8 Razões pelas quais você deve beber Chá de Erva-mate


Não há dúvidas de que o principal motivo para se beber chá de erva-mate seja seu incrível e inigualável sabor que nos remete a infinitos horizontes de degustação a alegria. É dito que o chá de erva-mate tem a força do café, os benefícios do chá e a alegria do chocolate. No entanto, muito além do agradável gosto, o chá-mate é capaz de garantir diversos benefícios ao organismo. Veremos 8 razões pelas quais você deve beber chá de erva-mate.

Benefícios e razões pelas quais você deve beber chá de erva-mate

Sabemos que o chá de erva-mate é muito típico, especialmente no Brasil. Mas, o que muitos ainda não sabem é a quantidade de benefícios que o chá desta erva pode prover para nosso corpo. Veja os benefícios e razões pelas quais você deve beber o chá de erva-mate:

1. Erva-mate ajuda a perder peso

A erva-mate aumenta o metabolismo do corpo e ajuda a reduzir o apetite, colaborando então para a perda de peso. Além disso, seu chá tem características diuréticas, auxiliando o organismo na manutenção de atividades regulares do intestino.

2. Melhora o sistema imunológico

A erva-mate possui anti-inflamatórios naturais como a saponina e também certas quantidades de vitaminas C, E, além de zinco e selênio. Estes antioxidantes ajudam o organismo a prevenir resfriados e gripes, além de fortalecer o sistema imunológico e garantir uma boa qualidade de vida.

3. Diminui níveis de açúcar no sangue

A erva-mate é capaz de melhorar a sinalização de insulina no organismo (ao menos segundo pesquisas em animais), portanto seu consumo é eficaz na redução de níveis de açúcar no sangue, como nos casos vistos em quem sofre de diabetes.

4. Erva-mate é rica em nutrientes e antioxidantes

A erva-mate é rica em saponinas, xantinas, derivados cafeicos e polifenóis. Todos estas propriedades juntas atuam como estimulantes, antioxidantes, anti-inflamatórios e ainda reduzem o colesterol.

5. Melhora o desempenho físico

A cafeína presente na erva-mate é capaz de melhorar o desempenho físico ao reduzir a fadiga e aperfeiçoar as contrações musculares do corpo. Quem bebe erva-mate garante os benefícios físicos de atividades físicas moderadas.

6. Protege contra infecções

Foi mostrado que a ingestão de erva-mate é eficaz na luta contra bactérias como a E. Coli. Bactérias como esta costumam provocar diarreia, dores de estômago e intoxicação alimentar. Portanto, o consumo de chá de erva-mate é de grande ajuda na prevenção destas mazelas.

7. Diminui as chances de doenças cardíacas

Os derivados cafeicos e polifenóis presentes na erva-mate são antioxidantes naturais que ajudam o organismo a se proteger contra doenças cardíacas. Estes componentes são capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim do corpo, cooperando para uma boa saúde vascular.

8. Melhora o foco e aumenta a energia

A erva-mate possui menos cafeína que uma xícara de café, porém mais do que qualquer outro chá convencional. Calcula-se mais ou menos 85 mg de cafeína por xícara, o que resulta numa melhor energia para quem bebe o seu chá, assim como aumento de foco em atividades mentais.

Observações gerais sobre a erva-mate

Embora o chá de erva-mate possa trazer vários benefícios para o nosso organismo, não é recomendado que se substitua nenhum tipo de tratamento pela ingestão do chá de erva-mate. Somente um médico ou profissional de saúde estará qualificado a diagnosticar cada caso e apontar uma dieta condizente com o quadro apresentado por cada paciente. Enquanto o chá de erva-mate é delicioso, é necessário estar com a saúde em dia para aproveitar com plenitude tudo o que esta erva possa oferecer ao corpo. E lembre-se que tudo que é demasiado faz mal.

Especialmente indicado para você:

O MATE, A ERVA DO SUL – VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS SUAS PROPRIEDADES?

MULHER DE 40 QUE TOMA CHÁ DE AMORA É MAIS FELIZ

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...