Tabasco: ingredientes, origem e onde comprar


Quem aí gosta de uma pimenta para apurar o sabor de um prato? A pimenta, além de saborizar, tem um aroma especial. Na culinária brasileira, a pimenta tem lugar de destaque, como na Bahia e em Minas Gerais. No México, a pimenta está presente em vários pratos tradicionais. Mas tem um molho que já ganhou espaço na prateleira de todo o mundo: o molho de pimenta Tabasco.

Embora o Brasil produza molhos de pimenta, o molho Tabasco já ganhou o coração e um lugar na cozinha de muitos brasileiros, por sua combinação sensorial.

História – origem e ingredientes

O molho Tabasco é um molho de pimenta originário dos Estados Unidos, quando começou a ser produzido em 1868. A partir de 1890, o negócio familiar foi sendo incrementado até ser exportado para todo o mundo.

A sua receita original leva apenas três ingredientes – pimenta vermelha, vinagre e sal – em um processo de elaboração único: pimentas colhidas maduras da própria planta para, em seguida, serem maceradas em barris de carvalho durante três anos, segundo informa o site da marca.

Conhecido por ser forte para alguns paladares, ao abrir uma garrafinha do molho Tabasco o nosso nariz já sente uma ardência. Isso se deve a uma reminiscência do vinagre.

O molho Tabasco é um dos molhos de pimenta mais populares do mundo graças ao fato de ser um estimulador de sabor – o que faz com que, ao abrirmos uma garrafa, fiquemos com água na boca!

O molho de pimenta Tabasco pode ser usado em diferentes pratos: verduras, massas, ovos, molhos diversos, sopas, batatas assadas e, também, em bebidas, como o famoso drink Bloody Mary.

Onde comprar

Hoje em dia é muito fácil achar o molho Tabasco em qualquer supermercado ou empório no Brasil.

A marca Tabasco produz vários tipos de molho de pimenta: green pepper, garlic pepper e o tradicional pepper sauce.

Se na sua cidade ainda é difícil encontrar os molhos da Tabasco, você pode comprá-los pela internet. A rede de supermercados Pão de Açúcar realiza vendas da marca Tabasco em seu site.

Mas também dá para deixar o consumismo de lado e preparar em casa o seu próprio tabasco, com a vantagem de dar o seu toque especial à receita, e fazer como você bem quiser.

Como fazer em casa

Existem várias receitas, cada um acrescenta, aumenta ou diminui o ingrediente que mais gostar.

O canal do Youtube da Lucília Diniz ensina uma receita prática de molho Tabasco. Confira!

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de pimenta malagueta
  • 400 ml de vinagre
  • 1 colher de sopa de adoçante (mas pode ser açúcar, se você preferir)
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 dente de alho
  • noz-moscada a gosto

Modo de preparo

  • Coloque primeiramente as pimentas e o vinagre no liquidificador.
  • Processe até virar uma pasta. Em seguida, acrescente o adoçante (ou açúcar), o sal, o dente de alho, a noz moscada e bata novamente a mistura no liquidificador.

E já está: o seu molho Tabasco já está pronto para perfumar e saborizar os seus pratos. O tempo de preparo é de apenas 10 minutos e cada porção tem apenas 93 calorias.

Os benefícios da pimenta

A pimenta é um termogênico poderoso que auxilia na redução de peso, ativa a circulação, alivia dores e ainda é afrodisíaca.

Se você quiser experimentar outras receitas com pimenta, confira abaixo mais opções: há receitas agridoces, óleo aromático de pimenta, enfim, é pimenta para todos os paladares!

Talvez te interesse ler também:

PIMENTA: SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS

PIMENTA: OS DIVERSOS TIPOS E TODOS OS BENEFÍCIOS

COMO PLANTAR PIMENTA. CONSELHOS PRÁTICOS, FÁCEIS E COMPLETOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...