Suco de batata-doce: benefícios e como fazer em casa


São tantas as opções para uma alimentação saudável, afinal vivemos num país com grande variedade de frutas, verduras, legumes, hortaliças, sementes e por aí vai.

Só que as vezes bate aquela preguiça ou falta de tempo, ou você quer só variar o cardápio mesmo. Uma dica incrível, saborosa, nutritiva e fácil de fazer é o suco de batata-doce. Já experimentou? Quem bebeu garante que, combinado com frutas, fica uma delícia.

A batata-doce virou a queridinha do mundo fitness. Campeã de indicação nas dietas, faz a festa das pessoas que querem emagrecer e agregar massa magra. Por isso é tão consumida entre atletas e pessoas que frequentam academia.

O suco de batata-doce é ainda melhor porque o consumo é “in natura”, sem cozimento, garantindo o melhor aproveitamento das propriedades dessa raiz.

Elas podem ser encontradas em tamanhos e cores variadas. Geralmente, as batatas comercializadas mais comuns têm a polpa branca ou creme e a película externa rosa, roxa ou branca. As mais roxas como beterrabas, são muito raras de encontrar.

Benefícios da batata-doce

Fonte tabela

Mas quer ainda mais vantagem?

Siga essa lista.

Acalma a gastrite

A gastrite é uma doença e o médico deve sempre ser consultado. A batata-doce não cura a gastrite mas pode amenizar os sintomas. Considerando que a batata-doce é alcalina, o suco extraído do tubérculo pode diminuir a acidez do estômago, como uma espécie de antiácido efeito calmante.

Por conter vitamina C, também pode conferir ação anti-inflamatória melhorando a inflamação das possíveis lesões na parede do estômago, auxiliando na cicatrização.

Segundo a médica Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson o suco de batata crua ajuda a proteger o estômago dos sintomas da gastrite, diminuindo a acidez, a queimação, a dor e a azia.

Só que nesse caso específico, o ideal é que seja consumido o suco da batata doce sozinho, ou seja, apenas o líquido extraído da batata ao espremê-la passando por um pano de prato limpo. O suco deve ser consumido em pequenas quantidades, medidas em colher de sopa.

Para emagrecer

A batata-doce é a sensação do momento e a queridinha das dietas e a aposta da vez no auxílio para emagrecer.

Essa propaganda ganha respaldo porque a batata-doce é rica em amido, mas é um tipo de amido mais resistente do que os presentes em outras batatas, que se transforma num carboidrato fibroso, mais difícil de digerir e ser degradado no intestino, fazendo com que menos calorias sejam absorvidas pelo organismo.

Então é uma raiz que além de saudável é de baixo índice glicêmico, ou seja, libera energia lentamente ao corpo ao mesmo tempo que traz saciedade.

Assim, o suco de batata-doce pode ser um grande substituto para um lanche reforçado e nutritivo, que vai lhe garantir potência sem ficar com fome e por ser de baixa teor calórico, pode auxiliar as pessoas que precisam ou querem emagrecer.

Para ficar saboroso, recomenda-se que o líquido extraído após espremer a batata-doce seja misturado a frutas, como laranja, maçã, abacaxi e hortaliças, como hortelã, couve e manjericão e batido com água e gelo.

Mas lembre-se a perda de peso é um assunto sério e é necessário consultar um especialista antes de iniciar uma dieta, por exemplo.

Ganho de massa muscular

Novamente, a batata-doce por conter fibras, ser fonte de energia e baixo índice glicêmico está associada ao ganho de massa muscular.

Mas porque a batata-doce ajuda a ganhar massa muscular? Porque para fortalecer os músculos é necessário exercício de condicionamento e força, e para isso, é preciso de energia e a batata pode fornecer a energia necessária, sem as calorias, porque é de baixo índice glicêmico.

Perfeito.

A batata-doce também é fonte de potássio e ferro, ótimos para o fortalecimento da massa muscular.

Tem muitas vitaminas e minerais

Tem vitaminas C e E que, com suas propriedades antioxidantes melhoram a prevenção da saúde em geral, previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico, retardando a oxidação das células.

