Meta de redução de açúcar no Brasil passa a vigorar a partir de 2020


Várias pesquisas vêm demonstrando que o consumo de açúcar é bastante prejudicial à saúde, sobretudo, o açúcar contido em produtos industrializados.

Devido aos diversos males provocados pelo consumo do açúcar que vêm afetando a saúde de milhões de brasileiros, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou esta semana o primeiro acordo para reduzir o teor de açúcar em alimentos industrializados.

Essa ação faz do Brasil um dos primeiros países do mundo a buscar metas para tal diminuição, que é reduzir 144 mil toneladas de açúcar até 2022.

“É um número significativo na busca da conscientização da nossa população. Para que tenhamos menos problemas de doenças que podem ser evitadas na nossa sociedade, como a diabetes e a hipertensão“, disse Occhi.

Onde menos doce?

Cinco categorias de alimentos passarão por mudanças, a fim de se adequarem à meta. São elas:

  • bebidas adoçadas
  • biscoitos
  • achocolatados em pó
  • bolos
  • mistura para bolos e produtos lácteos.

Os campeões do açúcar são os biscoitos e os produtos lácteos, por isso, eles devem ter reduzidos o ingrediente em 62,4% e 53,9%, respectivamente. Já para bolos, a meta é de até 32,4% e para as misturas para bolos, até 46,1% do teor de açúcar. Os achocolatados, tem como meta de redução até 10,5% e as bebidas açucaradas até 33,8%.

Sem adoçante

O Ministério da Saúde informa que esses alimentos não poderão ser substituídos por adoçante, e sim devem ter o teor de açúcar reduzido em sua produção.

Caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscalizar o cumprimento desta norma a cada dois anos a partir de 2020.

O acordo teve como modelo o que fora firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para reduzir o teor de sódio em produtos, cuja previsão de diminuição é de 28,5 mil toneladas até 2020.

Um grande ganho para a saúde de todos os brasileiros. O açúcar, além de fazer mal à saúde, sobretudo, o refinado, mascara o sabor dos alimentos. Tenha uma alimentação saudável e livre de qualquer composto artificial.

Talvez te interesse ler também:

SUGAR TAX: EM VIGOR NO REINO UNIDO O IMPOSTO SOBRE AS BEBIDAS AÇUCARADAS

AÇÚCAR DESINFETA, CURA FERIDAS E FAVORECE A CICATRIZAÇÃO. O ESTUDO QUE SURPREENDEU A CIÊNCIA

AÇÚCAR REFINADO: 10 RAZÕES CIENTIFICAMENTE COMPROVADAS PARA LIMITAR O CONSUMO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...