Açúcar demerara é melhor que açúcar branco?


Pouca gente se dá conta da enorme quantidade de açúcar que ingere diariamente. Além do popular açúcar, usado para adoçar sucos, bebidas quentes e compor receitas, existe muito desse ingrediente em diversos outros alimentos, inclusive em alimentos salgados industrializados.

Sabe aquela bolacha água e sal que você considera inofensiva? Tem açúcar! Apesar de fazer parte, em larga escala, da dieta da maioria das pessoas, o açúcar pode fazer muito mal para a saúde por conter calorias vazias, ou seja, não contém nutrientes e podem engordar, favorecer o aparecimento de doenças como diabetes e obesidade, e pode ainda viciar. Isso mesmo! Já que seu consumo estimula produção de serotonina e dopamina, ambos hormônios associados ao bem-estar e ao sistema de recompensa.

Mas existem formas de consumir açúcar, sem prejudicar tanto a saúde?

Todo açúcar é sacarose

Todo açúcar é sacarose do ponto de vista químico, ou seja, frutose mais glicose. Portanto, quanto à sua composição química não há diferença entre os diversos tipos de açúcar, nem mesmo quanto às calorias. A diferença substancial estaria na cor, sabor e consistência.

O açúcar mascavo ou demerara são mais escuros porque contêm resíduos de melaço, dado que são menos refinados que o açúcar branco.

Há diferenças nutricionais? Há quem diga que o melaço contém traços muito pequenos de minerais e vitaminas, mas tão insignificantes que não haveria nenhum benefício em escolher esse tipo de açúcar.

Mas nem todo nutricionista concorda com a pobreza dos açúcares mais escuros, e aconselha o uso do açúcar quanto menos refinado e mais escuro, melhor.

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, entre o mascavo e o açúcar de confeiteiro (o açúcar mais refinado dos refinados) existem uma série de procedimentos que vão, a cada etapa de processamento, retirando nutrientes e acrescentando aditivos.

O que é açúcar demerara?

Demerara é um dos vários tipos de açúcar que existem. Ele é um intermediário entre o açúcar cristal e o açúcar mascavo.

Este açúcar não passa pelo mesmo processo de refinamento que o açúcar branco. Por esse motivo, ele tem uma cor amarronzada e um gosto mais acentuado. Por não passar por tantos processos químicos, ele é mais rico nutricionalmente, o que é um ganho  em termos de saúde, desde que consumido com moderação.

O Dr. Lair Ribeiro recomenda o demerara em vez do mascavo porque, segundo ele, o mascavo tem problema de contaminação por fungo devido a um processo precário de armazenagem desse açúcar no Brasil.

Propriedades do açúcar demerara

O açúcar demerara é menos prejudicial que o açúcar refinado, justamente por não passar por todo um processo de refinamento até chegar ao branco total. E por conter menos aditivos químicos, ele diminui a quantidade de toxinas ingeridas além de manter em sua composição minerais essenciais para a saúde como cálcio e ferro.

As diferenças com o açúcar refinado

O açúcar refinado passa por um processo complexo para ficar com o aspecto branco. Por esse motivo, o alimento industrializado fica pobre nutricionalmente, contendo apenas calorias.

Já o demerara é mais natural e conta com nutrientes, mas por ter um gosto mais suave e menos doce, pode ser um problema na medida em que se usa maior quantidade de demerara para adoçar.

O demerara é melhor que o branco?

Sim, se você considerar que o demerara preserva alguns nutrientes, ao contrário do branco. Mas em quantidade ínfima. Além disso, em termos calóricos e de índice glicêmico, não há diferenças.

Importante frisar isso porque muita gente acha que um é mais saudável que o outro porque engorda menos. Não! Ambos podem engordar igualmente e devem ser evitados por pessoas com diabetes e outros problemas de saude. Consulte um médico e ou nutricionista.

Como a grande diferença entre estes açúcares está na cor, sabor e textura, considere o preço e o teu paladar para não trocar seis por meia-dúzia.

Menos açúcar é mais

Por fim é importante destacar que o consumo de açúcar, qualquer tipo que seja, deve ser estritamente limitado. Muitos alimentos contêm açúcar naturalmente como as frutas, alguns vegetais e o leite. Adoçar coisas como chá e café são costumes que podemos mudar.

Além disso, ainda que o açúcar demerara possa, por ser menos refinado e por conter melaço, possuir alguns nutrientes a mais em relação ao açúcar branco, as quantidades destes nutrientes seriam muito baixas, se se considerar a quantidade usada para adoçar um cafezinho.

Saiba mais no vídeo abaixo do Dr. Moacir Rosa:

Açúcar saudável de verdade

Se bater aquela vontade louca de doce, quel investir realmente em saúde e preferir comer uma deliciosa tâmara ou um maravilhoso damasco? Aí sim você terá feito a escolha certa…

E as opções saudáveis são muitas!

Talvez te interesse ler também:

FRUTAS SECAS: POR QUE VOCÊ DEVERIA COMEÇAR AGORA O HÁBITO DE COMÊ-LAS SEMPRE

SERÁ QUE VOCÊ COME MUITO AÇÚCAR? DESCUBRA OBSERVANDO ALGUNS SINAIS

BEBIDAS AÇUCARADAS AUMENTAM O RISCO DE MORTE PREMATURA, ESPECIALMENTE EM MULHERES

AÇÚCAR MAGRO ENGORDA?

AÇÚCAR DE COCO É O MELHOR DE TODOS?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...