CEBOLINHA → Na Cozinha e Na Saúde. Uma Ótima Opção! ✔


Cebolinha verde, fresquinha, picotada na salada, temperando o refogado, ou como recheio da torta de vegetais. Cebolinha verde, fresquinha, cujo aroma punjente estimula o apetite e aumenta a salivação. Cebolinha verde, fresquinha, em xarope ou chá para quando o resfriado ataca. Cebolinha verde, uma delícia!

A gente chama de cebolinha duas espécies de ervas, Allium fistulosum, a cebolinha verde comum, com as folhas mais grossas e altas e que é nativa da Sibéria e a Allium schoenoprasum, também conhecida como cebolinha-de-folhas-finas ou galega, europeia. Essa erva é conhecida do ser humano há mais de 3.200 anos antes de Cristo – desde essa época que há indícios da cebolinha ser cultivada em hortas domésticas, pelos povos da Pérsia.

Riqueza nutricional

A cebolinha é rica em fibras dietéticas, açúcares, vitaminas e sais minerais – nestas preponderam as vitaminas A e C, cujo conteúdo define muitas das propriedades medicinais desta erva e seu elevado percentual em cálcio e fósforo.

É de se assinalar a quantidade de betacaroteno que a cebolinha contém pois, este é o responsável pela ação antioxidante do vegetal.

Vitaminas da cebolinha

● Vitamina A equiv.: 218 µg (27%)

● Betacaroteno: 2612 µg (24%)

● Tiamina (vit. B1): 0.078 mg (7%)

● Riboflavina (vit. B2): 0.115 mg (10%)

● Niacina (vit. B3): 0.647 mg (4%)

● Ácido pantotênico (B5): 0.324 mg (6%)

● Vitamina B6: 0.138 mg (11%)

● Ácido fólico (vit. B9): 105 µg (26%)

● Vitamina C: 58.1 mg (70%)

Fonte tabela: wikipedia

Minerais da cebolinha

● Cálcio: 92 mg (9%)

● Ferro: 1.6 mg (12%)

● Magnésio: 42 mg (12%)

● Manganês: 0.373 mg (18%)

● Fósforo: 58 mg (8%)

● Potássio: 296 mg (6%)

● Zinco: 0.56 mg (6%)

Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.

Fonte: USDA Nutrient Database

Usos medicinais da cebolinha

Cebolinha é bom remédio no combate à gripe, sintomas respiratórios diversos, problemas digestivos e fortalecimento do sistema imunitário. O consumo de cebolinha crua, em saladas ou até em sucos, também vai ajudar os diabéticos, reduzindo o índice glicêmico.

Outro uso importante é na prevenção das doenças cardiovasculares pois, o consumo de cebolinha reduz o colesterol e afina o sangue (esta planta é parente próxima do alho e da cebola, que têm o mesmo efeito).

Seu uso como tempero é muito importante por sua ação antibacteriana e anti-infecciosa, estimulante da função renal, eliminação dos resíduos nitrogenados e até de vermes intestinais.

Cebolinha na cozinha

cebolinha 2

A cebolinha entra em uma grande diversidade de receitas: tanto na elaboração de pratos, como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, etc, com também pode ser usada como tempero básico.

Uma salada fresquinha com cebolinha picada é muito mais refrescante. Mas, os legumes cozidos, ou a cebolinha refogada, complementam muito bem, aquele arroz de cebolinha que é uma lindeza de branco e verde.

Importante é você aprender a usar a use a cebolinha fresca sempre que for possível ou, quando muito, adicioná-las só ao final do cozimento.

Receitas com cebolinha você encontra em todo lado e eu escolhi esta aqui, da Bombay Herbs & Spice pois, além do mais, leva pimenta-biquinho e tomatinhos cereja. Fica uma delícia, experimente.

Receita de talos de cebolinha ao molho de feijão preto

Ingredientes

● 2 molhos grandes de cebolinha verde

● 1 xícara de chá de feijão preto cozido

● 1 xícara de chá (250ml) de caldo de feijão

● 1 limão (suco)

● 2 pimentas-cumari em conserva

● 12 pimentas de biquinho em conserva

● 20 tomatinhos cereja picados em quatro bandas

● ½ pimentão amarelo sem pele em tirinhas

● 2 colheres de sopa de grãos de feijão preto cozido

● 4 colheres de sopa de azeite de oliva

● Sal a gosto

Modo de Preparo

* Lave e escorra bem os talos de cebolinha.

* Depois, corte as raízes bem rentes ao caule.

* Corte os caules com cerca de 10cm de comprimento, preservando toda a parte branca e uma pequena parte verde.

* Corte o restante da parte verde do caule em rodelinhas finas; já as folhas, corte na diagonal em anéis finíssimos.

* Reserve os três cortes da cebolinha separados.

* Coloque em uma tigela os tomatinhos, as rodelinhas de cebolinhas, o pimentão e os grãos de feijão. Junte quatro pimentas biquinho picadinhas, metade do azeite e misture bem. Tempere com sal.

* Bata o feijão com o caldo e as pimentas-cumari no liquidificador. Passe por uma peneira e junte o suco de limão e a metade restante do azeite, misturando com uma colher. Tempere com sal.

* Leve ao fogo em uma panela até ferver, junte um pouco de sal, acrescente os caules de cebolinha e cozinhe por 2 a 3 minutos. Coloque os caules em água gelada para resfriar e escorra.

Na decoração dos pratos – cebolinha verde e branca

Uma dica é você reservar as partes branquinhas das cebolinhas, em água gelada, para usar na decoração dos seus pratos. Coloque só ao final, antes de levar à mesa.

Especialmente indicado para você:

10 SUPER ALIMENTOS PARA A GRAVIDEZ

18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM

10 RECEITAS DE BATATA RECHEADA AO FORNO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...