Espinafre e seus benefícios

Espinafre

Talvez os mais velhos se lembrem da porção de espinafre que dava força ao Popeye. Não é à toa a sua fama de poção mágica, pois esta hortaliça é mesmo uma bomba de benefícios para a saúde. Pode ser comida crua ou cozida e é rica em nutrientes como sais mineiras – ferro, fósforo e cálcio, e vitaminas A, B e C.

Conheça abaixo alguns de seus benefícios:

* O espinafre é um ótimo antioxidante: é ótima fonte de vitaminas C, E, Betacaroteno, Manganês, Zinco e Selênio, que evitam a osteoporose, aterosclerose, hipertensão e ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.

* Alto teor em fibras: que ajuda a controlar e regular o trânsito intestinal e tem qualidades laxativas.

* Auxilia em dietas de emagrecimento e balanceamento de peso: por possuir um grande valor energético e apresentar ausência total de gorduras, auxilia na digestão e previne a constipação. O espinafre é ótimo para ser incluído nas dietas.

* Importante para a saúde cerebral e para a função nervosa: o Cálcio abundante no espinafre, auxilia não só à saúde dos ossos mas também à saúde cerebral, fornece uma parte essencial para a síntese de lipídeos, gordura essencial que compõe a bainha de mielina em torno de nossos nervos.

* Importante para o bom funcionamento da visão: sua vitamina A é importante para a visão e preserva o vigor da pele, também ajuda no desenvolvimento orgânico e previne infecções.

* Erradica a anemia e a desnutrição: o espinafre também é rico em ferro, essencial para a boa estruturação sanguínea e por isso erradica a anemia, a desnutrição e elimina o cansaço, fortalecendo o sangue.

* Um alimento contra o câncer: o espinafre possui propriedades anti câncer, pois os flavonoides e fitonutrientes são responsáveis por diminuir a divisão celular em células do câncer de estômago e na pele humana, também tem proteção significativa contra a ocorrência de câncer de próstata.

Na hora de comprar, escolha as folhas mais frescas, com coloração verde escura, consistentes, lisas e desprovidas de vestígios de insetos ou machucadas.

Período melhor para comprar espinafre: março, maio, junho e de agosto a novembro.

Fonte fotos: freeimages.com