Tem vitaminas do complexo B, vitamina B-1, b-2, B-3 e vitamina B6. As vitaminas do complexo B são vitais para ajudar o organismo a converter carboidratos em glicose, gerando energia, além de dar suporte às funções do cérebro e do sistema nervoso.

Tem betacaroteno, uma substância que é decomposta na forma de vitamina A utilizada pelo organismo para manter o sistema imunológico, a saúde dos rins e os tecidos que ficam dentro dos olhos.

É rico em potássio, só à título de comparação, possui 3 vezes mais potássio que o suco de uma laranja. O potássio auxilia a regular os fluidos corporais, dando suporte à função muscular e aos rins.

Tem ferro que é fundamental para a manutenção da saúde do organismo, do fortalecimento dos músculos e é essencial para o sangue e a circulação corporal.

Tem cálcio, extremamente importante para os dentes e ossos.

Tem zinco que é bom para o sistema imunológico e acelera a cicatrização de feridas.

Ficou animado? Que tal aprender receitas práticas, fáceis e porque não, saborosas.

Receitas de suco de batata-doce

Batata-doce + Cenoura + Laranja

Ingredientes

  • 150g de batata-doce cozida (pode ser descascada ou não)
  • 150g de cenoura
  • 1 xícara (200ml) de suco puro de laranja
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Descasque a batata-doce, cozinhe e reserve até esfriar. Em seguida, descasque a cenoura e passe as duas em uma centrífuga com um pouco de água. Se não tiver, bata no liquidificador e coe depois. Junte o suco de laranja e, se desejar, sirva com cubos de gelo.

Batata-doce + Maracujá + Limão

Ingredientes

  • 1 batata-doce média cozida (pode ser descascada ou não)
  • 1 polpa de maracujá
  • Suco puro de 1 limão
  • Mel para adoçar

Modo de preparo

Bata a batata-doce, devidamente higienizada, com casca no liquidificador com o quanto bastar de água. Acrescente a polpa de maracujá e peneire. Em seguida, esprema o limão e adoce com mel a gosto. Se achar necessário, coloque um pouco mais de água. Sirva.

Batata-doce termogênica

Ingredientes

  • 100g de batata-doce cozida (pode ser descascada ou não)
  • 1 xícara (200ml) de água gelada

Modo de preparo

Higienize e cozinhe a batata. Espere esfriar e bata no liquidificador com a água gelada. Se o suco ficar muito grosso, coloque um pouco mais de água. Se achar necessário adoçar, opte por 1 colher (chá) de mel.

Shake de batata-doce

Ingredientes

  • 100g de batata-doce cozida (pode ser descascada ou não)
  • 1 xícara (200ml) de água gelada
  • 1 banana
  • 2 colheres (sopa) de aveia ou quinoa em flocos

Modo de preparo

Higienize e cozinhe a batata. Espere esfriar e bata no liquidificador com a água gelada, a banana e a quinoa em flocos. Se o suco ficar muito grosso, coloque um pouco mais de água. Se achar necessário adoçar, opte por 1 colher (chá) de mel e sirva.

Suco de luz com batata-doce

Ingredientes

  • Broto germinado de girassol ou alfafa ou feijão
  • Raspas de gengibre
  • 2 maçãs
  • Suco puro de 1 limão
  • 1 batata-doce cozida (pode ser descascada ou não)
  • 1 pepino
  • 1 folha couve
  • 1/2 xícara (chá) de hortelã

Modo de Preparo

Higienize os ingredientes e bata no liquidificador. Coe o excesso e sirva.

As receitas acima são do site Alto Astral.

Suco de batata-doce, com banana e aveia

O  canal Quero Treinar ensina esse suco para dar a energia necessária seja para quem vai fazer um treino leve, como para quem vai se jogar um treino pesado. Show de bola!

Depois de saber sobre os benefícios do suco de batata-doce, agora basta experimentar essa opção alimentar saudável, com as várias receitas que foram dadas e… bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

Não jogue casca de batata fora: veja lista de coisas para fazer com ela

Receitas com batata-doce: saudáveis, fáceis de fazer e super gostosas

Mudas de batata-doce por enraizamento das folhas – Quer saber como se faz?

10 Maneiras de se Cultivar Batata-Doce em Casa




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...