Saiba da importância de se alimentar com alimentos da estação


Já parou para pensar que, no Brasil, perdemos a noção de estações do ano? Sabe aquela consciência sobre as frutas “da estação” ou “da época”? É exatamente essa a ideia que anda bem esquecida.

Seja porque o clima no Brasil é sempre mais ou menos igual durante todo o ano, seja porque o país é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo, o fato é que se tornou bem mais simples achar os alimentos mais variados, durante todo o ano. Mas fica a pergunta: Será que isso faz bem à saúde? Serão essas opções realmente saudáveis e sustentáveis? Vamos refletir sobre isso!

Deveríamos dar valor às frutas e verduras específicas de uma estação por várias razões: são mais naturais, de acordo com os ciclos de vida e florescimento da natureza; suas vitaminas e minerais estão em concentrações mais intensas, por terem sido respeitadas suas épocas de maturação; exigem um uso bem reduzido de agrotóxicos, que invariavelmente contaminam lagos, rios e lençóis freáticos, entre muitos outros pontos de relevância.

Se diminuíssemos o consumo dos alimentos fora de sua própria estação, talvez os supermercados não adquirissem tantos alimentos fora de suas estações, por falta de demanda. Tal “boicote do bem” poderia fazer com que cada um de nós, em certo modo, contribuíssemos para a diminuição do uso de agrotóxicos.

Vamos começar a pôr em prática essas atitudes? Agora que estamos nas safras de abacate, ameixa, banana – veja aqui uma tabela de safras – que tal darmos preferência a esses tipos de frutas? Além do mais, em suas estações elas custam menos! Fica a dica!

Fonte Foto: Free Stock Photo




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...