Pimentão: 10 SURPREENDENTES benefícios para saúde

pimentoes-coloridos

O pimentão é um fruto delicioso que serve para os mais variados preparos culinários. Mesmo quem não pode com o ardor das pimentas pequenas tradicionais, que são do   mesmo gênero - capsicum - dos pimentões,  não precisa ter receios quanto a este alimento, pois seu sabor, suave e característico, agrada a todos sem causar a sensação de queimação na boca ou na língua.

Benefícios do pimentão para a saúde

Seja vermelho, verde ou amarelo, o pimentão pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Na hora de comprar, preocupe-se em saber a origem e o tratamento do pimentão que você está adquirindo. Prefira pimentões orgânicos sempre que possível. Com estas considerações atendidas, o pimentão será capaz de trazer os seguintes benefícios para o nosso organismo:

1. Pimentão previne anemia

O pimentão vermelho, além de ser uma excelente fonte de ferro, é também muito rico em vitamina C, que auxilia o corpo a absorver o ferro, sendo então capaz de prevenir e até mesmo reverter casos de anemia em uma dieta adequada.

setaLeia também: ANEMIA: 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA SUPRIR A CARÊNCIA DE FERRO

2. Pimentão melhora a saúde dos olhos

O pimentão melhora a saúde dos olhos devido às altas quantidades de Zeaxantina, carotenoides e luteína encontradas em sua composição. Estes elementos fazem com que o pimentão consiga auxiliar na proteção da retina, garantindo olhos saudáveis.

3. Renovação das células

A vitamina B6 encontrada no pimentão é um excelente auxiliar na renovação de células e no incremento da saúde do sistema nervoso, sendo essencial para a saúde humana.

4. Previne câncer

O pimentão é o tipo de alimento que aconselhadamente poderia ser adotado em todo tipo de dieta. O teor de enxofre encontrado no pimentão é responsável por prevenir diversos tipos de cânceres, sendo então ideal para uma vida saudável.

5. Poucas calorias

Um copo cheio de pimentões picados terá no máximo cerca de 45 calorias, isso significa que adotá-lo em uma dieta pode auxiliar até mesmo na perda de peso, uma vez que servirá como alimento benéfico que não engorda.

6. Previne gripes e resfriados

O pimentão é muito rico em vitamina C. No geral, a maior quantidade desta vitamina é encontrada nos pimentões vermelhos. O consumo regular da vitamina C é capaz de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Use os pimentões crus para obter tais vitaminas.

setaLeia também: CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

7. Diminui colesterol ruim

O pimentão é capaz de diminuir os níveis de colesterol ruim em nosso organismo. Isso acontece porque pimentões são ricos em capsaicina, substância responsável por controlar o colesterol, remediar inflamações e ainda controlar a diabetes.

setaLeia também: 20 DICAS PARA BAIXAR O COLESTEROL RUIM

8. Rejuvenesce a pele e o cabelo

O pimentão é um excelente aliado para quem busca tratar as condições externas do corpo, tais como a pele e os cabelos. Suas altas quantidades de vitamina E são responsáveis pela manutenção de um aspecto saudável dos fios, garantindo também o aspecto de jovialidade da pele.

9. Pimentão é nutritivo

O pimentão é rico em flavonoides que são excelentes nutrientes para o organismo humano. Os flavonoides são preservados mesmo que os pimentões sejam cozidos, portanto o pimentão é ideal também para pratos quentes que precisem de preparo no fogão.

pimentao-recheado

setaLeia também: 5 SUPER IDEIAS PARA COZINHAR PIMENTÃO

10. Pimentões são anti-inflamatórios e antioxidantes

Os pimentões são ótimos em tratamentos anti-inflamatórios e até mesmo como agentes antioxidantes, pois possuem altas cargas de carotenoides e fitoquímicos que ajudam nestes processos.

Orientações gerais sobre pimentão

Vimos que o pimentão é um fruto que traz diversos benefícios para saúde, desde a saúde dos olhos à prevenção de gripes e resfriados que podem ser tão inoportunas no cotidiano. É importante observar, no entanto, que não se deve substituir nenhuma dieta vigente por outra baseada apenas em pimentões. Somente um médico ou profissional de saúde será capaz de orientar a respeito da melhor dieta para cada organismo ao analisar cada caso.

Leia mais sobre alimentação e saúde:

setaSOBRETAXAR BEBIDAS DOCES PARA COMBATER A OBESIDADE É A NOVA PROPOSTA DA OMS

setaSE VOCÊ COMER PISTACHES, SEU CORAÇÃO VAI AGRADECER!

setaO QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS UM PUNHADO DE LINHAÇA AO DIA?