Alimentos de estação: saiba o que comprar no mês de agosto


O oitavo mês do ano chegou, aproveite para descobrir quais são os alimentos de estação em agosto e seus benefícios.

Abiu: é um fruto brasileiro muito popular no norte do Brasil. De casca lisa e amarela, a fruta é aproveitada quase sempre ao natural, sua polpa é gelatinosa e às vezes doce. É um fruto rico em vitaminas B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, e possui ação antiinflamatória, adstringente, antitérmica, vermífuga. Devido aos seus benefícios nutricionais o fruto é indicado no tratamento de doenças pulmonares como: pneumonia e bronquite e também contra anemia e desnutrição devido a sua rica fonte de ferro e vitaminas. O óleo extraído da semente é extremamente nutritivo para pele e cabelos.

O Abiu deve ser consumido exclusivamente quando está maduro, pois sua casca (quando não madura) libera um leite viscoso que adere aos lábios.

foto

fonte foto: wikipedia.org

Fava: a fava, ou feijões de fava, é uma leguminosa muito usada na culinária e na medicina natural. Rica em amido e ferro, também possui vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e fibras. A leguminosa ajuda a controlar a pressão arterial, problemas cardíacos, ameniza o estresse e a irritação. É rica em fibras, o que auxilia no bom funcionamento intestinal e na digestão, além de ajudar do controle nível de açúcar no sangue e colesterol, melhora a frequência cardíaca.

fonte foto: wikipedia.org

Coentro: coentro é uma erva bastante usada como tempero ou condimento. O coentro pode ser facilmente cultivado em casa, seja numa horta, jardineiras, vasos e até mesmo em copos. Além de agregar sabor ao alimento, o coentro é benéfico à saúde pois ajuda a controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, age como antioxidante e ajuda a proteger as células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, o que evita o desenvolvimento de doenças degenerativas, doenças cardíacas, diabetes, artrite, degeneração muscular, doença de Alzheimer e até mesmo câncer. Além disso a erva também possui ação antibacteriana e antifúngica que podem ajudar na saúde bucal e na desintoxicação do corpo, pois libera as toxinas do fígado, rins e aparelho digestivo.

foto

fonte foto: wikipedia.org

Couve-flor: a couve-flor é rica em vitaminas e sais minerais, é uma excelente fonte de cálcio, cloro, ferro, fósforo e vitaminas C, A e B9, importante alimento para a renovação celular. Auxilia no combate dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Ajuda na regeneração dos tecidos e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e doenças degenerativas. Por não conter glúten a couve-flor é, também, indicada à diabéticos, além de ser uma ótima aliada da dieta devido ao seu alto valor nutricional e seu baixo valor calórico.

foto

fonte foto: wikipedia.org

Lembre-se que o consumo de hortaliças e frutas de estação é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável pois as propriedades nutritivas são mais presentes nos alimentos da temporada. Além de melhor sabor e benefícios nutricionais, os alimentos de época ajudam o bolso, pois tendem a ser mais baratos no período de safra.

Leia também: Saiba da importância de se alimentar com alimentos da estação




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...