Crepioca: 5 receitas incríveis com vídeo


Você já comeu crepioca? Sabe o que é? Vem conferir essa delícia que é uma variação da tradicional tapioca e veja receitas incríveis!

{index}

O que é crepioca?

A crepioca é uma variação da tradicional tapioca, com a diferença de que é misturado um ovo à farinha da tapioca. Ela pode ser comida no café da manhã, em refeições rápidas e até no jantar.

Pode ser preparada com diferentes recheios e também de acordo com os seus objetivos nutricionais. A quantidade de goma de tapioca usada na preparação da crepioca vai influenciar no objetivo emagrecer ou ganhar peso. Se o seu caso for o primeiro, devem-se usar 2 colher de sopa de goma e, se o seu caso for o segundo, devem ser usadas 3 colheres de sopa.

Benefícios

Sacia, é fácil de fazer, é realmente uma receita prática mas ao mesmo tempo saudável, pois contém vitaminas do complexo B, como B1, B6, ácido fólico, ferro e cálcio, conforme explica a nutricionista Maiara Harumi Hatano, além da proteína do ovo, das fibras e da vitamina K da tapioca.

No mais, a crepioca confere pura energia ao corpo porque rica em carboidrato. É ideal para as pessoas que, mesmo não tendo muito tempo para cozinhar, não abrem mão da alimentação saudável.

Vamos às receitas?

Crepioca simples

Os ingredientes são muito básicos: 1 ovo (há quem use 1 ovo inteiro mais 1 clara) e 2 colheres de sopa de goma. A essa mistura, podem ser acrescentados orégano, sal e pimenta-do-reino para temperar. Misture tudo com um mixer ou com um garfo mesmo, até que todos os ingredientes estejam bem integrados.

Obtida a base, o modo de preparo é similar ao de uma panqueca. Unte uma frigideira com um fio de azeite, despeje o líquido, espere endurecer de um lado para virar a massa e deixar endurecer o outro lado. Faça esse procedimento em fogo baixo.

Uma vez que a massa esteja firme, adicione os ingredientes de sua preferência para o recheio, como queijo, tomate, rúcula, etc.

Crepioca fit com sementes de chia

A crepioca, para ser fit, precisa ter recheios menos calóricos e mais proteicos. A base da crepioca não muda muito e as sugestões para o recheio fit são: queijo, tofu, carne de soja temperada, ovos, abacate, homus tahine e, claro, para quem come carne… frango, peito de peru, etc mas com tantas opções vegetais, por que comer animais, né? Bom, mas fica a critério de cada um.

Orégano, uma pitadinha de sal, um pouco de queijo ralado, pimenta na massa também são detalhes que dão sabor ao prato.

Confira no vídeo abaixo do Canal Comer, Treinar e Amar uma receita de crepioca fit, que leva sementes de chia que é um ingrediente de bom valor proteico e de origem vegetal:

Crepioca de banana

Para preparar esta receita, você precisará de duas bananas amassadas e canela, além da goma e do ovo. Misture tudo até obter uma pasta bem homogênea.

O modo de preparo é similar ao das demais. Neste caso, não é necessário rechear a crepioca, já que a banana e a canela dão todo o sabor especial para a receita. Confira o passo o passo no vídeo da Mamãe da Carol por Deise Rocha:

Crepioca vegana de grão-de-bico

Nesta receita vegana, você precisará de:

2 colheres de sopa de tapioca

1 colher de sopa de farinha de grão de bico

1 colher de sopa de água

1 pitada de sal

temperos verdes a gosto.

azeite de oliva

Siga o animado modo de fazer neste vídeo da Natichef:

Crepioca de aveia – aveioca

Nesta receita, a aveia é o ingrediente protagonista.

Você vai precisar de:

1 colher e meia de sopa de aveia em flocos

2 colheres de sopa de água

Sem misturar, deixe a aveia e a água descansarem por 10 minutos. Passado esse tempo, misture-as.

A consistência dessa mistura é bem pastosa. Unte uma frigideira com um fio de azeite e vá espalhando a pasta por ela até cobrir toda a superfície. Recheie a gosto. A aveia é um alimento super saudável e glúten free por natureza (mas ocorre de haver traços de glúten. Leia sempre o rótulo).

Vegana de inhame

O único trabalho dessa receita é ralar um inhame (sem a casca). Aliás, este é o único ingrediente dessa crepioca.

O modo de preparo é parecido com o da aveioca. Vá espalhando a massa de inhame na frigideira, amassando-a na superfície. Deixe cada lado endurecer e a crepioca está pronta!

Como vimos, existem muitas variações de receita de crepioca. Use a criatividade no preparo da massa e dos recheios e desfrute deste alimento, um coringa do café da manhã ao jantar!

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER TAPIOCA? A RECEITA MAIS SAUDÁVEL DE TODAS

MARCAS DE TAPIOCA SÃO REPROVADAS EM TESTE

10 RECEITAS DE PANQUECAS DOCES E SALGADAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...