Como plantar caqui: dicas práticas de cultivo


Se você gosta de caqui, Diospyros kaki, por que não planta um pé no seu quintal? O caqui é um fruto originário do oriente, muito rico em vitaminas e delicioso quando maduro.

No Brasil há algumas variedades de caqui que você pode plantar: são divididas entre os frutos taninosos – Giombô, Rama Forte e Taubaté – e os não taninosos – Chocolate, Fuyu e Jirô. As mais indicadas para o consumo e cultivo doméstico são as mudas enxertadas do caqui-chocolate e fuyu já que são variedades que não requerem a destanização do fruto (aquele sabor que trava a língua – veja aqui outras informações).

Dicas de cultivo do caqui

No jardim, o caquizeiro vai precisar de, no mínimo 12 m² de área, em local com boa insolação e protegido dos ventos fortes.

O ideal é você comprar uma muda enxertada, da variedade que escolher, em um viveiro de sua confiança. Faça uma cova grande, de 60X60X60 cm, encha-a com esterco animal bem curtido, farinha de osso, cascas de ovo moídas, restos orgânicos.

Caso a sua terra seja ácida será necessário fazer a calagem, adição de calcário, para equilibrar o pH. Deixe descansar por 30 dias antes de colocar a nova muda. A muda deve ser tutorada – com um bambu ou cano de pvc, amarrado ao meio do caule, para que suba erecta.

Durante os 10 primeiros dias, regue sua muda de caqui sempre que não chover no dia. Depois desse prazo, a muda já deverá estar bem adaptada você poderá espaçar as regas, 2 a 3 vezes por semana, no tempo seco.

Leia mais aqui sobre TODOS OS BENEFÍCIOS DO CAQUI: ENGORDA? QUANTAS CALORIAS? SAIBA TUDO!

caqui como plantar

A muda enxertada do caquizeiro dará frutos 3 anos após ser plantada. Uma muda não enxertada demora até oito anos para começar a frutificar. Quando bem cuidado, o caquizeiro é produtivo por mais de 25 anos.

Depois de florir, o caquizeiro demorará de 170 a 200 dias para apresentar um fruto maduro em condições de ser comido. Deixe os frutos amadurecerem na árvore, para perderem o travo que lhes é natural.

Caso sua preferência seja plantar uma muda de caqui das variedades com mais tanino, quando colher os frutos mergulhe-os em álcool por 36 horas – este procedimento, a destaninização, retirará o travo do excesso de tanino, tornando o caqui mais agradável ao consumo.

O caqui é uma fruta rica em vitaminas A e E e que possui muitas propriedades medicinais. Veja sobre isso no vídeo abaixo:

Também é possível plantar caqui em vaso – mas, no vaso, pelo espaço reduzido, a planta crescerá pouco e dará poucos frutos. Outro uso do caqui é para bonsai – ficam muito bonitos.

Esta é uma planta rústica, de bela aparência, muito usada no paisagismo urbano.

Especialmente indicado para você:

COMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL

COMO PLANTAR MANGUEIRA EM VASO

ANTIOXIDANTES NATURAIS: QUAIS SÃO, AS FONTES E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Lina
    Publicado em 02/03/2021 às 3:06 pm [+]

    Comprei uma chácara com varias árvores grandes de caqui, que dão frutos bem pequenos e marrentos. Porque será? O que fazer?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...