Avelã – Propriedades, Benefícios e Como Consumir

  • atualizado: 
Avelã

Entre as muitas variedades de frutas secas, a avelã é, sem dúvidas, uma das mais apreciadas. É com ela que se faz a famosa nutella. Poucos, no entanto, conhecem as propriedades destas sementes e qual seria a melhor forma de consumi-las para aproveitar o máximo dos seus benefícios.

Avelã é um fruto da árvore aveleira (Corylus avellana) tem forma arredondada ou ovoide e casca muito resistente. O que comemos da avelã é a semente que encontra-se em seu interior.

Cultivadas pelo homem desde a antiguidade, hoje as avelãs são usadas ​​como alimento rico e saudável, no café da manhã ou merenda, como alternativa aos produtos alimentícios industrializados. Na culinária, as avelãs são usadas seja em receitas doces que salgadas.

Mas agora iremos descobrir todas as propriedades desta fruta seca (ou desta fruta de casca rija, se preferir um termo mais exato).

AVELÃ, PROPRIEDADES

1. Rica em vitamina E
2. Rica em fitosteróis
3. Rica em ácido oleico
4. Rica em magnésio
5. Rica em vitamina B6
6. Rica em manganês
7. Rica em Fibras
8. Rica em outras vitaminas do complexo B

1. Vitamina E

Juntamente com as amêndoas, as avelãs estão entre os alimentos mais ricos em vitamina E. 100 gramas de avelãs contêm cerca de 86% da vitamina E que nosso corpo precisa todos os dias.

Esta vitamina protege a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta, do envelhecimento precoce e da ocorrência de câncer, especialmente na bexiga.

O efeito anticancerígeno das avelãs também é reforçado pela presença de manganês que faz parte das enzimas antioxidantes produzidas pelas mitocôndrias celulares, um mecanismo útil para protegê-las contra câncer.

2. Fitosteróis

Esta fruta seca também contém fitosteróis, substâncias úteis para a prevenção das doenças cardiovasculares. Contém gorduras boas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim, o LDL.

É por causa da sua riqueza em gorduras insaturadas que as avelãs são consideradas benéficas para o coração.

3. Ácido oleico

Eles contêm principalmente ácido oleico, útil para aumentar os níveis do colesterol "bom”, o HDL.

4. Magnésio

Avelãs também têm um bom teor de magnésio - um mineral que regula os níveis de cálcio nos músculos (fazendo-os funcionarem corretamente e se contraírem sem problemas), e também garantindo o bem-estar dos ossos, articulações e coração.

5. Vitamina B6

As avelãs também são ricas em vitamina B6. O sistema nervoso precisa de aminoácidos para funcionar adequadamente e a vitamina B6 é importante sob este ponto de vista. Além disso, esta vitamina é necessária para a criação da mielina, o que aumenta a velocidade e a eficácia dos impulsos nervosos.

A vitamina B6 é um dos principais ingredientes para a síntese de serotonina, melatonina e epinefrina, neurotransmissores do sistema nervoso.

6. Manganês

O manganês contido nas avelãs ativa as enzimas digestivas e facilita a síntese dos ácidos graxos e do colesterol. Também promove o metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

7. Fibras

O teor de fibras das avelãs assegura a saúde do sistema digestivo, facilita o trânsito intestinal e elimina toxinas.

8. Outras vitaminas do Complexo B

As avelãs também são ricas em vitamina B1 (tiamina). B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B9 (ácido fólico).

As vitaminas do complexo B são necessárias para que nosso corpo extraia energia das proteínas, gorduras e carboidratos. Elas são usadas ​​por nosso corpo para manter o sistema nervoso saudável, para melhorar a produção do neurotransmissor serotonina. 

A vitamina B9, ou ácido fólico, contribui para a síntese de hormônios e a vitamina B2 é necessária para a saúde dos glóbulos vermelhos, enquanto a B3 garante a função normal do sistema nervoso e do sistema digestivo.

9. Sais minerais

As avelãs contêm uma quantidade variada de sais minerais valiosos para o nosso corpo, tais quais: manganês, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco e selênio.

O cobre e o manganês são essenciais para a formação de enzimas antioxidantes, enquanto o ferro é útil na prevenção da anemia.

10. Calorias

Como todas as frutas de casca rija, as avelãs também são bastante calóricas (655 calorias por 100 gramas do produto). No entanto, não se deve cair no erro de evitar as frutas secas porque são muito calóricas e "engordam”.

Várias pesquisas científicas provaram exatamente o oposto, aqueles que consomem regularmente (mas moderadamente, é claro!) nozes, avelãs, amêndoas ou outras frutas secas, melhor mantêm o seu peso ideal.

BENEFÍCIOS DA AVELÃ

Agora veja porque consumir avelãs fará bem à tua saúde.

avelã 2

1. Elas são antioxidantes
2. ativam as enzimas digestivas
3. promovem o metabolismo dos carboidratos e das proteínas
4. previnem alguns tipos de câncer
5. fortalecem ossos e músculos
6. previnem doenças cardiovasculares
7. mantêm o colesterol sob controle
8. previnem doenças cardiovasculares
9. previnem a anemia
10. é um verdadeiro suplemento multimineral natural
11. fazem bem para a pele
12. ajuda na regularidade intestinal
13. aliviam tensão muscular, cólicas e cansaço
14. promovem o bom funcionamento do sistema nervoso.
15. combatem as rugas e o envelhecimento precoce
16. ajudam a manter o peso em forma

COMO CONSUMIR AVELÃS

A melhor maneira de consumir avelãs é simplesmente comê-las in natura (sem a casca, claro).

A quantidade varia de pessoa para pessoa, dependendo de suas atividades rotineiras mas, a FDA (Food and Drug Administration) recomenda aproximadamente 40 gr de avelãs ao dia para prevenir as doenças cardiovasculares.

Nutella

Com as avelãs se faz a nutella, veja no nosso artigo abaixo, como fazer nutella em casa:

COMO FAZER NUTELLA EM CASA

Leite de avelãs

No vídeo abaixo aprenda a fazer leite e avelãs em casa:

Salada com avelãs

Mas dá para colocar avelãs até na salada. A receita do Underchef no vídeo abaixo é, além de super chic, super saudável e deliciosa. Confira: