Cúrcuma: fortalece o sistema imunológico e protege contra infecções

  • atualizado: 
Cúrcuma

Cúrcuma em tudo! Outra valiosa propriedade da cúrcuma acaba de ser descoberta. De acordo com estudos recentes, a famosa especiaria de origem indiana é capaz de fortalecer o corpo e o sistema imunológico!

Finalmente - depois de tantas suposições e deduções - a confirmação científica chegou: o açafrão-da-terra fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra os ataques externos, tais como as infecções e as inflamações.

A enfatizar as propriedades extraordinárias do tempero indiano - um pó de cor amarelo-ouro extraído da raiz de uma planta pertencente às Zingiberaceae - usado principalmente para a preparação do curry, está um estudo norte-americano realizado por cientistas da Oregon State University, que analisaram os efeitos especiaria, e em particular da curcumina (o ingrediente ativo contido no açafrão) sobre a ativação de um gene do sistema imunitário.

De acordo com a pesquisa financiada pelos National Institutes of Health e divulgada pelo Journal of Nutritional Biochemistry, a curcumina aumentaria os níveis de uma proteína que regula a resposta imunitária inata. Trata-se da proteína CAMP (antimicrobiana catelicidina péptido), essencial para proteger o corpo do ataque de vírus, bactérias e fungos, também famosa pela sua ação anti-tuberculose e de controle da sépsis. A ação desta proteína em particular é reforçada pelo consumo da vitamina D, mas - de acordo com este estudo - também da curcumina, que aumenta os níveis da CAMP e permite o aumento das ações anti-inflamatória e anti-oxidante.

De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa, o consumo regular do açafrão-da-terra, da cúrcuma ou curry (ou seja, daquilo que contém curcumina) poderia ajudar o corpo humano a se defender do ataque de certas infecções, especialmente aquelas que afetam o trato intestinal e o estômago.

Como muitos outros estudos já confirmaram ao longo dos últimos anos, a curcumina é um elixir real da vida porque ajuda a prevenir o câncer (especialmente aqueles que atacam a região da cabeça e pescoço), aumenta naturalmente o efeito benéfico da quimioterapia no tratamento do câncer, neutraliza a ação dos radicais livres e, assim, retarda o processo de envelhecimento; é útil para prevenir e combater a artrite reumatóide e - conforme sugerem alguns estudos de neuropatia - também tem propriedades anti-inflamatória, antisséptica e analgésica.

Mas tem mais! De acordo com outros estudos, a curcumina teria ainda propriedades benéficas para o fígado, diabetes, colesterol e parece mesmo poder aumentar o efeito das drogas retrovirais utilizadas para tratar o HIV e diminuir a arrancada do vírus!

Sobre a cúrcuma, leia também:

seta6 DELICIOSAS RECEITAS COM CURRY PARA TODOS OS GOSTOS!

seta

COMO PLANTAR CÚRCUMA, O AÇAFRÃO-DA-TERRA

setaAÇAFRÃO DA TERRA, OU CÚRCUMA, PODE SER REMÉDIO PARA DEPRESSÃO TAMBÉM

setaAÇAFRÃO-DA-TERRA PODE SUBSTITUIR VÁRIOS MEDICAMENTOS

setaO QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!