Como fazer flores de papel‏ passo a passo


Não há nenhuma dúvida que um dos presentes mais bonitos que a natureza nos dá são as flores. Sejam rosas ou margaridas, sempre há uma para agradar a cada pessoapela linda aparência ou agradável aroma.

Muitas vezes, no entanto, não temos as condições ideais para cuidar de flores em casa ou em nosso ambiente de trabalho. Por isso, podemos reproduzir um pouco de sua beleza com flores artesanais feitas por nós. Vamos então aprender como fazer flores de papel passo a passo de uma maneira fácil e que garantirá resultados muito bonitos.

Por maior que seja a simplicidade que o nome “flor de papel” possa insinuar, é garantido que as flores de papel são muito mais do que uma mera representação estática (e estética). As possíveis formas e cores, assim como das flores naturais, têm o poder de nos influenciar positivamente, seja ao garantir alegria visual a um ambiente ou mesmo como saudável alimento de uma boa lembrança.

As flores de papel que ensinaremos poderão ser utilizadas como belos presentes para uma pessoa especial ou mesmo como enfeite de vasos ou mesas. Quando utilizadas as cores certas nas situações adequadas, os resultados podem ser surpreendentes. Além disso, a própria prática artesanal de criação de flores é extremamente saudável e faz bem para a mente, pois trabalha os neurônios e fortalece a memória.

Material necessário para fazer flores de papel

É possível fazer flores de papel basicamente com qualquer papel, mas aqui focaremos no papel crepom que garante belos resultados, isso porque sua textura é muito similar à da pétala de uma flor de verdade.

Há basicamente duas técnicas distintas que abordaremos para se fazer uma flor de papel. Veremos um pouco de cada e ainda dar dicas de onde e como utilizá-las. O material que precisaremos é o seguinte:

círculo verde 2 rolos de papel crepom: um para a cor das pétalas e outro para o miolo da flor, em geral um tom mais escuro que o papel das pétalas;

círculo verde 1 tesoura;

círculo verde Cola branca (preferencialmente de bastão para evitar o cheiro da cola líquida);

círculo verde 1 arame (para o caule da flor caso opte por esta possibilidade).

O material acima indicado é o suficiente para a criação dos dois tipos de flores que sugerimos. Com a prática você poderá usar a criatividade para criar suas próprias flores de papel dos mais variados tipos e cores.

Passo a passo para fazer flores de papel de mesa

Começaremos a desenvolver nossa técnica neste belo artesanato com as flores de papel de mesa, que servirão como lindos enfeites em mesas para jantares românticos, eventos festivos, aniversários, ou qualquer outra festividade que aceite cores e alegria.

Primeiramente, escolhemos o papel crepom com a cor de nossa preferência. Aqui usaremos a cor rosa.

Tendo o rolo de papel crepom em mãos, nós o abrimos e começamos a cortar pedaços em formas de pétalas. Podemos tanto marcar antes com um lápis a área que cortaremos como podemos usar um molde de papelão. A pétala pode ter aproximadamente 5 centímetros de altura. Veja como aconselhamos que fique na figura abaixo:

Como fazer flores de papel 2

http://ohsobeautifulpaper.com/

Quando tivermos pelo menos 5 pétalas cortadas podemos montar nossa primeira flor de papel. Com a extremidade das pétalas separadas, colocamos as bases de cada uma dando a forma geral de um círculo.

Aqui é muito aconselhável que se use cola bastão, primeiro para evitar o forte cheiro da cola líquida, e depois porque a cola líquida em si pode manchar a pétala. Faça então uma pequena bolinha com o papel crepom mais escuro, pois ela será colada ao centro para arrematar, sendo o miolo da flor. Veja como fica a flor final:

Como fazer flores de papel 3

Como se vê, qualquer cor escolhida dará um lindo aspecto à flor, até mesmo as texturas listradas. Estas lindas flores de papel podem ser utilizadas como enfeites de mesa, ao redor de banheiras, camas, ou em qualquer ambiente que você queira dar um toque alegre. Caso a situação seja romântica (e não um jantar), você pode ainda borrifar levemente um perfume preferido sobre as flores para que elas também tenha um aroma agradável.

Como fazer flores de papel 4

Como fazer flores de papel 5

http://ohsobeautifulpaper.com/

Como fazer rosas de papel crepom passo a passo

Outra flor extremamente fácil de se fazer é a rosa. Aliás, esta é uma das flores preferidas daqueles que prezam pelo amor e também pelo romance. Podemos usar as rosas de papel para presentear as mães, por exemplo, ou a pessoa que enche nosso coração de alegria.

Para fazer uma rosa de papel utilizaremos também o papel crepom. Pegamos primeiro o arame de mais ou menos 15 centímetros de comprimento e numa das extremidades começamos a enrolar uma tira de papel crepom, até que tome o aspecto cheio e oval. Este será o miolo de nossa rosa:

Como fazer flores de papel 6

Como fazer flores de papel 7

Com o miolo da rosa pronto, faremos então a rosa em si. Para tal, utilizamos uma tira mais larga de papel crepom e a passamos em volta do miolo com menos pressão. Passamos mais ou menos umas 10 a 15 voltas, até vermos que a rosa tomou aspecto:

Como fazer flores de papel 8

Como fazer flores de papel 9

Como fazer flores de papel 10

http://www.bolsademulher.com/

Você verá que a rosa pronta é surpreendentemente linda e com aspectos muito reais. Caso queira incrementar, você também pode utilizar papel verde em volta do caule e ainda montar a base da flor, como na figura seguinte:

Como fazer flores de papel 11

http://www.bolsademulher.com/

A sua rosa poderá ser usada como uma bela lembrança em muitas situações. Não custa quase nada fazer um lindo artesanato como uma flor de papel, e com este passo a passo que apresentamos você pode ver a simplicidade do processo. Com um pouco de criatividade você pode fazer diversos outros tipos de flores das mais belas cores e formas.

Talvez te interesse ler também:

PAPEL RECICLADO DE GARRAFAS PET

COMO REAPROVEITAR O ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

COMO FAZER ENVELOPES LINDOS E CRIATIVOS REUTILIZANDO PAPE

DIA DA MÃES: 10 PRESENTES QUE NÃO TÊM PREÇO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...