Hemorroida: quais alimentos preferir e quais evitar

  • atualizado: 
alimentos hemorróidas

A hemorroida se apresenta como uma dilatação das veias na parte final do intestino reto, interna ou externamente visível.

Quem sofre do problema sabe que as hemorroidas podem se tornar uma coisa muito chata, inconveniente e que precisa de cuidados. Nos melhores casos, remédios naturais e alimentação ajudam muito, em outros, é necessário intervenção médica.

Existem alimentos que pioram e outros que melhoram as hemorroidas mas é bom saber que o aconselhamento dietético no caso deste mal, pode variar de pessoa para pessoa porque depende também do hábito alimentar de cada um, além da gravidade do problema.

Por isso, é sempre bom consultar um médico e ou um nutricionista para especificar o melhor tratamento para cada caso em particular.

Alimentos a preferir

1. Maçãs

macas-hemorroida

Maçãs e frutas frescas em geral, são alimentos geralmente recomendados em caso de hemorroida. Por sua riqueza de fibras, as maçãs estão entre os alimentos que ajudam a manter a função intestinal regular, mas as hemorroidas também podem estar ligadas a outros problemas intestinais ou digestivos para as quais um excesso de fibras é inadequado.

2. Mirtilos

mirtilos-hemorroida

Mirtilo e sucos de mirtilos, amoras, cerejas e outras frutas selvagens, são recomendadas em caso de hemorroidas. Os benefícios estão relacionados com o conteúdo de antocianinas, que ajudam a reduzir o inchaço das hemorroidas, tonificam e fortalecem as veias. A dica é beber pelo menos um copo por dia de suco de mirtilos ou outras frutas escuras ricas em antioxidantes.

3. Groselha

groselha hemorroida

Ribes é o gênero botânico da família Grossulariaceae, cujo fruto é popularmente conhecido como groselha. Estas bagas vermelhas e pretas são consideradas úteis em caso de hemorroidas porque são muito ricas em vitamina C, minerais e rutina. Quando as hemorroidas são doloridas, a groselha pode ajudar a aliviar o desconforto, promovendo a produção de prostaglandinas.

4. Castanhas

castanhas-hemorroida

Entre os alimentos mais popularmente recomendados para as hemorroidas estão as castanhas.

5. Melão

melao hemorroida

É recomendado especialmente por sua riqueza em ferro, importante nos casos de sangramentos provocados pelas hemorroidas. Outros alimentos vegetais úteis para repor o ferro: grão-de-bico, feijão branco, feijão preto e beterraba crua, alface, berinjela, batata, alho-poró, iogurte com probióticos, erva-doce, cenouras, alcachofras, farelo e grãos integrais (se as fibras não forem um problema), bananas, uvas, azeite de oliva, óleo de semente linho, alfafa, vegetais folhosos verde-escuro, figos, ameixas e damascos frescos ou secos, se as hemorroidas são forem devidas à constipação.

Alimentos e bebidas a evitar

Entre os alimentos e bebidas que devem ser evitados em caso de hemorróidas, estão os alimentos ricos em gorduras que podem inflamar e irritar o cólon.

Deve evitar bebidas gasosas, queijos curados, bebidas álcoolicas, mariscos, café, chocolate, alimentos muito salgados, fritos e refogados. A pimenta deve ser usada com moderação, uma vez que seu papel nas hemorróidas é atualmente controverso. Também são desconselhadas as trufas e os pickles.

Especialmente indicado para você:

setaCONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

setaHEMORROIDAS INTERNAS E EXTERNAS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

setaREMÉDIOS PARA DIARREIA - NATURAIS E EFICAZES

setaBANHOS DE ASSENTO: QUANDO E COMO FAZER