ERVILHA: 12 Benefícios e Propriedades de Emagrecimento

  • atualizado: 
ervilha

Muita gente associa a proteína apenas às fontes animais, e se esquece que existe uma gama de vegetais cheios dessa propriedade, e de muitas outras vantagens nutricionais. Por exemplo, a ervilha. Ela é uma das melhores fontes proteicas, por conter quase o dobro de proteínas da maioria dos vegetais.

Além disso, é muito fácil e barata de cultivar, e pode compor ótimos pratos, como saladas, sopas, e acompanhamentos dos mais diversos. Quem fizer essa escolha, vai estar incluindo no cardápio um alimento rico em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras. Ela incrementa os pratos, e também dá aquela turbinada na saúde. Olha só.

Os benefícios da ervilha são:

  1. Faz bem ao coração
  2. Previne a diabetes
  3. Faz bem à visão
  4. Fortalece os ossos
  5. Ajuda a digestão
  6. É boa para os músculos
  7. É boa para a pele
  8. Faz bem para o cérebro
  9. Fortalece o sistema imunológico
  10. Combate o câncer
  11. É boa para o sangue
  12. Previne a depressão

1. É boa para o coração

A ervilha contém niacina, uma substância que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim – o HDL. Contém ainda flavonoides, que atuam como anti-inflamatório e ajudam na prevenção de coágulos de sangue, responsáveis por grande parte dos problemas cardíacos, como AVC e infarto, e impedem a formação de placas nas artérias.

O Zinco, as vitaminas do Complexo B e o ácido fólico ajudam na preservação das paredes dos vasos sanguíneos. Por todos esses motivos, a ervilha é uma ótima aliada na prevenção de uma série de doenças cardíacas.

2. Previne a diabetes

Por ser de baixo índice glicêmico, a ervilha atua também como uma boa prevenção contra o aparecimento de diabetes, e também pode ser consumida por quem sofre com a doença. Os antioxidantes presentes nesse alimento e o potencial anti-inflamatório da ervilha servem ainda como aliados da regulação dos níveis de açúcar no sangue, tendo em vista que o estresse oxidativo e a inflamação são fatores de risco para o aparecimento da diabetes.

setaDIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

setaGLICEMIA - ALTA E BAIXA: O QUE SÃO E COMO CORRIGI-LAS

3. Faz bem à visão

A ervilha contém luteína, uma substância que não é produzida pelo corpo humano e é essencial para proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios solares. Por isso, a ervilha é também uma amiga da visão.

4. Fortalece os ossos

O cálcio, um elemento essencial para proteção e fortalecimento ósseo, é encontrado na ervilha também. Além disso, ela contém vitamina K, B e ácido fólico, componentes que ajudam na absorção de cálcio e prevenção de doenças ósseas, como osteoporose.

5. Ajuda a digestão

Excelente fonte de fibras, a ervilha auxilia no bom funcionamento intestinal, na medida em que facilita a digestão, tornando-a mais eficiente, e reduzindo as chances de desenvolvimento de problemas, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, entre outras.

6. É boa para os músculos

Reconhecidamente uma boa fonte de proteínas, as ervilhas ajudam no fortalecimento muscular, sendo muito melhor do que boa parte dos suplementos industrializados.

7. É boa para a pele

Por conter antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis, que ajudam a evitar os radicais livres, que, em longo prazo, degradam as células; as ervilhas são boas para a pele também. Elas auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

8. Faz bem para o cérebro

O magnésio, ferro, fósforo e zinco presentes na ervilha são minerais importantes para a boa saúde do sistema nervoso. A vitamina K, que também compõe o alimento, é importante para o cérebro e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

9. Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes e as vitaminas, principalmente a C, presentes na ervilha, auxiliam no fortalecimento dos sistema imunológico. A vitamina C ajuda ainda na melhor absorção de ferro, um elemento que, quando em falta provoca sintomas, como cansaço, fadiga, etc.

10. Combate o câncer

A ervilha é rica em diversos antioxidantes importantes, que atuam de modo preventivo no organismo, como os carotenos, polifenois, luteína, entre outros, auxiliando o organismo a evitar a degração das células, restrigindo as chances de aparecimento de diversos tipos de câncer.

11. É boa para o sangue

Por conter uma boa quantidade de ferro, a ervilha é útil também na prevenção de doenças do sangue, como anemia. O ferro é o grande responsável por levar o oxigênio para as células de todo corpo. Por isso, consumir produtos com esse elemento é tão essencial.

12. Previne a depressão

A ervilha contém folato, uma substância que auxilia na redução dos sintomas da depressão. Os antioxidantes auxiliam ainda a prevenir o aparecimento da doença.

Propriedades de Emagrecimento

A composição rica em fibras e proteínas, e pobre em gorduras, faz da ervilha uma excelente auxiliar da perda de peso.

Cada xícara de ervilha verde cozida tem cerca de 67 calorias.

Ao chegar ao organismo, a ervilha regula a velocidade de absorção dos nutrientes, favorecendo a boa digestão e facilitando a perda de peso.

Gostou de saber? Que tal comer ervilha hoje?

Veja aqui a receita para fazer uma boa sopa de ervilha!

setaCOMO FAZER UMA SOPA DE ERVILHA? A RECEITA MAIS GOSTOSA DE TODAS

sopa de ervilha

Veja outras receitas saudáveis:

seta15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA

setaMOLHOS E CONDIMENTOS PARA MASSAS: 10 RECEITAS VEGETARIANAS PARA COZINHAR EM 5 MINUTOS

seta12 RECEITAS DE ESPETINHO VEGETARIANO PARA O CHURRASCO

seta5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

setaIDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS