Sorvete especial para aliviar os sintomas da quimioterapia em pacientes


Quem já passou por uma quimioterapia ou já acompanhou um paciente com câncer, sabe que a inapetência é muito comum nessa fase do tratamento da doença.

A quimioterapia provoca náuseas, vômitos, dor de cabeça, feridas e secura na boca, aftas e mucosite. Com todos esses efeitos colaterais, o paciente se recusa a comer justamente quando ele mais precisa de uma dieta equilibrada.

Pensando em solucionar esse grave problema, a nutricionista Paloma Mannes, especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade, apresentou, no seu Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um alimento que não somente alivia aqueles sintomas como atua como suplemento alimentar: um sorvete.

A estudante explica que: “Eu e minha preceptora, Akemi Arenas Kami, e minha orientadora, Francilene Gracieli Kunradi Vieira, pensamos em algo que fosse aplicável no dia a dia dos pacientes, viável do ponto de vista econômico e prático para o hospital, além de amenizar os sintomas mais decorrentes do tratamento quimioterápico”.

Paloma ainda disse à BBC que o alimento visa a proporcionar aos pacientes nutrição com prazer. O sorvete contém fibras, proteínas e tem alta densidade energética, além de ser muito saboroso.

Bom, existe até uma dieta do sorvete:

Após realizar um levantamento bibliográfico, a pesquisadora descobriu que um alimento gelado atenderia aos requisitos esperados por sua pesquisa.

A surpresa foi que uma empresa fabricante de sorvetes de Florianópolis acreditou no trabalho da nutricionista e começou a produzi-lo.

A pesquisa detectou em estudos anteriores que pacientes em quimioterapia sentem desejo alimentar por frutas, sucos e sorvetes.

Teste de qualidade

O sorvete, que foi criado em 2017, passou por testes de análise sensorial com 30 pacientes em quimioterapia e com 108 consumidores saudáveis, os quais tiveram de atribuir uma nota de 1 a 7 ao produto, sendo que as notas acima de 5 significavam que houve aceitação.

Os resultados de aceitação para os três sabores fabricados variaram de 77% a 98%. Isso representa uma alternativa terapêutica tanto em prevenção quanto em recuperação nutricional de pessoas doentes, além de ser uma boa opção para quem é saudável.

Humanização

Além do fator nutricional, a questão humana é outro ingrediente encontrado na composição do sorvete.

Um alimento gostoso, refrescante e que alivia as dores e irritações traz conforto em um momento difícil da vida de um doente.

O incentivo em ciência é fundamental para pesquisas como essa, desenvolvida para promover o bem-estar de quem tanto precisa. Investimento em ciência é uma forma de tornar a nossa vida melhor, por isso, ela precisa ser valorizada por todos nós e pelos governos!

Talvez te interesse ler também:

6 RECEITAS DE DELICIOSOS SORVETES VEGANOS

SORVETE DE ABACATE, SUPER NATURAL E SEM LEITE, É SENSAÇÃO DO MOMENTO

SORVETE: 5 RECEITAS CASEIRAS SAUDÁVEIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...