14 Alimentos limpadores do sistema circulatório


Manter desimpedidas as veias e artérias, canais do nosso sangue de cada dia, é um assunto que preocupa a todo ser humano adulto nesta sociedade estressada em que vivemos. Não sei porque mas, tenho a impressão de que esta preocupação, tão de moda, antigamente era relegada a um plano mais ameno. Talvez seja pelo sedentarismo somado ao estresse da vida corrida, talvez o incremento de alimentos industrializados, ou a combinação inadequada destes. Com certeza tem também a ver com as gorduras que engolimos com prazer. E de prazer se faz a vida, ou não?

A verdade é que as doenças coronarianas, o colesterol alto que a gente não consegue baixar nem com reza brava, a má circulação de gente que trabalha mais sentado que em pé, ou as varizes daqueles que não se podem sentar o dia todo, o sedentarismo de quem não anda mais que dois passos até o carro, bem, esses problemas são reais e é preciso, sempre, fazer alguma coisa para reduzir o risco.

Bom, mas aqui quero falar a vocês de alguns alimentos de fácil obtenção que são verdadeiros limpadores do nosso sistema sanguíneo. Prevenir é sempre melhor do que remedias, já dizia minha avó.

Uma das coisas mais importantes para manter a saúde é o equilíbrio – equilíbrio entre dormir e estar acordado, entre calor e frio, entre sede e hidratação, entre agitação e tranquilidade, e por aí vai. No caso do colesterol, que a gente tanto se preocupa que esteja baixo, o mais importante é também o equilíbrio, entre o LDL, colesterol ruim, e o HDL, colesterol bom. Nenhum deles, na verdade, é ruim – os dois são importantíssimos para a nossa saúde. O que importa mesmo é o equilíbrio entre os dois, e a oxidação, que é outro tipo de equilíbrio. É no processo de oxidação, dentro das nossas células, que se formam os famosos radicais livres, que tanto nos atazanam a existência – mas você sabe porquê? Porque o processo de oxidação altera, irremediavelmente, as características das paredes celulares – e, no final, as células deixam de ser elas mesmas, perdem suas funções, e sobrevêm doenças, degradação do organismo e até morte – não vou discutir aqui isso, nem aprofundar mas, assim de forma simples, posso dizer que é por isso, pela oxidação, que as células lipídicas, de gordura, o seu colesterol, endurece, se aglutina e forma os tais entupimentos tão temidos.

Bom, vida e morte também é um tipo de equilíbrio e nós, sapientes seres humanos, podemos contribuir para a manutenção de uma vida saudável. Então, a partir de agora, dê uma olhada na sua lista de compras, ajeite as receitas para ter sempre algum dos alimentos da lista abaixo, no seu dia a dia, e seja feliz com sua saúde. Ah, mas não esqueça de caminhar, um pouco cada dia, ao seu ritmo, no seu gosto mas, caminhe. De preferência, ao ar livre.

Frutas e verduras limpadoras e equilibradoras para o sistema circulatório

Abacate – êta fruta boa, tá aí. O abacate é bom, inteirinho, da fruta ao caroço, e tem uma das gorduras mais saudáveis que se conhecem. Comer abacate todos os dias pode ajudar a reduzir o LDL em até 17%, aumentando o HDL, ou seja, privilegiando o equilíbrio entre os dois. E abacate vai bem até em sanduíche, já experimentou? E em salada, guacamole, ou creme, hum! Delícia.

Aspargos – esses sim que são bons para quem já tem problemas circulatórios. Os aspargos conseguem remover os coágulos já formados, diminuem a inflamação, mantêm as artérias desobstruídas. E são ótimos em sopas, saladas ou massas, ou até, simplesmente assim, aspargos verdes refogadinhos em alho e óleo. De dar água na boca.

Azeite de oliva – esse você já sabia que era bom. Mas, consuma só aquele que é extraído a frio, de primeira prensagem, pois é o azeite de melhor qualidade e que, garantidamente, mantêm suas qualidades. O consumo regular do azeite de oliva, reconhecidamente, reduz o risco de acidente vascular cerebral em até 41%. Ponha um fio de azeite na sua salada, sobre os molhos do macarrão, para temperar a carne – use, não abuse, porque gordura nenhuma é boa quando se exagera mas, prefira sempre usar o azeite cru.

Beterraba – contêm betaína (só a beterraba tem) e ácido fólico que neutralizam a homocisteína nos vasos sanguíneos (a homocisteína, em excesso, pode causar infarte do miocárdio). A beterraba também é rica em potássio e magnésio, elementos básicos para a saúde cardiovascular e a manutenção do equilíbrio da pressão arterial.

