Alimentos da época: receitas para o carnaval


Fevereiro chegou com toda a sua alegria do carnaval e nós apresentamos duas receitas da estação para este mês especial.

Tomate e pimentão vermelho foram as nossas verduras escolhidas para abusar neste mês.

Se você, assim como eu, adora se aventurar na cozinha, use a imaginação para substituir o arroz da receita abaixo por outros ingredientes ou outros tipos de arroz que quiser, como por exemplo: arroz integral, cevada, trigo para quibe, quinoa, milho…

Tomate recheado

Ingredientes para 12 porções

12 tomates grandes

4 colheres de cheiro-verde bem picadinho

sal e pimenta-do-reino a gosto

50 gr de queijo parmesão ralado

320 gr de arroz

10 folhas de manjericão

2 dentes de alho médio ou 1 grande

azeite de oliva

Modo de fazer

Lave e enxugue os tomates.

Corte o topo dos tomates (1cm) e reserve.

Retire toda a polpa usado uma faca pequena ou uma colherzinha e reserve para depois bater tudo no liquidificador ou mixer.

Salpique sal no interior dos tomates e deixe-os com a parte aberta para baixo para escorrerem a água de dentro deles em uma forma.

Coloque em uma panela duas colheres de azeite, os alhos cortados fininhos deixe-os dourar um pouco para depois adicionar a polpa do tomate batida no liquidificador ou mixer.

Deixe o molho no fogo baixo para que se enxugue um pouco e, antes de desligar, coloque o sal a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e o manjericão, tudo cortado fininho.

Cozinhe o arroz em bastante água, levemente salgada, como se cozinha o macarrão, e escorra o arroz quando ele estiver muito al dente, ou seja bem durinho, pois ele irá ao forno e se estiver muito cozido, fica uma papa.

Junte o arroz ao molho feito da polpa de tomate, dentro de um recipiente de vidro, junte o queijo ralado, conserte o sal, a pimenta e comece a rechear abundantemente os tomates.

Para quem adora queijo, a esse ponto pode colocar um dado de queijo tipo provolone, ou o que tiver na geladeira, ao meio de cada tomate e cobri-lo com arroz.

Leve os tomates em uma forma untada de azeite, e jogando um fio de azeite sobre todos eles, ao forno pré-aquecido a 180° por uns 40 minutos. As partes de cima dos tomates que foram reservadas serão levadas para assarem junto com o arroz, mas na parte de baixo do forno em uma outra forma untada com azeite.

Retire os tomates recheados quando estiverem dourados, e cubra-os com suas tampas.

Acompanham batatas assadas e saladas.

Nesta receita também pode-se substituir os tomates por pimentões.

Pimentão ao forno

A receita abaixo é muito fácil de fazer, deliciosa, pouquíssimo calórica e muito nutritiva.

Ingredientes

4 pimentões vermelhos

1 dente grande de alho

azeite de oliva

Modo de fazer

Lave bem os pimentões, enxugue-os e leve-os ao forno a 250° por uns 30/40 minutos, virando-os de vez em quando até que sua pele se desgrude de todos os lados (atenção com o forno quente ao virá-los!)

Ponto de tirar a pele do pimentão

Retire-os do forno quando a pele estiver como na foto acima, e deixe-os esfriarem. Limpe os pimentões, retirando peles, sementes e partes verdes.

Cortando os pimentões

Corte-os no sentido longitudinal e arrume-os em uma travessa, tempere-os com alho cortado em tiras (não muito pequenas assim quem não gosta de alho pode sentir um leve sabor de alho sem ter que comê-los). Regue com azeite, sal e folhas de hortelã ou salsinha. Com hortelã é realmente especial!

Pimentões prontos

Para a sobremesa em fevereiro, a dica é usar as frutas da estação, como goiaba, carambola e figo para fazer conservas ou geléias. Que tal?

Fonte fotos: cicia.eu




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...