Adivinhe qual é o Alimento do Futuro


Prepare-se para entrar na era de um novo alimento, o cacto! Isso mesmo, o cacto está sendo considerado o alimento do futuro pela FAO – Food and Agriculture Organization, órgão das Nações Unidas que cuida da alimentação e agricultura e estuda o combate a fome no mundo.

Trata-se de um arbusto muito comum em regiões de solos secos, resistente à escassez de água e, alguns tipos mais suculentos, inclusive já são bastante utilizados na culinária mexicana, conhecidos como nopalitos.

Em uma reunião na Itália o órgão apresentou dados que indicam que o consumo desta planta do gênero Opuntia, tem muita chance de solucionar problemas de alimentação no mundo em um futuro próximo.

Esta planta é comum na caatinga do Brasil e em diversos países e já foi parte integrante da alimentação de povos antepassados na América Latina, sendo ainda adotada em situações de extrema emergência em países africanos. Uma outra sua função importante para o meio ambiente, é a de conter a erosão de terras secas o que a faz ainda mais importante para um equilíbrio alimentar e ambiental.

Estudos vêm sendo feitos e existe inclusive uma publicação recente sobre o assunto, que encontra-se disponível gratuitamente na internet e que pode contribuir para um maior conhecimento desta planta quanto ao seu consumo e composição.

Esta planta também é consumida nos Estados Unidos priorizando as plantas mais novas por serem mais apetitosas e sem riscos de se machucar ao manuseá-las. Pode ser consumida através dos frutos que ela oferece, ricos em vitamina C, água, sais minerais e magnésio, o que permite uma boa hidratação ao organismo.

Esta espécie de cacto é conhecida no Brasil como palma e vem sendo empregada em diversas receitas em estados da região Nordeste, sendo bem aceitas.

Porém o seu grande uso ainda é empregado na alimentação do gado, com estimativa de área plantada de mais de 500 mil hectares.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...