comum (Thymus vulgaris), com folhas pequenas, estreitas, verde escuras; tomilho-limão (Thymus x citriodorus), com folhas verde-claras e sabor cítrico e o tomilho-variegado (Thymus vulgaris Argenteus), com folhas bicolores.

Ter tomilho no jardim, ou em vasos, é sempre uma opção boa para quem gosta de usar esta erva em seus pratos preferidos. Ou para aqueles que confiam no tomilho como erva de cura – e todas as variedades possuem semelhantes qualidades medicinais.

O tomilho pode ser plantado isolado, em canteiros ou vasos, ou em combinação com outras plantas na horta – fica muito bem como bordadura de canteiros ou como acabamento para vasos grandes com frutíferas pois, protege o solo do ressecamento, impede o surgimento de outras ervas concorrentes e ainda espanta os insetos (sim, o timol do tomilho tem efeito inseticida por seu aroma persistente).

Quando plantar o tomilho

O tomilho se planta no final do inverno (ou até antes, dependendo da região) e suas flores começam a brotar no verão. Esta é uma erva rústica que não requer muitos cuidados. Nas suas regiões de origem o tomilho cresce espontaneamente, entre as pedras, no solo calcário e seco.

Em que solo plantar o tomilho

Aqui no Brasil, o tomilho deve ser plantado em solo arenoso, a pleno sol – um mínimo de 4 horas de sol ao dia é importante. Mas, esta planta, por ser rústica e de região seca, não gosta de encharcamentos na raiz então, evite as baixadas onde se acumula a água de chuva.

como plantar tomilho 2

Tomilho

Em mudas, nos canteiros

Se você for plantar as mudas de tomilho diretamente no solo, mantenha um espaço de 30 cm entre cada muda.

Em vasos, na varanda

Os vasos para tomilho precisam de ter, no mínimo 15 cm de profundidade. Em cada vaso faça uma boa drenagem, de preferência com pedras calcárias.

Semear ou estaquia

Você poderá reproduzir o tomilho, se não quiser comprar mudas já formadas, tanto semeando as sementes (use a bandeja de sementeira e transplante para o local definitivo quando as mudas estiverem com 10 cm) como fazendo estaquia de galhos (o galho para estaquia deverá brotar as raízes, em um copo com água, para depois ir para o solo).

Adubar o tomilho é bom

A cada 40 dias espalhe uma cobertura de produtos orgânicos em volta dos pés de tomilho.

A rega do tomilho só se faz quando a terra estiver seca!

vaso de tomilho

foto Vaso de tomilho

Colheita do tomilho

Para seu uso doméstico, seja na cozinha ou como remédio, o tomilho pode ser colhido quando já estiver com, pelo menos, 15 cm de altura (ou seja, 15 dias após o plantio da muda ou, 60 dias após a sementeira).

Os ramos que serão usados devem ser cortados com tesoura, inteiros.

Também se devem cortar os ramos que florescerem, para que a planta ganhe força e produza mais ramos. Mas, deixe sempre alguns, floridos, para coletar sementes e para que os insetos polinizadores se abasteçam – afinal o tomilho é uma das plantas atratores de abelhas.

Semeie seu próprio tomilho e terá plantas com aroma mais forte e persistente do que as que são produzidas para mudas. Afinal, é o sol direto que lhes dá o aroma!

Especialmente indicado para você:

TOMILHO: BENEFÍCIOS, USOS E COMO FAZER O CHÁ

A RECEITA DO ELIXIR DE ALECRIM E SÁLVIA: CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA

SÁLVIA – A PLANTA AMIGA DAS MULHERES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...