5 alternativas ao filme PVC para conservar alimentos

filme PVC para conservar alimentos

Vivemos em uma sociedade ainda excessivamente influenciada pela cultura do descartável, mas existem muitos pequenos passos que cada um de nós podemos fazer para mudar alguns hábitos já bastante estabelecidos. Começando a mudar com as nossas escolhas diárias como consumidores.

Se, por exemplo, você está habituado a utilizar o filme clássico de PVC para conservar a comida, propomos algumas alternativas reutilizáveis ​​para substituí-lo, o que ajudará a reduzir a quantidade de resíduos gerados na cozinha.

 

1. Filme PVC

filme PVC

A maioria dos filmes para embalar alimentos disponíveis no mercado são compostos de PVC (policloreto de vinila), um material plástico derivado do petróleo. Os filmes podem ser reciclados, mas em qualquer caso, devem ser evitados, pois eles contêm substâncias plastificantes que podem ir parar nos alimentos em que entram em contato.

2. Os contentores reutilizáveis

contentores reutilizáveis

Entre os recipientes reutilizáveis ​​disponíveis no mercado, é preferível escolher os feitos de vidro. Nem todos os plásticos são próprios para conservarem alimentos e, infelizmente, quase nunca é possível saber com certeza as substâncias utilizadas para produzir as embalagens plásticas comuns. A questão plástico e alimento é muito difícil e ainda nada clara.

3. Tampas de Silicone

tampas de silicone

Já há algum tempo, estão disponíveis no mercado tampas de silicone, conhecidas como "universal", apropriadas para fechar recipientes de diferentes tipos e tamanhos e resistente às temperaturas altas e baixas. São tampas reutilizáveis que ​​podem proteger hermeticamente os alimentos, criando um "vácuo". Antes de comprá-las, certifique-se de que são feitas de silicone totalmente não tóxico e próprias para a conservação de alimentos.

4. Alternativa Caseira

pano de prato

Muitas receitas sugerem que se cubra ou se enrole a massa folhada com filme de PVC ou outro plástico transparente durante o crescimento da massa ou antes de ir para outras etapas da receita. No caso de massas que têm que repousar na geladeira, você pode apenas untá-las com óleo e colocá-las em um prato dentro da geladeira. No caso de massas que têm que ficar por um longo tempo repousando, como aquelas para fazer pão ou pizza, coloque-as em uma tigela de vidro cobrindo-as com um pano de prato úmido. Eles mantêm, em qualquer caso, a maciez desejada.

5. Filme Mater-Bi

filme mater-bi

É um filme em bioplástico que pode ser completamente biodegradável​​. Desenvolvido pela Novamonted é o primeiro filme feito inteiramente a partir de matérias-primas vegetais que o tornam completamente compostável. Enquanto Mater-Bi não chega ao Brasil, embora a invenção já tenha quatro anos, pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) estão a caminho de patentearem uma alternativa sustentável para o filme plástico e já existem empresas interessadas no invento. Trata-se de de duas embalagens inteligentes e biodegradáveis: uma acusa o grau de deterioração do alimento e a outra ajuda a prolongar a validade do alimento, pois utiliza óleos essenciais de cravo e canela em sua composição. Ambas são produzidas com fécula de mandioca. No entanto, ainda não foi desenvolvido um processo de produção em larga escala. “É preciso que se crie um modo de produção que possa suprir a necessidade da indústria e transformar o filme em um produto competitivo”, diz a engenheira de alimentos Carmen Tadini, do Departamento de Engenharia Química da USP.

Leia também:

setaEMBRAPA PRODUZ FILME PLÁSTICO COMESTÍVEL

setaCOMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS E FAZER TEMPEROS SAUDÁVEIS

setaESTUDANTE BRASILEIRO CRIA MÉTODO TOTALMENTE NATURAL PARA CONSERVAR FRUTAS