Beber muito café? Não causa câncer, mas pode danificar o coração


Mais xícaras de café por dia não aumentam o risco de câncer, mas podem criar alguns problemas cardíacos. A afirmação vem de dois amplos estudos australianos, que examinaram a relação entre a quantidade consumida diariamente e os dados genéticos dos consumidores.

O primeiro estudo, realizado no Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, analisou os dados de mais de 300 mil consumidores de café para compreender se havia uma correlação entre a bebida e os tumores. Para isso, os pesquisadores usaram estudos observacionais internacionais anteriores e uma técnica baseada em genética chamada ‘randomização mendeliana’.

Os resultados mostraram que beber café não envolve riscos ou benefícios:

“Os dados genéticos nos dão um indicador muito mais firme sobre se o consumo de café tem ou não um impacto no risco de câncer”,

explica Stuart MacGregor, diretor do Grupo de Estatística Genética do Instituto, concluindo que, independentemente dos compostos específicos, não há essencialmente nenhuma ligação entre uma neoplasia e consumo de café.

Na verdade, o café contém tanto compostos bioquímicos potencialmente cancerígenos como antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer. Mas, como já confirmado pela OMS há três anos, o café não causa câncer.

Outro estudo, no entanto, confirma os riscos para o coração relacionados ao alto consumo da bebida. Os pesquisadores da Universidade de South Australia analisaram dados de cerca de 350 mil pessoas entre 37 e 73 anos, observando a atividade do gene envolvido no metabolismo da cafeína, chamado Cyp1a2.

A conclusão foi que beber seis ou mais xícaras de café por dia pode aumentar o risco de doença cardíaca em até 22%. Além disso, o excesso de cafeína pode levar à hipertensão, a principal condição relacionada às patologias cardíacas.

O debate sobre o café ser ou não bom para a saúde é, no fim das contas, um dos mais persistentes e fascinantes.

O que parece certo é que não precisa ser demonizado: além da capacidade da cafeína de prolongar a vida, o consumo moderado da bebida não apresenta riscos. O café também ajuda a manter a atenção viva e, à medida em que se envelhece, também ajuda a manter nossas faculdades cognitivas exercitadas.

Talvez te interesse ler também:

CAFÉ: 10 DIVERSOS MODOS DE SABOREÁ-LO NO MUNDO TODO

TUDO SOBRE CAFÉ VERDE: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES, ONDE COMPRAR

CAFÉ PODE MATAR? QUAL É O LIMITE RECOMENDADO?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...