A maior granja do Brasil está lançando no mercado o ovo vegano


A empresa brasileira Mantiqueira, grande produtora de ovos da América do Sul, a maior granja do Brasil, está lançando um produto substitutivo do ovo de origem totalmente vegetal: é o N.Ovo.

Como é o ovo vegetal da Mantiqueira

Embalado numa caixa de papelão igual ao do ovo de galinha mas que dentro, em vez de ovo se concentra um sachê com pó feito à base de amido de ervilha.

Este produto poderá ser utilizado para substituir os ovos de galinha em receitas de pães, bolos, massas e para o preparo de omeletes veganos.

A chegada desse produto ao mercado brasileiro, e de fabricação nacional, é mais uma opção substitutiva do ovo de origem animal principalmente para aqueles que estão em transição para o veganismo ou não podem consumir ovo devido à problemas de saúde.

Ainda não há informação sobre o preço e quando estará à venda nos supermercados.

Mantiqueira e seu histórico de crueldade com as galinhas

Seja como for, não dá para ignorar que a Mantiqueira Ovos foi a primeira empresa a instalar granjas automatizadas no Brasil, potencializando a exploração de aves, estimulando o concorrência a seguir o mesmo modelo de produção.

Esta empresa produz aproximadamente 2 bilhões de ovos de galinha por ano, às custas de 11,5 milhões de galinhas mantidas em cativeiro em 4 unidades operacionais: 1 no Rio de Janeiro, 2 em Minas Gerais e 1 em Mato Grosso e como acontece em toda granja, as galinhas são mortas ao final do ciclo de produção de ovos.

Alternativas caseiras de substituição do ovo de galinha

É bom lembrar porém que, os alimentos, quanto menos industrializados, modificados, processados forem, melhor. Ou seja, o alimento in natura é a opção mais saudável e, na alimentação vegana, o que não deveria faltar são tais alimentos, simples, naturais e nutritivos.

Alternativas vegetais ao ovo porém já existem para fazer ou incrementar receitas veganas. Deem uma olhada:

  • aquafaba (água do cozimento do grão de bico), serve para substituir a clara em neve nas receitas.
  • farinha de linhaça ou chia, têm a finalidade de dar liga em receitas de panquecas, pães e bolos
  • purês de maçã, banana ou abóbora atuam como umidificantes nas receitas culinárias
  • bicarbonato de sódio com vinagre, essa mistura deixa a massa do bolo macia.
  • ágar-ágar, dá liga e consistência às receitas culinárias, serve no preparo de pudins e mousses
  • extrato de soja, substitui o ovo para fazer maionese
  • lecitina de soja, usada na indústria alimentícia para dar consistência e elasticidade a diversos preparos e pode ser usada de forma caseira.
  • tofu, serve para comer como ovos mexidos de origem vegetal
  • farinha de trigo e água, essa mistura é útil para no preparo de empanados
  • sal negro, confere aos alimentos e às receitas o sabor e o cheiro do ovo, devido ao enxofre que faz parte de sua constituição

O mercado consumidor está mudando

A iniciativa da Mantiqueira de produzir uma alternativa vegetal para um alimento de origem animal é uma tendência do mercado, para atender o aumento da demanda de consumidores que estão deixando de consumir produtos de origem animal.

Isto tende a crescer, devido ao acesso à informação e à divulgação dos dados sobre a crueldade que envolve a produção de alimentos de origem animal.

O consumidor está se tornando mais ético e consciente, optando por consumir alimentos de origem vegetal.

Com todos estes fatos, dá para perceber que o mercado está se movimentando para atender este tipo de consumidor e o público vegano.

Mas infelizmente, a empresa Mantiqueira mesmo com esta iniciativa, está longe da proposta vegana, porque explora e escraviza milhares de aves.

O impacto do lançamento do ovo vegetal

O aspectivo positivo dessa inovação da Mantiqueira é que o ovo de origem vegetal pode impactar o mercado, e o que é melhor, com um produto fabricado sem sofrimento animal. Mas devemos pensar na quantidade de lixo que a embalagem do novo produto propõem e se o consumo desse item é deveras saudável.

n.ovoFonte foto

Como vimos, já existem opções para substituir o ovo em receitas de pães, bolos e massas, mas realmente este produto pode representar uma opção a mais para panificadoras, confeitarias e na indústria alimentícia.

Saiba porque o consumo de ovo é cruel

Existe muita crueldade por trás da produção nas granjas, e essa é a razão dos veganos não comerem ovo e nem a carne de aves.

As galinhas após 18 meses de vida são abatidas, já que não servem mais para a produção de ovos.

Para botarem ovos, elas são confinadas em gaiolas, sem poderem se movimentar, sob luz artificial para serem induzidas a botarem mais e mais ovos.

Devido a tanto estresse, tensão e sofrimento, há galinhas que desenvolvem o canibalismo e para evitar isso os criadores cortam ou queimam com ferro quente os bicos delas, o que prejudica elas de se alimentarem, além de ser muito sofrido e doloroso.

A importância do Veganismo em todo esse contexto

O Veganismo é uma prática e uma filosofia de vida que tem como fundamento o respeito ao direito à vida e à dignidade dos animais, por isso o consumo de ovo, carne e leite de origem animal não fazem parte da alimentação dos Veganos.

Saiba mais sobre o Veganismo, descubra novos sabores, aromas e cores e se alimente de uma forma mais natural, saudável e leve para o seu corpo e sua consciência!

Go Vegan!

Talvez te interesse ler também:

OVO COZIDO VEGANO EXISTE! E FOI CRIADO POR 4 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...