Já postamos aqui uma matéria alertando sobre a qualidade do trigo na atualidade. Como o trigo teve a sua composição alterada ao longo dos anos, nem mesmo a farinha integral, considerada por muitos médicos e nutricionistas saudável, escapa dos perigos que o trigo impõe à nossa saúde.
Pensando em alternativas para substituir o trigo no nosso cotidiano (afinal, quem é que não gosta de um pãozinho quente?), vamos ensinar duas receitas com farinha de milho e farinha de tapioca.
Hoje em dia, é muito fácil encontrar a farinha de tapioca pronta para consumo (sem necessidade de ser engomada), podendo ser substituída facilmente pelo pão no café da manhã e em lanches. A tapioca é muito gostosa e tão fácil de fazer quanto um sanduíche! Já a farinha de arroz ou o fubá podem substituir o trigo nas receitas de bolos e de tortas salgadas. Vamos às receitas:
1. Torta salgada de liquidificador
foto: shutterstock
Ingredientes:
3 ovos inteiros;
1 xícara de água;
½ xícara de azeite de oliva;
1 xícara de creme de arroz ou farinha de arroz;
1 colher das de sopa de amido de milho (ou outro amido: fécula de batata ou de mandioca);
1 colher das de sopa de fermento biológico seco instantâneo ou 1 colher das de sopa de fermento químico para bolos (o fermento biológico deixa a torta mais baixa e cremosa, o fermento químico deixa a massa mais leve e solta como massa de pão), escolha o da sua preferência.
Sugestão de recheio:
- Em uma panela coloque cortados em dados:
- Cebola, aipo, cenoura e tomate (ou as verduras de sua preferência – alho, etc). Deixe estes ingredientes dourarem um pouco em um fio de azeite de oliva, uma pitada de sal e depois acrescente:
- Pimentões coloridos – verde, amarelo e vermelho. Cozinhe levemente em fogo médio-baixo com a panela tampada. O próprio alimento solta água portanto não precisa acrescentar água. Depois que os pimentões estiverem murchos, acrescente a abobrinha que tem o tempo de cozimento mais rápido que os pimentões e deixe cozinhar tudo al dente.
- Com o fogo desligado acrescente, se quiser, milho e azeitonas verdes cortadas e sem caroço. Coloque pimenta-do-reino, salsinha picada, enfim, o que você gostar.
Modo de preparo:
Untar uma forma ou pirex pequeno com óleo e farinha de arroz. Pré-aquecer o forno a 205º C.
Liquidificar todos os ingredientes da massa. Despejar a massa na forma preparada e espalhar o recheio, frio, por cima. O recheio vai entrar na massa.
Levar ao forno durante 20 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.
2. Tapioca de frigideira
foto: shutterstock
Ingredientes:
Farinha de tapioca pronta
Queijo, legumes, verduras, frutas, geleias
Modo de preparo:
Aqueça um pouco uma frigideira e coloque a farinha de tapioca sobre ela, espalhando para que não fique uma camada muito grossa de tapioca (cuidado para não se queimar!).
Espere cerca de 3 minutos, ou até o ponto em que a parte virada para baixo não esteja mais polvilhada, e vire a tapioca (como uma panqueca).
Agora é o momento de colocar o recheio, que pode ser de queijo com tomate e orégano, banana e mel, coco ralado, geleia ou o que você preferir.
Feche a tapioca e doure cada lado até que a tapioca fique bem crocante.
Leia também:
FRITURA FAZ MAL? NOVO ESTUDO REVELA QUE A FRITURA FAZ BEM!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE O GOVERNO PODE, OU DEVE, FAZER POR NÓS