Supermercados sociais que combatem a fome e a pobreza existem (na Suécia!)

Imagine um supermercado onde uma pessoa muito pobre possa comprar como se fosse um supermercado normal.


Já imaginou supermercados sociais, que fornecem alimentos a preços super baixos aos clientes, distribuídos por aí?!

Pois eles existem… na Suécia! O objetivo do projeto ‘Missão da Fome‘ (em sueco, Matmissionen) é aumentar estes estabelecimentos para combater a fome e a pobreza crescentes devido ao aumento do preço dos alimentos e da inflação que está colocando a Europa em uma economia de guerra (e de fato, pela guerra na Ucrânia).

Como funcionam os supermercados sociais

Os Matmissionen na Suécia funcionam da seguinte forma:

Todos podem fazer compras nas lojas e é fundamental você se cadastrar como membro, pois existem dois preços para as mercadorias vendidas:

  1. preço normal;
  2. e preço para membros (pessoas de baixa renda devem se inscrever como membros).

Assim, como membro, a pessoa tem acesso a mercadorias por um terço ou menos do preço normal dos alimentos. Caso a pessoa não seja um membro, a compra é pelo preço normal do supermercado.

Já são oito supermercados abertos, dos quais cinco são em Estocolmo, duas em Gotemburgo e uma em Malmö.

Acesso aos alimentos

O abastecimento dos supermercados sociais consiste exclusivamente de produtos que serão desperdiçados, não padronizados, doados pela indústria de alimentos.

Este tipo de desperdício de alimentos é completamente funcional e muitas vezes tem um longo caminho a percorrer antes de ficar fora da data de validade, por exemplo.

Mas, desperdício de alimentos não significa necessariamente que um item tenha uma data de validade curta. Pode facilmente ser um erro de impressão na embalagem, uma mudança de embalagem ou que a embalagem externa esteja levemente danificada.

Estima-se que cada supermercado da Matmissionen seja capaz de economizar até 1.000 toneladas de desperdício de alimentos anualmente.

Além dos produtos vendidos, os alimentos também são entregues à empresas que preparam e servem comida a outros grupos de pessoas vulneráveis ​​– por exemplo, pessoas em situação de rua.

Geração de emprego

Os supermercados sociais também pretendem criar novas oportunidades de trabalho.

Além do preço acessível para os membros e redução do desperdício de alimentos, a Missão da Fome possibilita que as pessoas recebam treinamento profissional e, assim, se aproximem do mercado de trabalho.

As lojas são um local de treinamento profissional único, que usa o modelo da Stockholm City Mission para tais treinamentos e validação de habilidades profissionais.

Mais de 40% daqueles que concluem o programa de treinamento profissional vão trabalhar ou estudar.

As tarefas podem ser:

  • serviço/atendimento ao cliente;
  • trabalho de caixa;
  • manuseio de alimentos;
  • logística;
  • transporte;
  • separação de pedidos;
  • e afins.

Contra o estigma da pobreza

Agora veja que maravilha. Muita gente se envergonha de ser pobre quando na verdade alguns poucos fortunados no mundo deveriam sentir vergonha de serem ricos . A desigualdade social é enorme e só aumenta, que nos diga a OXFAM, ONG especializada no assunto.

É sério! Vergonha é a desigualdade, o egoísmo humano. Então, ninguém gosta de ser pobre e vulnerável, por isso, essa ideia sueca é simplesmente genial em sua simplicidade.

Johan Rindevall, gerente de um dos supermercados afirma:

“Existe muito estigma em torno dos bancos de alimentos e é por isso que decidimos criar um verdadeiro supermercado. No entanto, os clientes podem aproveitar descontos muito altos.

Não queremos que as pessoas se envergonhem da sua condição de pobreza, nem as coloquem em situação de carência. Queremos que entrem no supermercado com dignidade e possam comprar o que quiserem, mesmo que a preços muito reduzidos”.

No Brasil, estes supermercados são mais do que necessários.

Pegando de exemplo a Suécia com o projeto da Missão da Fome, podemos ajudar a minimizar, pelo menos um pouco, a atual situação dos brasileiros que se encontram em condições de desnutrição, fome, insegurança alimentar, miséria, e nenhum acesso à alimentação básica.

A fome prejudica o desenvolvimento humano. Vamos lutar contra ela e exigir de nossos governantes o direito pela segurança alimentar de todo o cidadão.

Fontes:

  1. fanpage.it
  2. stadsmissionen.se

Talvez te interesse ler também:

As PANCs que podem nos salvar da fome

Pandemia da fome: 59,4% dos lares brasileiros vivem situação de insegurança alimentar

As consequências de passar fome na infância são para toda a vida




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...