Nectarina – Tipos, Benefícios e Propriedades

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Vale a pena você conhecer a nectarina, suas variedades, suas qualidades nutricionais e como usá-la em benefício de sua saúde.

O QUE É A NECTARINA

Nectarina (fruta) ou pêssego careca, como também é conhecida, é uma variedade de pêssego de origem chinesa, a Prunus persica var. nucipersica.

Esta é uma planta adaptada a clima temperado, produzida nos estados do sul e sudeste brasileiro.

Chile e Argentina são os maiores produtores de nectarina na América Latina.

TIPOS OU VARIEDADES DE NECTARINA

Existem dois grupos de nectarina segundo a cor da polpa (amarela e branca), cada qual destes com o caroço solto ou aderente, forma oval ou redonda, casca lisa, cor variando entre o amarelo e o vermelho.

Toda nectarina é aromática, agridoce e suculenta quando madura:

  • polpa amarela
  • polpa branca

Nos dois grupos se destacam alguns cultivares adequados às distintas regiões do nosso país:

  • polpa amarela e acidez forte: Rubro Sol (Sunred), Rosalina (IAC 3074-49), Colombina (Fla. 1937-S), Sunripe e Sunlite (Fla. 44-28;
  • polpa amarela e doce: Centenária (IAC N 2080-7) e Somel (IAC N 1974-7);
  • polpa branca e doce-acidulado equilibrado: Josefina (IAC N 1579-1), Precoce de Itupeva (IAC N 4474-5) e Branca de Guapiara (IAC N 2374-8).
 

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DAS NECTARINAS

São frutas ricas em:

  • betacaroteno,
  • vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais como:
  • cálcio,
  • potássio,
  • ferro,
  • fósforo.
  • contêm maior quantidade de pectina do que os pêssegos, característica que a torna ótima para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

Das rosáceas, a nectarina é a que menos contém vitamina C.

NECTARINA FAZ BEM PRA QUÊ?

As nectarinas são de fácil digestão, têm ação diurética e são pouco calóricas (50 kcal/fruto), razões suficientes para serem indicadas nas dietas de emagrecimento. 

Além disso, elas podem proporcionar muitos outros benefício para a saúde, veja para quanta coisa a nectarina faz bem:

OS BENEFÍCIOS DA NECTARINA

 
  1. Fortalece o sistema imunológico pelo seu conteúdo em vitamina C e zinco
  2. Melhora e embeleza a pele pelo seu conteúdo de vitamina C, luteína e betacaroteno
  3. Tem ação antioxidante (coma a pele da fruta que é muito mais rica do que a polpa)
  4. Ajuda no emagrecimento pois tem compostos bioativos, como antocianinas, catequina, ácido clorogênico e quercetina que ajudam no combate à obesidade
  5. Atua contra a diabetes e doenças cardíacas também pelos compostos bioativos que contêm
  6. É ótima para a saúde dos olhos por sua riqueza em luteína, que reduz o risco de degeneração macular e de cataratas, doenças relacionadas com o avanço da idade
  7. São ricas em ácido clorogênico e antocianinas, compostos para manter a saúde cardiovascular, inibindo a oxidação do colesterol LDL e o endurecimento das artérias.
  8. São ricas em flavonóides que ajudam na prevenção da agregação plaquetária e o risco de aterosclerose.
  9. O ácido clorogênico também atua na prevenção de tumores e câncer (cólon e pulmão)
  10. O conteúdo em potássio, nas nectarinas, é auxiliar na prevenção de cãibras musculares de gravidez e seu conteúdo em ácido fólico é importante para evitar determinadas doenças ou malformações nos bebês
  11. Seu conteúdo em fósforo, cálcio e potássio auxilia o equilíbrio dos processos metabólicos dos carboidratos e gorduras e a boa formação das células e tecidos, em geral
  12. O ferro das nectarinas é um importante complemento em caso de anemias
  13. O magnésio ajuda na preservação do sistema nervoso e cardiovascular
 

NÃO CONFUNDA NECTARINA COM AMEIXA OU PÊSSEGO

Essas três frutas são primas e, portanto, têm algumas característica parecidas (ramos, folhas, flores) porém não são as mesmas.

A nectarina é a Prunus persica var. nucipersica, a ameixa é a Prunus domestica e o pêssego, Prunus persica, espécies do gênero Prunus, família botânica das Rosaceae. 

A nectarina é resultante de uma mutação natural ocasionada por um gene recessivo que foi, posteriormente, melhorada por seleção antrópica. 

Não é um híbrido de laboratório, como se pode pensar.

CONTRAINDICAÇÕES 

Contudo, apesar de todos estes benefícios, essa fruta não é adequada para aqueles que sofrem de intestino delicado pois, sua ingestão pode provocar irritação da mucosa e diarreias.

COMO USAR A NECTARINA

A melhor maneira de consumir a nectarina é in natura, de preferência orgânica e com a casca. 

Mas você pode colocá-la em iogurtes, fazer sucos ou smoothies com esta fruta, acrescentá-la em bolos e outras receitas, no musli ou cereal do café da manhã e até mesmo em saladas de folhas, colocar um pedaços de nectarina vai dar cor, sabor e saúde ao prato.

Delicie-se! No link abaixo:

Veja seta COMO PLANTAR NECTARINA PASSO A PASSO. DICAS ÚTEIS

arvore nectarina