ervilha
ervilha

ERVILHA: 12 Benefícios e Propriedades de Emagrecimento

Muita gente associa a proteína apenas às fontes animais, e se esquece que existe uma gama de vegetais cheios dessa propriedade, e de muitas outras vantagens nutricionais. Por exemplo, a ervilha. Ela é uma das melhores fontes proteicas, por conter quase o dobro de proteínas da maioria dos vegetais.

Além disso, é muito fácil e barata de cultivar, e pode compor ótimos pratos, como saladas, sopas, e acompanhamentos dos mais diversos. Quem fizer essa escolha, vai estar incluindo no cardápio um alimento rico em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras. Ela incrementa os pratos, e também dá aquela turbinada na saúde. Olha só.

Os benefícios da ervilha são:

É boa para o coração

A ervilha contém niacina, uma substância que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim – o LDL. Contém ainda flavonoides, que atuam como anti-inflamatório e ajudam na prevenção de coágulos de sangue, responsáveis por grande parte dos problemas cardíacos, como AVC e infarto, e impedem a formação de placas nas artérias.

O Zinco, as vitaminas do Complexo B e o ácido fólico ajudam na preservação das paredes dos vasos sanguíneos. Por todos esses motivos, a ervilha é uma ótima aliada na prevenção de uma série de doenças cardíacas.

Previne a diabetes

Por ser de baixo índice glicêmico, a ervilha atua também como uma boa prevenção contra o aparecimento de diabetes, e também pode ser consumida por quem sofre com a doença. Os antioxidantes presentes nesse alimento e o potencial anti-inflamatório da ervilha servem ainda como aliados da regulação dos níveis de açúcar no sangue, tendo em vista que o estresse oxidativo e a inflamação são fatores de risco para o aparecimento da diabetes.

Faz bem à visão

A ervilha contém luteína, uma substância que não é produzida pelo corpo humano e é essencial para proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios solares. Por isso, a ervilha é também uma amiga da visão.

Fortalece os ossos

O cálcio, um elemento essencial para proteção e fortalecimento ósseo, é encontrado na ervilha também. Além disso, ela contém vitamina K, B e ácido fólico, componentes que ajudam na absorção de cálcio e prevenção de doenças ósseas, como osteoporose.

Ajuda a digestão

Excelente fonte de fibras, a ervilha auxilia no bom funcionamento intestinal, na medida em que facilita a digestão, tornando-a mais eficiente, e reduzindo as chances de desenvolvimento de problemas, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, entre outras.

É boa para os músculos

Reconhecidamente uma boa fonte de proteínas, as ervilhas ajudam no fortalecimento muscular, sendo muito melhor do que boa parte dos suplementos industrializados.

É boa para a pele

Por conter antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis, que ajudam a evitar os radicais livres, que, em longo prazo, degradam as células; as ervilhas são boas para a pele também. Elas auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

Faz bem para o cérebro

O magnésio, ferro, fósforo e zinco presentes na ervilha são minerais importantes para a boa saúde do sistema nervoso. A vitamina K, que também compõe o alimento, é importante para o cérebro e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes e as vitaminas, principalmente a C, presentes na ervilha, auxiliam no fortalecimento dos sistema imunológico. A vitamina C ajuda ainda na melhor absorção de ferro, um elemento que, quando em falta provoca sintomas, como cansaço, fadiga, etc.

Combate o câncer

A ervilha é rica em diversos antioxidantes importantes, que atuam de modo preventivo no organismo, como os carotenos, polifenois, luteína, entre outros, auxiliando o organismo a evitar a degração das células, restrigindo as chances de aparecimento de diversos tipos de câncer.

É boa para o sangue

Por conter uma boa quantidade de ferro, a ervilha é útil também na prevenção de doenças do sangue, como anemia. O ferro é o grande responsável por levar o oxigênio para as células de todo corpo. Por isso, consumir produtos com esse elemento é tão essencial.

Previne a depressão

A ervilha contém folato, uma substância que auxilia na redução dos sintomas da depressão. Os antioxidantes auxiliam ainda a prevenir o aparecimento da doença.

Propriedades de Emagrecimento

A composição rica em fibras e proteínas, e pobre em gorduras, faz da ervilha uma excelente auxiliar da perda de peso.

Cada xícara de ervilha verde cozida tem cerca de 67 calorias.

Ao chegar ao organismo, a ervilha regula a velocidade de absorção dos nutrientes, favorecendo a boa digestão e facilitando a perda de peso.

Gostou de saber? Que tal comer ervilha hoje?

Receita de sopa de ervilha

Veja no link abaixo uma receita para fazer uma deliciosa sopa de ervilha!

sopa de ervilha

Veja outras receitas saudáveis:

15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA

MOLHOS E CONDIMENTOS PARA MASSAS: 10 RECEITAS VEGETARIANAS PARA COZINHAR EM 5 MINUTOS

12 RECEITAS DE ESPETINHO VEGETARIANO PARA O CHURRASCO

5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS

Sobre Cintia Ferreira

Cintia Ferreira
Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para GreenMe desde 2017.

Veja Também

Não chamem de hambúrguer, mas sim de disco vegetariano

O parlamento europeu pretende impedir que alimentos comumente feitos à base de carne, recebam o …