Orquídeas – como cultivá-las dentro de casa ou no jardim (VÍDEO)


Orquídeas são mesmo lindas e duvido que haja alguém que não goste delas. Mas cuidar de orquídeas tem seus “quês”. Veja aqui, neste artigo, algumas boas dicas.

Ele diz que o principal é colocá-las em ambiente claro e fresco e não exagerar com as regas – no verão, 1 vez por semana e no inverno, de 15 em 15 dias. O melhor é você por o vaso onde está a orquídea, dentro de um balde com água, tirar e deixar escorrer.

Orquídea gosta de ambiente úmido e, no calorão do nosso país o melhor ambiente sempre é o banheiro.

Mas, dependendo das espécies, as orientações são diferentes – tem orquídea que floresce na sombra, só. Tem orquídea que gosta de sol para florir.

E saiba que uma orquídea bem cuidada pode acompanhar sua vida e a de sua família.

Neste vídeo você ouve outro especialista que ensina como cultivar durante o ano todo, em função do tipo de orquídea

Orquídea, diz a especialista, gosta de estar firme no vaso, não pode estar balançando, em ambiente úmido.

E aqui, uma técnica de cultivo de orquídea em vaso. Sim, porque elas também gostam de ser colocadas, bem firmes, amarradas, em troncos de árvore, ou galhos frondosos, especialmente se há um espelho d’água por baixo que vai garantir a umidade de que a orquídea precisa. Mas, vejamos no vídeo, como se pode formar um vaso de orquídeas, desde o substrato até a estrutura.

E aqui você vai aprender a tirar mudas de uma orquídea, a Dendrobium e mostra algumas dicas especiais para essa espécie exótica porém altamente produtiva e linda. Também, se você gosta desta orquídea, dê uma olhada aqui neste site que tem muito boas dicas.

Achei muito interessante este vídeo, que mostra como se fazer um meio de cultura adequado para você poder fazer brotar sementes de orquídeas sem ter que gastar muito. Essa dica é para os orquidófilos mas, você também pode tentar, uai!

E quando você ganha uma orquídea, ou traz uma de um casamento, enfim, você tem de aprender a replantar as orquídeas. Este vídeo te mostra, passo a passo, como fazer a mudança de vaso, a limpeza das raízes, a escolha dos bulbos. A especialista indica usos de vaso de barro ou de plástico mas, diz que a maneira de se cultivar é diferente por causa da maior capacidade de retenção de umidade que tem o plástico.

E qual é o melhor substrato para se cultivar as orquídeas? Diz o orquidófilo que hoje se usa uma combinação (casca de coco, esfagno, lascas de pinus, carvão lavado e ) e diz o cientista que, o ideal é a gente imitar a natureza.

E aqui te apresento uma alternativa de adubo orgânico adequado para as suas orquídeas, feito à base de torta de mamona, cinzas e farinha de osso. A receita é fácil de se fazer, no vídeo tem as medidas exatas.

E, uma última dica porém, super importante. Não colete orquídeas nativas nas matas – muitas estão em avançado processo de extinção por conta da ação de mateiros e colecionadores.

Escolha as orquídeas mais adequadas para a sua região, são estas que se darão melhor em sua casa também. Aqui tenho o catálogo de orquídeas do Ceará, muito legal. E acredito que você, pesquisando, também achará para outras regiões do país.

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA

COMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL

COMO PLANTAR HORTELÃ EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...