Brócolis – rico em vitamina E, previne os coágulos sanguíneos. Além do mais, o brócolis contêm luteína, muito necessário para prevenir o envelhecimento dos olhos e afastar a catarata que todos nós, um dia, teremos. E, olha só, o brócolis também é fonte da vitamina K, importante para impedir que o cálcio danifique suas artérias

Castanhas – todas as castanhas e nozes têm boas gorduras que ajudam nosso coração, pois contêm gorduras mono-saturadas, ácidos graxos ômega-3 e ácido alfalinolêico, substâncias que reduzem os níveis de colesterol ruim. Um punhado destes alimentos, no lanche, já dá um bom efeito. Eu gosto de misturar nozes, castanhas-de-caju, amendoins, pistache, amêndoas e avelãs, num mix gostoso que se pode comer assim, com chá, cerveja ou até jogar no yougurte, na salada de fruta, enfim, do jeito que você gosta mais. Só que não abuse na quantidade pois estes são também alimentos altamente calóricos.

Caqui – o caqui é rico em fibras, polifenóis e antioxidantes e, esse trio trabalha contra o acúmulo de gordura, reduz o LDL e os triglicérides para além de combaterem os radiacais livres. E pode ser comido cru ou cozido, em geleias ou compotas. Abuse sem medo de ser feliz.

Cebola – a ardência que a cebola nos provoca é, afinal, muito saudável. Faz com que os nossos canais lacrimais funcionem e limpem os olhos. Os compostos sulfúricos, os tais que fazem arder os olhos, também afinam o sangue e ajudam no aumento dos índices do HDL. A cebola contêm quercetina, um antioxidante e anti-inflamatório potente que também ajuda na dissolução das placas de colesterol criada num processo inflamatório. Comer cebola ajuda a equilibrar a pressão arterial, com a fluidificação do sangue e reduz o nível de açúcar, sendo ótima para diabéticos. Esses benefícios são da cebola crua, então abuse dela nas saladas, sem dó.

Chá verde – o chá verde, para quem não sabe, é também da planta Camilla sinensis, só que feito com folhas verdinhas, sem oxidação. Esta bebida natural contêm o antioxidante catequina que impede que as gorduras dos alimentos ingeridos sejam absorvidas pelo organismo. De uma a duas xícaras por dia, a qualquer hora, é suficiente mas, evite os horários noturnos pois seu sono pode fugir.

Espinafre – come que tem ferro, dizia minha avó, do espinafre. Acho que todas as avós também diziam a mesma coisa É que o espinafre é mesmo uma verdura rica em ferro, 2,7 mg em cada 100 g da planta. Bom para os anêmicos desde que o comam junto com um suco de laranja, ou temperado com limão já que este ferro fica disponível em meio ácido. Mas o espinafre também é rico em potássio e ácido fólico o que ajuda a reduzir em até 11 % o risco de doenças cardíacas, dizem os estudiosos, pela sua ação de desobstrução das artérias. Leia mais, sobre os benefícios do espinafre.

Laranja – em suco ou em bagos, é boa demais. A laranja é fruta rica em nutrientes e possui elevadas quantidades de antioxidantes portanto, de grande ajuda para a saúde dos vasos sanguíneos e o equilíbrio da pressão arterial. Prefira os sucos extraídos na hora, de manhã. Mas, eu digo, prefira mesmo é chupar a laranja e comer o bagaço. Aí sim é que o bem será completo.

Melancia – quer uma fruta que te hidrata, te alegra e ainda por cima, cuida do seu sistema circulatório e renal? A melancia, em salada de fruta, talhada ou em suco é tudo isso: hidratante, antioxidante, diurética e estimulante. A melancia estimula a produção de óxido nítrico, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e mantêm a boa saúde do coração. E o melhor é que da melancia tudo se aproveita, veja aqui nossas dicas.

Romã – as romãs contêm antioxidantes poderosos chamados antocianinas. As antocianinas são também encontradas no vinho tinta, na uva preta mas, as da romã são de melhor qualidade, mais eficientes. Meio copo ao dia de suco de romã pode ajudar muito na prevenção dos entupimentos e no equilíbrio da pressão arterial. E as romãs duram bastante na geladeira, até seis meses mas, as romãs mais frescas são melhores.

Tomate – tomates são neutralizadores de radicais livres, por excelência. Contêm licopeno, um antioxidante que reduz os níveis do LDL oxidado, diminuindo o risco de coágulos. Também ajudam a afinar o sangue e, nos homens, a prevenir o câncer de próstata. Os tomates são bons crus ou cozidos, à diferença das cebolas, que só prestam, cruas mesmo. O tomate, para além do mais, é muito fácil de se cultivar em casa, veja aqui como.

Leia também:

ABACATE: PORQUÊ COMER UM POR DIA

AÇAÍ REDUZ COLESTEROL MAU E AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...