Bem-vindo Maio com seus alimentos da estação


Maio, mês do trabalhador e de se presentear com uma boa alimentação, especialmente na data de hoje, que dá início a esse mês marcado pela luta mundial por melhores condições de trabalho e vida.

Para este mês escolhemos a batata doce como estrela da lista dos alimentos de estação, que você poderá encontrar em abundância nas feiras, e provavelmente com preços menores e qualidades nutricionais realçadas, pois são os alimentos em suas épocas.

A batata-doce é um alimento muito rico em fibras, vitaminas A e C (e em menor quantidade B e E), proteínas, potássio, magnésio, ferro e cálcio. Também é rica em flavonóides e antocianinas, antioxidantes que são verdadeiros remédios naturais contra o envelhecimento.

A Associação Americana CSPI (Center of Science in the Public Interest), em um ranking dos alimentos mais saudáveis, colocou a batata doce em primeiro lugar. Este tubérculo obteve a maior pontuação graças à sua elevada concentração de substâncias benéficas para o nosso corpo.

Receitas com batata-doce? Simples: basta usá-la em todas as receitas em que você usaria batata ou abóbora, dado que o sabor deste tubérculo está no meio desses dois alimentos mais conhecidos e utilizados na nossa cozinha.

Outros alimentos para abusar em maio são o repolho, a cenoura e o agrião.

Que tal preparar um prato de arroz integral, feijão, salada de agrião e repolho com cenoura? Eu faço sempre esse prato de repolho com cenoura que é meio chinês, parecido com o recheio que se usam nos rolinhos primavera.

Na foto abaixo fiz este prato com o arroz preto e faltou o agrião:

Arroz preto, feijão, repolho e cenoura

É muito simples de preparar: basta cortar o repolho e a cenoura em tiras bem fininhas e levá-los para cozinhar em panela tampada com fogo baixíssimo, com um abundante fio de azeite e um pouco de sal. Assim que os alimentos murcharem, retire-os do fogo e sirva.

E para a sobremesa, as frutas da estação são: caqui, carambola e graviola.

Assim, bem alimentados, estamos todos prontos para lutarmos por nossos direitos de trabalhadores e cidadãos.

Um feliz mês de maio a todos 🙂




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...