Como fazer sabão caseiro usando cenoura e calêndula em apenas 5 passos

sabão-caseiro-como-fazer

Se cada ação cotidiana nossa for tomada pensando em ser mais sustentável, podemos promover grandes diferenças para as nossas vidas. É o caso de produtos que, em geral, adquirimos em supermercados sem conhecer a procedência e a quantidade de elementos químicos que contêm.

Para tomar decisões mais responsáveis, é preciso que nós mesmos sejamos capazes de fazer os produtos que queremos substituir, como, por exemplo, o sabão. Podemos fazer sabão de aloe vera, glicerina, ervas especiais, etc.

Vamos aprender como fabricar nosso próprio sabão de forma artesanal. Nesta receita dada pelo site La Bioguia, vamos aprender a fazer um sabão de cenoura e calêndula, que tem propriedades anti-envelhecimento e hidratantes naturais.

A cenoura tem propriedades que cuidam da pele seca e com acne, tais como a alta concentração de betacaroteno e antioxidantes que protegem a pela dos raios UV, da contaminação ambiental e da ação de radicais livres. Além disso, ela contribui para manter o tom da pele pelo aumento da produção de melanina. A cenoura também ajuda a restaurar o pH com água e vitaminas, mantendo a pele hidratada e tratando pequenas feridas.

O azeite de calêndula tem propriedades naturais que protegem e reparam a pele sensível, irritada ou inflamada, promovendo hidratação e regeneração natural. 

Ingredientes

500 g de sabão base de glicerina vegetal
5 g de calêndula macerada em azeite de oliva
5 g de cenoura macerada em azeite de gergelim 
15 g de gel de aloe vera
Azeite essencial de melaleuca

Como fazer macerados?

Para fazer os macerados, você deve colocar a planta em azeite vegetal (coberta completamente) durante 40 dias, no mínimo, em um lugar escuro e seco. Agite o frasco (esterilizado) onde for colocá-la diariamente e filtre para usar. 

Preparo

1. Corte o sabão base em pequenos pedaços e coloque-os em uma panela em banho-maria, mexendo até que derreta bem.

2. Misture os azeites macerados, o gel de aloe vera, pétalas de calêndula e triture tudo com um processador. 

3. Acrescente a mistura ao sabão derretido e mexa bem. Agregue o azeite de melaleuca. 

4. Coloque o sabão em moldes e deixe esfriar. 

5. Antes que endureça completamente, corte-o em barras.

E pronto!

Leia também: