Restaurante italiano não encontra garçons e “contrata” robôs para trabalhar


No charmoso restaurante “La terrasse delle Sirene”, localizado em Sorrento, na região de Nápoles, uma busca frustrada por novos garçons para o verão que se aproxima levou a uma solução questionável. Mário Parlato, o proprietário do local, revelou que a dificuldade em encontrar jovens dispostos a trabalhar principalmente nos finais de semana e feriados o fez optar por uma alternativa tecnológica: a “contratação” de dois robôs garçons.

Robôs garçons © Divulgação Corriere Adriatico

Robôs garçons © Divulgação Corriere Adriatico

Com um investimento de 36 mil euros nos robôs, Parlato justifica a decisão: ele oferece um contrato regular de 8 meses de trabalho, além de eventos extras. Os salários dos funcionários poderiam chegar a 1600 euros mensais, mas a oferta pareceu não atrair candidatos suficientes.

A maioria dos jovens está mais interessada nos finais de semana livres do que no serviço, quando pelo contrário, o nosso é um trabalho se realiza principalmente quando os outros estão de férias e em dias festivos.”

Apesar da modernização, alguns críticos destacam que a verdadeira hospitalidade de Sorrento, que inclui a gentileza e o charme no serviço, não pode ser totalmente substituída por máquinas. Parlato concorda que, embora os robôs sejam úteis para tarefas como levar clientes às mesas e servir comida e bebida, a cordialidade e simpatia dos garçons humanos são insubstituíveis.

Mas a iniciativa levanta questionamentos sobre o futuro do trabalho e se a tendência de ter robôs atendentes pode se expandir, considerando sua conveniência e eficiência a longo prazo. Robôs não se cansam e não reclamam. Se não quebrarem e durarem por pelo menos um ano, o investimento vale a pena.

Resta saber se essa novidade tecnológica será amplamente adotada ou se a tradição da hospitalidade humana prevalecerá.

O que você acha?

Fonte: Corriere Adriatico

Leia também:

Elon Musk prevê que Inteligência Artificial supere inteligência humana em 2025

Profissões Emergentes Impulsionadas pela Inteligência Artificial: Como se Preparar para Elas

Afinal, o que é Inteligência Artificial? Quais são os riscos?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...