10 animais em extinção que podem desaparecer ainda este ano


Atualmente, há 5.200 espécies de animais em risco de extinção, segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza. Desse total, 25% são anfíbios e mamíferos, 11% são aves, 20%, répteis e 34%, peixes.

Algumas dessas espécies estão em risco de desaparecem ainda este ano, caso nós não nos conscientizemos desse fato e não tomemos providências para evitá-lo.

Conheça, a seguir, algumas das espécies em risco de extinção em 2016.

1. Rinoceronte-de-java

foto

foto: flickr

A principal ameaça ao rinoceronte-de-java é a caça, porque na China se crê que seus chifres têm propriedades terapêuticas.

Não faz muito tempo, centenas de rinocerontes viviam livremente no Vietnã, mas já não restam mais nenhum. Os que sobrevieram encontram-se numa área protegida da ilha de Java.

2. Vaquita marina

vaquita china

foto: wikimedia

A vaquita marina é un cetáceo que foi descoberto em 1958, mas acredita—se que só existam menos de 100 exemplares vivos da espécie. Ela tem um corpo similar ao de um golfinho. Todas as vaquitas vivem na costa mexicana do Pacífico.

O perigo que as ataca é a pesca de arrasto, que as captura sem que elas sejam o alvo específico. Cientistas asseguram que se elas não desaparecerem ainda este ano, até 2018 serão extintas, a não ser que se realizem ações para salvá-las.

Leia também: ‘COCAÍNA AQUÁTICA’: O REMÉDIO NATURAL CHINÊS QUE ESTÁ LEVANDO DUAS ESPÉCIES MARINHAS À EXTINÇÃO

3. Elefante-de-sumatra

elefante sumatra

foto: wikipedia

O elefante-de-sumatra teve sua população diminuída em 70% nos últimos anos, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza. Alguns vivem nas selvas da Indonésia, mas são ameaçados por caçadores que querem seu marfim para vender no mercado.

Em 2014, três elefantes foram encontrados mortos na ilha de Sumatra sem seus dentes, causando grande comoção.

4. Lêmure-do-norte

lemure

foto: wikipedia

O lêmure é um animal doce que vive na ilha de Madasgacar e que se tornou famoso com a animação que leva o nome da ilha. Infelizmente, restam apenas 50 animais da espécie, que podem desaparecer a qualquer momento.

A região que habitam não é protegida e não há nenhum plano de conservação para eles.

5. Orangotango-de-sumatra

orango tango sumaria

foto: wikipedia

Essa classe de orangotango é outra espécie da selva de Sumatra ameaçada de extinção. Restam, apenas, 300 deles porque a indústria da madeira acabou com 80% do seu hábitat.

Leia também: INDONÉSIA: FLORESTAS EM CHAMAS E ORANGOTANGOS EM RISCO

6. Leopardo-de-amur

leopardo amur

fonte foto: wikipedia

O leopardo-de-amur há muitos anos corre risco de extinção, restando apenas 40 deles, hoje, no mundo. Eles vivem no norte da China e no sul da Rússia e sua principal ameaça são os caçadores

7. Tartaruga-gigante

tartaruga gigante

foto: wikipedia

A tartaruga-gigante, também conhecida por tartaruga-de-couro ou de quilha é a maior espécie de tartaruga marinha do mundo, sendo que o seu exemplar maior chegou a pesar 916 kg.

Atualmente, restam, apenas 250 desssas tartarugas vivendo em águas mexicanas sob a ameça de resíduos plásticos que nadam no mar, que atuam como armadilhas.

8. Gorila-da-montanha

gorila montanha

foto: wikipedia

O gorila-da-montanha é outra espécie ameaçada pela destruição de seus hábitat e pela caça ilegal. Não sobraram mais do que 500 deles, que vivem hoje, por sorte, em parques nacionais na África, que são zonas protegidas.

9. Saola

saola

foto: wikipedia

O saola é um animal exótico e bonito que alguns chamam de unicórnio asiático. Foi descoberto em 1922, no Vietnã, mas restaram apenas 350 deles, devido à caça e às armadilhas instaladas por aldeões vietnamitas que, na verdade, queriam caçar outros animais, como o javali.

Leia também: UNICÓRNIOS EXISTEM E ESTÃO EM EXTINÇÃO

10. Tigre-siberiano

tigre siberiano

foto:wikipedia

O tigre-siberiano vive nessa região da Rússia ameaçado pela caça ilegal, já que sua pele é usada para confeccionar casacos, bolsas e almofadas.

Foram registrados, em 2014, apenas 250 exemplares desses tigres vivendo em liberdade.

A extinção desses animais é um alerta para nós tomarmos consciência da ação humana sobre eles, seus habitats e sobre nossos hábitos de consumo.

Aqui no Brasil, infelizmente, a nossa maior e mais recente colocou em risco várias espécies de animais com a contaminação do Rio Doce.

Talvez te interesse ler também:

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO

ELEFANTES TORTURADOS PELO TURISMO: ASSINE A PETIÇÃO PARA ACABAR COM OS MAUS-TRATOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...