Rabanete – 11 receitas para todos os gostos


O sabor marcante não é para qualquer um. No entanto, ele tem tantos benefícios, que até mesmo o mais voraz inimigo é capaz de reconsiderar. O rabanete é um tubérculo rico em vitamina C, fósforo, cálcio, magnésio e fibras. Pode ser um ótimo aliado na perda ou manutenção do peso, já que é pouco calórico, e também é ótimo para prevenir e tratar problemas ósseos, hepáticos, biliares, anemias, câimbras, problemas digestivos, inflamatórios, bronquite e sinusite. Auxilia ainda na boa digestão e na diurese, e pode prevenir alguns tipos de câncer. Vamos saber mais sobre o rabanete e aprender receitas incríveis?

{index}

Versátil, pode ser comido cru, cozido, assado. Pode servir como conserva, compor a salada e muitos pratos, como cuscuz e macarrão. Quem não gosta do sabor meio amargo do rabanete, pode optar, por exemplo, por fazê-lo assado, ou misturá-lo, na salada, com abacate. São muitas as opções. Abaixo conheça 11 delas e bom apetite!

Chips de rabanete

Uma boa alternativa à batata frita são os chips de legumes. Para fugir um pouco do convencional, que tal fazer um petisco de rabanete para o lanche da tarde? Para tanto, basta separar 20 rabanetes, cortá-los em fatias finas, mergulhá-los em água fervente por alguns segundos, e depois em água fria. Depois é só temperar com curry, açafrão, pimenta-do-reino, páprica, sal e levá-los ao forno.

Confira a receita completa do chips de rabanate aqui, e mais outras 10 alternativas à batatinha frita.

Arroz negro com rabanete

O arroz negro é um alimento super nutritivo, cheio de antioxidante e pode compor um delicioso prato junto com o rabanete.

Para fazer esta receita contida no link logo a seguir, são utilizados outros ingredientes como ervilha, alcaparras, abobrinha e ervas aromáticas. Além, é claro, dos rabanetes. A mistura de sabores agrada o paladar até dos mais exigentes. Veja aqui como cozinhar arroz negro: receitas vegetarianas.

Rabanete temperado

Sabe aqueles rabanetes meio passados e murchos? Dá para fazer uma excelente receita de rabanete temperado utilizando apenas alguns ingredientes, como vinagre, sal e açúcar, salsinha e azeite. Para devolver o aspecto crocante do tubérculo é só deixá-lo marinar por um período de 4 ou 5 horas. Lembrando que quanto mais ele ficar marinando, mais intenso será o sabor. Veja o vídeo com a receita completa:

Rabanete na manteiga

Já pensou ter o privilégio de comer uma comida inspirada na cultura medieval, à la Game of Thrones? Essa é a sugestão do Canal Cozinha dos Tronos. A receita leva dois tipos de queijo: parmesão e muçarela, além de manteiga, açúcar e especiarias. O resultado agrada a todos por muitos séculos. Confira!

Salada de rabanete

Seis rabanetes cortados bem fininhos, temperados com sal marinho, meio limão siciliano e azeite. Essa receita muito simples vai te surpreender e é a dica do Canal Cozinha sem Vergonha, cujo vídeo está logo mais abaixo.

Petisco de rabanete

Para fazer um petisco de dar água na boca, bastar cortar os rabanetes em cubos e temperar com sal, azeite, endro e vinagre de arroz. O endro dá um toque todo especial ao rabanete.

Canapé de rabanete

O rabanete também pode compor um saboroso canapé, basta um pouco de criatividade. As fatias finas do tubérculo ficam muito bem junto com um queijo mais adocicado, como o gruyère ou emental, em cima de um pão preto alemão ou torradas comuns. O toque final com raspas de limão deixa a iguaria ainda mais especial. Esta e as duas receitas anteriores estão descritas neste vídeo:

Receita com a folha de rabanete

A folha do rabanete também pode ser aproveitada. Dá para fazer uma salada muito bacana. Inclua cebola e tomate e tempere a gosto. Fica uma delícia. Segue vídeo com receita:

Suco de rabanete

Para quem quer uma opção nutritiva e detox, esse suco do Receitas na Mesa é uma ótima pedida. Feito com 3 rabanetes, 3 cenouras, 4 maças e 1 laranja, ele é prático, pois basta bater tudo no liquidificador e pronto. Se achar melhor, pode coar, mas lembre-se que muitas fibras se perdem com essa ação.

Uma outra variação interessante deste suco, é separar 1 xícara de repolho roxo, 1 xícara de rabanete e 1 talo de aipo e bater no liquidificador para depois beber. Esta receita é tida como desintoxante dos rins.

Salada de rabanete com abacate

Rabanete fica muito bem em saladas. Varie a composição e se surpreenda com as delícias que o tubérculo pode proporcionar. Faça um mix de folhas verdes com rabanetes e inclua fatias de abacate. A fruta vai diminuir o amargo do rabanete. Depois é só temperar com limão, azeite, sal e pimenta.

Rabanete refogado

Uma opção para acompanhamentos ou mesmo o prato principal, é fazer o rabanete refogado. Basta dourar os rabanetes com um pouco de azeite, incluir cebolas, água, vinagre balsâmico e deixar cozinhar por 15 minutos com a panela tampada. Depois de aberta, deixe reduzir por 2 minutos. Finalize com salsinha e nozes salpicadas por cima.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...