Cenoura: como cultivar em casa


Sabe aquela cenoura bonita que você comprou no supermercado ou na feira? Pois é, basta você cortar um pedaço dela, na ponta mais grossa, onde ainda aparece um pouco do caule. Sim, isso mesmo, corte um pedaço de 2 a 5 cm, deixe em água até começarem a surgir folhinhas na parte de cima, coloque num vaso fundo (os vasos de 25 cm são ideais) com terra bem arenosa e regue diariamente.

A cenoura gosta de água, mas cuidado para não encharcar a terra, pois a cenoura pode apodrecer se a umidade for excessiva. Também é bom que o vaso seja fundo, pois é essa profundidade que vai permitir que a cenoura cresça. Também prefira terra misturada com areia, numa proporção de 1:1. A cenoura cresce bem em terra bem drenada, arenosa, que lhe possibilita expandir-se confortavelmente.

O sol que chega na sua varanda ou na janela da cozinha são suficientes para que a cenoura cresça saudável, desde que tenha luz solar por, pelo menos 4 horas ao dia.

Quando as folhas da cenoura estiverem já amarelando, o que deverá acontecer entre 6 a 7 semanas depois, você poderá tirar sua cenoura da terra pois ela já estará madura para ser comida. Pode ser que o “cultivar” escolhido amadureça mais cedo, ou até, mais tarde. Você terá que experimentar para saber qual é o prazo bom para o tipo de cenoura que você escolheu, certo?

As cenouras novas, pequenas, podem ser comidas, são bem doces e macias. As cenouras “no ponto”  de amadurecimento são as melhores, já plenas de todos os compostos que nos fazem bem à saúde. Já a cenoura que passou do ponto, bem, essa é amarga, não tão gostosa, mas pode ser usada em cozinhados, sem nenhum problema.

Se não nascerem cenouras, no mínimo você conseguirá produzir suas ramas, flores e sementes. As ramas floridas da cenoura atraem muitas abelhas, o que é muito importante para a polinização das plantas da sua horta doméstica. 

Além disso, estas ramas são comestíveis, refogadas ou cortadas, fininhas em saladas, são muito saborosas e nutritivas. As sementes podem ser semeadas na terra, para se obter novas cenouras, orgânicas, se você não usar químicos.

Para fazer essa pequena experiência de produção caseira escolha a cenoura que você mais gosta. Na reprodução vegetativa, essa forma que indicamos aqui, a nova cenoura será exatamente igual à sua anterior.

Veja também essa experiência no vídeo abaixo, descrito por Toni, na sua “Huertina” onde faz vários experimentos deste tipo. É bastante interessante e didático: 

Digamos que não é difícil ter cenouras frescas e orgânicas em casa. Basta cultivar, não é mesmo?

Leia também: Dicas para o cultivo de ervas aromáticas na varanda de casa




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...